Tramontina leva a Internet das Coisas (IoT) para o fogão

Tramontina lança cooktop conectado que ensina a cozinhar; primeiro produto da marca a utilizar a IoT traz praticidade e tecnologia para seus usuários

Foto: Débora Zandonai

Se você alguma vez assistiu o desenho Os Jetsons, onde uma família vivia num futuro em que portas se abriam de maneira automática, a empregada era um robô, as roupas da família eram combinadas a partir de aplicativos, certamente já percebeu que algumas dessas facilidades saíram da ficção e se tornaram realidade por meio da Internet das Coisas (IoT).

Hoje, a IoT cria soluções que integram o mundo digital ao mundo físico, e um bom exemplo de como essa tecnologia vem para auxiliar as rotinas do lar (assim como era para a família Jetsons) está no mais novo lançamento da marca Tramontina, o coocktop GURU.

Este fogão tecnológico e conectado é o primeiro da marca a utilizar a Internet das Coisas (IoT). “ A Tramontina sempre foi muito tecnológica da porta pra dentro, em processos fabris e faltava um produto que entregasse tecnologia da porta pra fora, transformando a vida do consumidor em uma cozinha conectada”, avalia Riccardo Bianchi, diretor da Tramontina.

Foto: Débora Zandonai

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para nerds, família e iniciantes da cozinha

De acordo com a marca, o produto une três públicos: os fascinados por tecnologia, a família e aqueles que são iniciantes no preparo de refeições. Tudo graças a experiência que acontece por meio de um aplicativo conectado ao cooktop, que pode ser utilizado em qualquer lugar com acesso à Internet.

O app acompanha o usuário desde a lista de compras dos ingredientes e utensílios, até a hora de servir. Também permite o acesso a informações nutricionais, como quantidade de calorias dos pratos. E, quando o usuário se sentir seguro, pode também optar pelo modo manual, improvisando em suas próprias receitas.

O GURU já vem com mais de 150 receitas disponíveis no seu sistema – todas criadas e testadas pelo chef da Tramontina, Elzio Callefi. Para o preparo dos pratos, o usuário é guiado passo a passo por meio de vídeos e textos. Há também um sensor de temperatura e balança, que auxiliam na criação nas receitas.

Parcerias viabilizaram o projeto

A Tramontina revela que o desenvolvimento aconteceu após uma série de pesquisas que resultaram em um produto moderno e focado no consumidor final. Para viabilizar o projeto, ela contou com equipes multidisciplinares, como o escritório brasileiro Design Único, para design do produto; a empresa gaúcha AYGA, que auxiliou no desenvolvimento da solução IoT (Internet das Coisas) e do aplicativo, além de outro parceiro de hardware. Assim como outros produtos no portfólio da marca, o GURU recebe financiamento da FINEP, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Venda contempla kit

O GURU será vendido como parte de um kit que conta com régua e colheres medidoras e duas panelas da marca – uma caçarola de inox da linha Brava e uma frigideira antiaderente da linha Mônaco – que são ideais para o preparo das receitas do aplicativo, segundo a empresa. Essas, junto com mais três modelos Tramontina – a espagueteira e frigideira de inox Brava e uma caçarola antiaderente Mônaco – garantem precisão e eficácia no resultado final, pois foram a base para os testes no GURU, ainda antes do lançamento, informa a Tramontina.

O valor do kit com 2 panelas + régua e colheres + GURU será de R$ 2.099,00. Pode ser encontrado no e-commerce, nos canais próprios da Tramontina, nas lojas T factory, T store, FAST Shop e nas lojas exclusivas Via Inox e Supreme Inox.

O potencial da IoT

Não há dúvidas que o potencial do uso da IoT é muito amplo e variado. Exemplos como o da Tramontina, que olha para essa tecnologia em busca de uma experiência atual e facilitadora para seus consumidores, passou a ser determinante para o sucesso de marcas e produtos hoje.

Com a IoT abre-se um novo campo para a valorização e modernização de lares, marcas e indústrias. Esse potencial cresce à medida em que a digitalização aumenta e tecnologias como o 5G começam a penetrar no mercado. Certamente acompanharemos uma série de novos produtos e benefícios com a adesão da IoT, uma tecnologia que nos levará muito além do mundo dos Jetsons.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Como garantir a segurança dos dispositivos IoT

Live commerce e o futuro do varejo: mais imersivo, social, divertido e interessante




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS