Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro dos aplicativos de cashback: inovações tecnológicas e análises comportamentais

O futuro dos aplicativos de cashback: inovações tecnológicas e análises comportamentais

O recurso já é um dos mais buscados por quem faz compras via smartphone. Plataformas prometem oferecer uma experiência maior do que apenas dinheiro de volta

Com as compras feitas pelo celular se tornando cada vez mais comuns, os aplicativos de cashback também vêm conquistando os usuários. O cashback é considerado a funcionalidade mais importante em compras online para 50% dos consumidores, segundo pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box. O recurso registrou um salto de popularidade no Brasil: em março de 2020, apenas 30% dos entrevistados mencionaram o recurso como um fator apreciado nas compras online.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Os tradicionais descontos continuam sendo atrativos, especialmente se forem personalizados. No entanto, o cashback pode servir como uma ferramenta para a atração e fidelização do cliente, uma vez que causa a sensação real de ganho e, dependendo das regras, traz o cliente para novas compras, usando o dinheiro recebido de volta, por exemplo. Por isso, apostar nessa inovação pode ser vantajoso tanto para o lojista quanto para o consumidor.

Aplicativos de cashback ajudam a captar clientes novos
e fidelizar os antigos

Para o sócio-fundador do Meu DimDim, Felipe Rodrigues, especialista em e-commerce, o cashback virou um diferencial da loja sobre os concorrentes, e o ideal é oferecê-lo em momentos estratégicos, quando o objetivo é captar o novo cliente. “Por exemplo, quando o futuro cliente está com um ‘pé atrás’ para finalizar a compra. Com isso, o lojista otimiza suas vendas e também gera uma boa experiência de compra, o que garante mais chances de os clientes voltarem”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O Meu DimDim ainda não possui app para smartphone, mas é uma plataforma de cashback que funciona em navegador, onde o usuário pode fazer compras em mais de 800 lojas participantes. Os cashbacks vão acumulando e, ao atingir um mínimo de R$ 20,00, é possível fazer a transferência para uma conta bancária.

Hoje o recurso do cashback pode ser encontrado nos mais diversos setores do mercado, além das lojas online: empresas da área educacional, postos de combustível, seguradoras e instituições financeiras, o que pode fazer com que o cliente opte por consumir no mesmo local em vez de procurar por outro.

Em julho, o Nubank lançou o cartão Ultravioleta, com cashback imediato, diferentemente de outras plataformas que dependem da confirmação das lojas parceiras. O PicPay também oferece cashback imediato para compras dentro do aplicativo, usando o PicPay Card. Ou seja, além dos próprios aplicativos de cashback, é possível obter dinheiro de volta usando outros apps, como os de bancos digitais.

Formas de oferecer a ferramenta

Para ter um bom programa de cashback, é fundamental deixar as regras claras para o cliente, que vai analisar se o retorno é realmente vantajoso, uma vez que a concorrência pode oferecer o mesmo produto mais barato sem o dinheiro de volta, por exemplo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

É possível oferecer um programa próprio de cashback, por meio do e-commerce ou do app, no entanto, para que esse esquema seja proveitoso, o usuário precisa ser um cliente assíduo. Assim, muitas vezes o que compensa tanto para o consumidor quanto para o lojista é adotar uma plataforma de cashback que conte com outras lojas, mesmo que concorrentes, e estabelecimentos de outros nichos. Afinal, valores irrisórios de cashback podem não ser tão atrativos e uma experiência ruim do cliente com a ferramenta pode acabar afastando-o.

Felipe Rodrigues explica que a operação para controlar o dinheiro oferecido é complexa e exige uma equipe dedicada. “São necessários profissionais que possam analisar possíveis fraudes, fazer validações, confirmações de pagamentos e transferência dos cashbacks. Também é difícil atingir o usuário comum que compra uma ou duas vezes na loja. Ele não vai conseguir alcançar os valores mínimos para resgatar o cashback e, com isso, vai se sentir enganado pela marca”.

Nas plataformas como o Meu DimDim, o cashback não expira e o usuário escolhe como quer usar o dinheiro. Para os lojistas, a vantagem é oferecer um benefício tendência, sem precisar direcionar força de trabalho para isso. “Cuidamos de toda a operacionalização, tributação e gestão de pagamentos de cashback para a marca que usa o Meu DimDim, ou seja, é tudo simplificado”, acrescenta o sócio-fundador da startup.

Leia mais: Cashback ou pontos: qual é a estratégia de fidelização correta?

Em alguns setores, como o de alimentação, o programa de fidelidade com cashback pode funcionar bem, já que serve como atrativo para que o cliente escolha aquele estabelecimento mais uma vez. Existem, ainda, aplicativos de cashback próprios de marketplaces, como o Ame, que retorna valores de compras feitas em lojas do grupo B2W Digital (Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato) e libera o uso desse cashback apenas para compras nesses mesmos marketplaces. No entanto, o Ame também permite uso simultâneo do Méliuz, mais uma plataforma que pode ser usada tanto no aplicativo quanto no navegador – oferecendo, inclusive, extensão para o Google Chrome que avisa quando a loja online oferece cashback, com uma ativação prática.

Como melhorar a experiência do cliente com o cashback?

Hoje já é possível encontrar diferentes aplicativos de cashback, e quanto mais marcas adotam a ferramenta, mais vantagens o consumidor encontra, com diversidade de produtos e chances de acumular valores maiores.
Contudo as plataformas ainda dependem do retorno das lojas para confirmar o cashback e liberar o saldo. “Dependendo da loja, esse processo pode gerar problemas, o que deixa os usuários inseguros. Estamos automatizando cada vez mais esses processos via API e fazendo uso das tecnologias disponíveis para evitar frustrações na experiência de compra”, destaca Felipe Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Ações de marketing direcionadas das plataformas junto com as marcas parceiras também podem melhorar a jornada do consumidor. “Trabalhamos de perto com as lojas parceiras para otimizar as vendas e oferecemos um combo de tecnologia para recuperar carrinhos abandonados oferecendo cashback. Hoje só nós, do Meu DimDim, conseguimos oferecer tais tecnologia ao mercado, por isso, a conta da loja acaba fechando, afinal, trazemos mais clientes de volta e oferecemos o cashback apenas em momentos estratégicos. Isso torna a operação saudável e lucrativa para as empresas parceiras”, afirma o especialista.

Na corrida por conquistar o consumidor que prefere as compras pelo m-commerce, a expectativa do Meu DimDim é lançar o app o quanto antes. E as inovações dos aplicativos não param: o WhatsApp já começou a oferecer o recurso para alguns usuários ao fazer transações pela sua plataforma de pagamentos, ainda na versão experimental.

Cashback que vira investimento

Qualquer dinheiro que entra na conta do PicPay rende automaticamente 120% do CDI (valor referente a novembro de 2021). Por isso, todo o cashback ganho com compras realizadas no PicPay store, via app, ou pelo QR code em maquininhas de cartão de crédito, pode virar investimento, assim como no Nubank.

Em maio deste ano, o Méliuz adquiriu a fintech Acesso Bank, o que permitirá à plataforma oferecer outros tipos de serviço aos usuários (além do cartão de crédito já existente), como conta digital, empréstimos e investimentos. Ou seja, os movimentos indicam que aplicativos de cashback, contas digitais e marketplaces estão se juntando para ampliar a experiência do consumidor em toda a área financeira, oferecendo mais vantagens em um mesmo ambiente.

“Nossa missão principal como empresa é levar aos consumidores o conceito de ‘compra inteligente’ e o cashback é apenas uma forma de realizar compras inteligentes. Em paralelo, estamos desenvolvendo diversos recursos para participar cada vez mais da jornada de compra do usuário, mostrando para ele que o produto que deseja, tem o melhor preço, o melhor cashback, o melhor desconto e o melhor prazo de entrega. Isso abre um grande leque dos recursos que estamos desenvolvendo”, completa Felipe Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Como a experiência do cliente pode garantir o sucesso do open banking?

Por que o cashback é ferramenta para a fidelização de clientes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]