Estudo aponta os principais problemas dos consumidores no acesso ao crédito

Estudo mostra que o principal motivo que impede o acesso ao crédito é a restrição relacionada no nome do consumidor. Veja os demais

Crédito: Pixabay

Um levantamento feito pela Boa Vista, empresa do bureau de crédito, mostra que pelo menos 80% dos consumidores brasileiros já tiveram problemas ao tentar solicitar crédito no mercado na pandemia.

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de questionário e contou com a participação de pouco mais de 500 respondentes, de todas as regiões do país e de diversas classes sociais. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Restrição no nome

De acordo com o estudo, o principal problemas no acesso ao crédito está relacionado a restrição ao nome do consumidor, ou seja, CPF com dívida vencida e não paga ou registrada nos serviços de proteção ao crédito. A Boa Vista aponta que esse problema impactou 51% dos respondentes.

O segundo problema identificado pelo bureau de crédito é o score de crédito baixo, apontado por 31% entrevistados. Em seguida, não ter como comprovar renda (12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%).

Crédito: Boa Vista

Cadastro Positivo

O levantamento da Boa Vista também constatou que 35% dos consumidores ainda não sabem o que é o Cadastro Positivo. E, dentro desse grupo, 90% desconhecem os canais nos quais podem consultar o seu score de crédito e até mesmo se já têm informações de pagamento contidas no Cadastro Positivo.

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“O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o histórico de pagamento de empresas e consumidores. Por exemplo, se eu tenho um cartão de crédito, mensalmente o Cadastro Positivo recebe a informação do valor pago da fatura. A lei que autoriza o envio dessa informação de forma automática aos gestores de bancos de dados, como é o caso da Boa Vista, está em vigor desde julho de 2019. Atualmente, o Cadastro Positivo é composto por informações de pagamento enviadas por instituições bancárias e empresas de telefonia, mas muito em breve deverá receber também as das empresas de saneamento e energia”, explica Lola de Oliveira, diretora de marketing e relacionamento ao cliente da Boa Vista.

Ainda segundo a pesquisa da Boa Vista, aqueles entrevistados que já tiveram crédito recusado, esperam que as informações contidas no Cadastro Positivo apoiem com o reconhecimento de contas pagas, mostrando que foi uma dívida pontual, e para os que não têm problemas em obter crédito, a expectativa é de conseguir contratar crédito e financiamentos a juros e prazos diferenciados em relação aos que estão com alguma restrição. “Incentivamos que o consumidor faça parte do Cadastro Positivo, consulte suas informações contidas no banco de dados e o utilize como instrumento para comprovar seu histórico de bom pagador ou regularizar a sua situação com o credor e, assim, ter mais acesso às linhas de crédito oferecidas no mercado”, completa Lola.


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