Sem categoria

O impacto do ESG no futuro das embalagens do e-commerce

No e-commerce, embalagem é fundamental. Ela é o principal “veículo” para garantir a eficiência da jornada de compra e da experiência do cliente com a marca. Nenhum consumidor que receber seu produto danificado, ou tão pouco iniciar um processo de troca por conta de uma embalagem precária. Sem falar nos fatores associados ao descarte e a utilização de um novo material, que não auxilia em nada a proteção ao meio ambiente e não são nem um pouco condizentes com consumidores interessados por práticas sustentáveis.

E certamente, todo esse cuidado não é em vão. Segundo o estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, resultado da parceria entre a Bornlogic e a Opinion Box, ao menos 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet no ano que vem. E isso impacta diretamente o setor de embalagens.

Para Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky, indústria de embalagem de papelão ondulado, situada em São Bernardo do Campo, a expectativa é que certamente o setor aqueça nos próximos anos. “O comércio eletrônico exige que os produtos vendidos cheguem aos consumidores em embalagens de papelão, o que impulsiona os fabricantes de embalagens”, avalia.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Sustentabilidade e práticas ESG

Aumento na produção também consiste em maior impacto ambiental. Para especialistas, é possível mitigar esse impacto e atender às exigências dos consumidores. Entendimento das reais necessidades de proteção para cada produto, investimentos em inovação e análise, agendas ESG, propostas e soluções que incentivem uma economia circular.

Um fator decisivo para essa visão nas indústrias de embalagem foi a conscientização e os novos hábitos de consumo impulsionados pela pandemia. A pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021, realizada nos cinco continentes sobre o pós-pandemia, pela consultoria PwC, apontou que 54% dos consumidores optam por produtos com embalagens sustentáveis. “Vemos que a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância nas escolhas dos consumidores e a maioria das embalagens de papelão ondulado é composta de cerca de 70% a 100% de material reciclado, então, é uma grande aliada do meio ambiente”, salienta Eduardo Mazurkyewistz.

Um bom exemplo desse avanço e da preocupação e engajamento com a sociedade vem do Grupo Carrefour. A companhia lançou no início deste ano um desafio de inovação de embalagens sustentáveis aberto ao público brasileiro. As soluções trazidas pelos participantes do concurso deveriam apresentar materiais de substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno usados em suas lojas.

A importância dos rótulos

Outro fator também importante é repensar a comunicação nas embalagens e a importância dos rótulos. Mais do que nunca as empresas passaram a entender que informação clara sobre práticas ESG ultrapassa letras miúdas e embalagens confusas e de mal gosto.

Para conquistar a escolha de clientes mais conscientes há de se criar embalagens de baixo impacto ambiental, com visual atrativo e informação clara. A percepção e empatia no manuseio de um produto determina o primeiro estágio de sucesso no consumo.

Em resumo, o setor de embalagens certamente vivência grandes oportunidades e também desafios relacionados à sustentabilidade e inovação. Pesquisas sobre matéria-prima e novos modelos, coleta de embalagens com programas de conscientização, acordos com cooperativas de reciclagem e reaproveitamento de material são apenas alguns dos desafios enfrentados diariamente. Atrelado a eles, uma demanda crescente e uma exigência do consumidor atual: ações ambientais, sociais e de governança que façam sentido e sejam praticadas. E tudo isso vai muito além de uma embalagem bonitinha.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

65% dos brasileiros acreditam que a agenda ESG precisa focar no desemprego

Minerva Foods investe em transparência e lança QR Code em embalagens

Marcelo Brandão

Marcelo Brandão é jornalista e produtor de conteúdo no Grupo Padrão.

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

13 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

14 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

14 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

16 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

19 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

23 horas ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação