Prêmio Respeito 2021 reúne digitalização e empatia como boas práticas

As 45 empresas vencedoras da edição apontam quais foram as estratégias para conquista do prêmio

Tempo de leitura: 12 minutos

10 de dezembro de 2021

Foto: Shutterstock

Estamos nos aproximando do fim de 2021, e a Consumidor Moderno prepara seu último momento de reconhecimento do ano. Nesta sexta-feira (10), o Grupo Padrão reconheceu em 45 categorias as empresas que mais fizeram a diferença na vida do consumidor: trata-se da 19ª edição do Prêmio Respeito, que, como o próprio nome já sugere, destaca as corporações que mais promoveram o respeito a seus clientes no último ano.

A premiação, que ocorreu em versão digital , é proveniente do estudo “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, uma parceria entre a Opinion Box e o Centro de Inteligência Padrão (CIP). Ao todo, a pesquisa entrevistou homens e mulheres acima dos 18 anos das classes sociais A, B e C a partir dos critérios qualidade, preço justo, resolutividade, atendimento, inovação, multicanalidade, facilidade e experiência phygital.

O evento foi mediado por Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, e contou com a presença de executivos das empresas vencedoras para curtos depoimentos e um debate sobre as melhores práticas de atendimento para evidenciar o respeito ao consumidor.

“É uma grande satisfação podermos conduzir essa apresentação porque temos em mente que esse é um estudo muito relevante. Estamos na 19ª edição sempre procurando que tenhamos uma ideia de como está a evolução desse atributo chamado respeito ao cliente. Coroamos as empresas que, apesar de todos os desafios nos mais diferentes cenários, demonstraram um respeito em cima de tudo aquilo que têm com suas ofertas. Em resumo, respeito significa dizer que a empresa entrega tudo aquilo que ela promete”, completa o executivo.

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Um encontro digital caloroso

Ainda que o encontro tenha sido digital, a premiação não deixou de ser calorosa: recepcionar os vencedores foi uma tarefa simples e reconhecer os grandes acertos das empresas também um aprendizado valioso.

Para além de discutirem as boas práticas de atendimento e respeito ao cliente em 2021, os executivos também debateram quais serão as tendências para 2022 entre as empresas vencedoras. Confira o vídeo da premiação na íntegra.

Na edição de 2021, o Prêmio Respeito reconheceu 45 empresas em 45 categorias. São elas:

Alimentação – Nestlé

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Alimentação foi a Nestlé, representada por Keila Paulino, gerente de comunicação com o consumidor.

“Agradeço a todos os consumidores que votaram na Nestlé em um ano tão desafiador como foi 2021. Vamos continuar trabalhando fortemente para manter essa posição com nossos consumidores, porque o mais importante é que eles se sintam respeitados dentro de uma cadeia”, destaca a executiva.

Atacado – Grupo Carrefour

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Atacado foi o Grupo Carrefour, representado por Stéphane Engelhard, VP de Relações Institucionais do grupo.

“É uma enorme satisfação receber esse prêmio. Estamos comprometidos com atendimento e alimentação de qualidade a preço justo. Agradecemos muito pelo reconhecimento”, aponta o executivo.

Automóveis – Honda

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Automóveis foi a Honda, representada por Marcelo Langrafe, diretor de Pós-venda, Serviços e Peças da companhia.

“A Honda é uma empresa que recentemente completou 50 anos de presença por aqui. Conduzimos todas as nossas ações com o propósito te melhorar a vida das pessoas por meio da mobilidade, somos orientados ao ser humano e colocamos o cliente de fato no centro das nossas soluções”, aponta Langrafe.

Bancos de grande porte – Safra

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Bancos de grande porte foi o banco Safra, representado por Danielly Huppert, superintendente de CX da empresa.

“O banco Safra sempre foi conhecido como um banco de atacado e recentemente foi ao varejo. É uma grande satisfação receber esse prêmio que veio de forma espontânea pelo público.  Sempre tivemos essa preocupação do respeito, sobretudo nos canais de maior contato com o cliente”, declara a executiva.

Bancos de médio porte – Bmg

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Bancos de médio porte foi o Bmg, representado por Flávio Oliveira, Gerente Executivo de experiência do Cliente do banco.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento espontâneo dos nossos clientes. Isso só reforça que a nossa estratégia de centralidade no cliente é reconhecido. É um premio que representa muito para nós, que mostra que o nosso customer experience está funcionando bem”, explica Oliveira.

Bandeiras de cartão de crédito – Mastercard

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Bandeiras de Cartão de Crédito foi a Mastercard, representada por Ana Karina, VP de Produtos e Inovação da empresa.

“Esse prêmio é um motivo grandioso de orgulho aqui na Mastercard. Ficamos extremamente felizes e com certeza ainda mais confiantes de que fizemos a escolha certa e estamos no caminho certo também, de ser uma empresa de tecnologia focada em pessoas”, complementa a executiva.

Benefícios – Alelo

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Benefícios foi a Alelo, representada por Julio Plum, diretor de Experiência do Cliente da corporação.

“É muito bacana ser reconhecido como a empresa que mais respeita o consumidor no nosso setor. A Alelo é uma empresa que tem 18 anos, temos 8 milhões de consumidores, mais de 100 mil clientes e uma rede de aceitação de mais de 700 mil estabelecimentos, é um privilégio imenso para nós. Ou seja, nós fazemos um movimento fortíssimo de colocar todas as nossas estratégias em nossos clientes, é um trabalho de todo dia”, acrescenta o executivo.

Automóveis de Luxo – Mercedes-Benz

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Automóveis de Luxo foi a Mercedes-Benz, representada por Erlon Miani,, supervisor de Customer Experience da companhia.

“É uma honra receber esse prêmio em nome da nossa marca, muito obrigada aos nossos clientes por votarem em nós. Isso é um sinal claro que estamos no caminho certo, vamos seguir evoluindo, melhorar os nossos processos, tentamos sempre manter os nossos clientes. Gostaria de agradecer também a todos os nossos colaboradores”, explica Miani.

Cervejas – Heineken

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Cervejas foi a Heineken, representada por Carlos José Dias, gerente de Relacionamento com o Cliente da empresa.

“Esse premio alavanca as empresas, faz com que elas busquem cada vez mais melhorar suas estratégias. Em nome da Heineken, agradeço o prêmio que reflete o respeito que temos pelos nossos clientes, algo muito forte, e também a nossa paixão por qualidade, que engloba tudo o que fazemos”, destaca o executivo.

Companhias Aéreas – Latam

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Companhias Aéreas foi a Latam, representada por André Stefanini, gerente senior de CX da empresa.

“Gostaria de agradecer a todos os nossos consumidores aqui da Latam. Estamos em um setor muito machucado pela pandemia, mas seguimos dia a após dia nos reerguendo e reinventando, seja na transformação digital, na relação com nossos consumidores, seja com o nosso papel na sociedade.O respeito tem muito a ver com a nossa cultura, essa relação com nossos consumidores de forma empática e simples”, aponta Stefanini.

Construtoras e Incorporadoras – Alphaville Urbanismo

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Construtoras e Incorporadoras foi a Alphaville Urbanismo, representada por Robson Ribeiro da Costa, gerente de Relacionamento com o Cliente da companhia.

“Não cabe nada além de agradecimento para nós, uma gratidão principalmente pelos nossos clientes que votaram espontaneamente em nós. Ao times todos, também agradecemos por esse reconhecimento. Hoje temos mais de 130 empreendimentos e nos últimos tempos o nosso foco é conquistar a confiança do nosso público”, pontua Costa.

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Delivery – iFood

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Delivery foi o IFood, representado por Thaís Suzuki, diretora de CX da companhia.

“Estamos felizes em estar aqui hoje recebendo esse prêmio que leva em consideração esse atributo tão importante para nós no iFood que é o respeito ao consumidor. O nosso papel foi conectar os nossos clientes aos parceiros, mas sempre com o objetivo de oferecer a melhor experiência a todos”, completa a executiva.

Eletrodomésticos – Electrolux

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Eletrodomésticos foi a Electrolux, representada por Rafael Bonjorno, VP de CX da corporação.

“Respeito se conquista com confiança, essa palavra é muito importante que sempre discutimos aqui dentro. É o meio de fidelizar e estreitar o relacionamento. Nosso propósito é tornar a vida melhor”, aponta o executivo.

Farmácias – Drogaria São Paulo

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Farmácias foi a Drogaria São Paulo, representada por Alessandra Bertamelli Mincov, head de CX da marca.

“Estamos muito felizes com esse prêmio, que ratifica todo o trabalho que fazemos por aqui. Um dos nossos pilares é que atender bem faz bem ao cliente. Agradecemos aos consumidores e também a todo o nosso time, com todo o cuidado que promovemos”, destaca a executiva.

Eletrônicos – Dell

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Eletrônicos foi a Dell, representada por Maynard Santa Rosa, diretor geral de Serviços da empresa.

“Minha mensagem é que, em nome da Dell, receber esse troféu é extremamente gratificante, porque simboliza o nosso compromisso diário de não somente entregar ótimas experiências em produtos e serviços, mas também e principalmente desenvolver tecnologia pensando sempre nas pessoas”, aborda o executivo.

Fast Food – Subway

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Fast Food foi a Subway, representada por Leandro Florio, gerente nacional de marketing sênior da marca.

“Estamos muito honrados por receber esse prêmio. Ele vem em nome dos nossos mais de 10 mil colaboradores e os nossos 1640 restaurantes por todo o Brasil. Essa conquista é resultado do nosso compromisso constante com os nossos clientes, porque o respeito é um dos pilares da Subway. Buscamos proporcionar sempre a melhore experiência”, aponta Florio.

Fornecedor de gás (botijão) – Ultragaz

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Fornecedor de gás (botijão) foi a Ultragaz, representada por Aurélio Ferreira, Diretor de Estratégia da companhia.

“É uma honra receber esse prêmio. Esse reconhecimento reforça ainda mais que estamos no caminho certo. Temos 80 anos de presença no Brasil e o nosso segredo é investir muito na experiência do nosso cliente, é somar energia para mudar vidas”, aponta o executivo.

Fornecedor de gás (encanado) – Comgás

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Fornecedor de gás (encanado) foi a Comgás, representada por Marlon Ripchisnki, head de CX da marca.

“É um orgulho enorme participar disso tudo, receber esse prêmio. Agradecemos aos nossos consumidores por esse reconhecimento e quero dizer que eu apenas represento um time apaixonado por entregar experiência aos nossos clientes, temos hoje dois imperativos inegociáveis, que são o respeito e a segurança, algo que o prêmio reflete hoje”, completa o executivo.

Higiene Doméstica – Unilever

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Higiene Doméstica foi a Unilever, representada por Betânia Gattai, gerente de Consumer Engagment Center da comrporação.

“É uma satisfação imensa fechar esse ano tão difícil com esse reconhecimento. Na Unilever, servimos bem para servir sempre, porque isso nos direciona para o respeito e isso faz toda a diferença. O respeito está imbuído em saber ouvir. Trabalhamos todos os dias para que todos busquem essa vontade de ter um relacionamento próximo com os consumidores”, destaca Gattai

Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Higiene Doméstica foi a Natura, representada por Paula Pimenta, diretora de Customer Care da marca.

“Para a Natura é um prazer enorme receber esse prêmio diz muito sobre a nossa cultura, mas acima de tudo, eu vejo duas grandes consequências de um prêmio como esse. O primeiro é o resultado de um time incrível de inúmeras áreas, o segundo é perceber que estamos no caminho certo, que a estratégia está funcionando”, pontua a executiva.

Instituições de Ensino – Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Instituições de Ensino foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), representada por Alexandre Pereira, superintendente de Comunicação e Marketing da instituição.

“Para nós é uma enorme satisfação estar aqui ouvindo a todos. A FGV está fazendo esse ano 77 anos, e receber esse reconhecimento é algo extremamente positivo. Como instituição de ensino superior, o nosso cerne é o relacionamento com o aluno. Não entregamos nenhum produto, entregamos uma experiência inesquecível”, explica Pereira.

Lojas de Departamento (Vestuário) – Pernambucanas

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Lojas de Departamento foi a Pernambucanas, representada por Flávia Althema, diretora de Marketing e Comunicação da marca.

“Estamos em festa por causa desse prêmio. Somos uma das marcas mais antigas do varejo e esse reconhecimento evidencia o quanto trabalhamos a confiança com os nossos clientes. Nossa trajetória está correta e esse prêmio mostra isso, o que é uma grande satisfação e um grande orgulho”, destaca a executiva.

Meios de pagamento – Paypal

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Meios de Pagamento foi o Paypal, representado por Ana Paula Kagueyama, head global de Customer Service.

“Uma das coisas que nos deixa extremamente orgulhosos dentro do Paypal, é que receber esse prêmio na situação que temos no Brasil, com toda a competição envolvida, isso é um grande privilégio. E isso justamente em um ano que percebemos que estamos em um caminho certo. Isso nos mostra que o cliente se sente respeitado e que nosso esforço dá certo”, pontua Kagueyama.

Meios de pagamento (mobilidade) – Veloe

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Meios de Pagamento foi a Veloe, representada por André Turqueto, diretor geral da corporação.

“Fico muito lisonjeado em receber esse prêmio, porque além de reconhecer o respeito pelo consumidor, ele também enaltece o trabalho incansável de cada colaborador aqui na Veloe que acredita em uma relação plena com o cliente. Trabalhamos todos os dias para sermos cada vez melhores e coerentes com o que o cliente pensa e faz”, argumenta o executivo.

Mobilidade Urbana – 99

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Mobilidade Urbana foi a 99, representada por Erick Baravelli diretor de Experiência e Relacionamento com o Cliente.

“Tem sido um período muito difícil esses últimos dois anos, mas é muito gratificante ver que recebemos o reconhecimento do respeito. Esse prêmio é de todo o time, é um reconhecimento de um trabalho árduo e apaixonado de uma imensa gama de pessoas que tem o foco total no cliente”, destaca Baravelli.

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Posto de Combustíveis – Ipiranga

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Posto de Combustíveis foi o Posto Ipiranga, representado por Douglas Castanheira, gerente de Relacionamento com o Cliente.

“Evoluímos bastante na forma de aprender, na forma de trazer o cliente para o centro. É um trabalho constante e importante de toda a empresa que culminou nesse prêmio. É importante olhar a experiência, o cliente, isso traz o respeito”, diz o executivo.

Previdência Privada – Itaú Prev

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Previdência Privada foi o Itaú Prev, representado por Rogério Januário, superintendente de Produtos e Investimento da empresa.

“O sentimento aqui é de animação estrondosa. A centralidade no cliente faz parte da cultura do banco, buscamos incessantemente isso, essa relação ética. Para nós isso veio muito bem em um ano tão difícil. A nossa meta agora é, a partir de agora, tentar aparecer aqui todos os anos e seguir com esse respeito ao cliente”, pontua Januário.

Produtos Farmacêuticos – Pfizer

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Produtos Farmacêuticos foi a Pfizer, representada por Viviane Arid, diretora de Informações Médicas para América Latina da marca.

“É uma honra receber esse prêmio em nome da Pfizer. É um reconhecimento para todo o time que tem esse propósito de trazer grandes avanços que possam mudar a vida dos pacientes. Para nós, esse ano em particular, isso é um grande orgulho, reflete todo esforço que fizemos para conter a pandemia e contribuir para a retomada do Brasil”, explana Arid.

Programa de Fidelidade – Livelo

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Programa de Fidelidade foi a Livelo, representada por Thiago Osse, coordenador de Atendimento e Operações da empresa.

“Para nós a satisfação de receber esse prêmio é imensa. O cliente está no centro dos nossos negócios e buscamos construir o nosso relacionamento baseado nos valores que norteiam a nossa estratégia. A Livelo busca acima de tudo encantar o cliente e esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, explica o executivo.

Seguros Residenciais e Automóveis – Porto Seguro

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Seguros Residenciais e Automóveis foi a Porto Seguro, representada por Deise Violaro, gerente de CX da marca.

“É um prazer imenso estar aqui. Agradecemos muito por esse reconhecimento em um período tão difícil quanto esse ano. Vemos esse processo e passamos por esse desafio há praticamente dois anos. Isso nos traz um valor ainda maior, ainda mais especial, é uma honra ser reconhecida pelo respeito ao consumidor”, pontua Violaro.

Seguro de Saúde e Assistência Médica – Bradesco Saúde

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Seguro de Saúde e Assistência Médica foi o Bradesco Saúde, representada por Dayse Vilário, gerente de CX da marca.

Streaming por Assinatura – Spotify

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Streaming por Assinatura foi a Spotify, representada por Andrea Cristini, superintendente de Atendimento ao Cliente da companhia.

“É uma imensa alegria estarmos aqui e ter esse reconhecimento de empresa que mais respeita o consumidor. E isso vir ainda nesse momento de pandemia, é um grande reconhecimento mesmo. É importante dizer que o cliente é o cerne do nosso negócio e incentivamos tudo que o priorize”, destaca a executiva.

Super e Hipermercado – Grupo Pão de Açúcar

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Super e Hipermercado foi o Grupo Pão de Açúcar, representado por Elizabeth Evangelista, gerente executiva de Relacionamento com o Cliente.

“É uma honra estar aqui com o prêmio, o Grupo Pão de Açúcar está muito grato a toda a iniciativa. Nada disso seria possível se não movimentássemos a empresa como um todo, então queria agradecer aos colaboradores, que todos os dias trabalham com muito esforço para entregar a melhor experiência possível aos nossos clientes. É uma honra e um trabalho de muitos”, salienta Evangelista.

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Telecom – Claro

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Telecom foi a Claro, representada por Nestor Barreto, gerente de Atendimento ao Cliente.

“Estamos muito orgulhosos por estar aqui hoje. Ser reconhecido pelo Prêmio Respeito é muito relevante para nós aqui da Claro, é um grande passo para todos nós e a comprovação de que estamos construindo um caminho firme e sempre ao encontro da melhor experiência ao cliente. Mostra como de fato funciona colocar o nosso consumidor no centro das estratégias”, aponta o executivo.

Tv por Assinatura – Sky

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria TV por Assinatura foi a Sky, representada por Evani Montechesi, diretora de Customer Care e Jornada Digital da empresa.

“Estou muito feliz porque tenho a certeza de que quando falamos sobre respeito com os nossos clientes, isso representa muito, sem dúvida alguma, o trabalho realizado por várias áreas da empresa. Agradeço tanto os nossos consumidores quanto os nossos colaboradores e prestadores de serviços. É um trabalho diário com muito foco em conhecer as expectativas e necessidades dos nossos clientes por meio de uma experiência impecável”, destaca Montechesi.

Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos – Via Varejo

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos foi a Via Varejo, representada por Edinelson Santos, diretor de Gestão e Atendimento ao cliente.

“Agradecemos muito aos nossos clientes por esse reconhecimento. Esse ano de 2021 foi muito desafiador para a Via, passamos de 100 mil parceiros, o que nos traz uma complexidade ainda maior de cumprir o que nos comprometemos a entregar. É um agradecimento também a todo mundo que contribui com a Via, que faz acontecer”, explica o executivo.

Varejo de Materiais de Construção – Telhanorte

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Varejo de Materiais de Construção foi a Telhanorte, representada por Michele Oliveira, diretora de Logística da marca.

“Estamos muito felizes com esse prêmio lindíssimo. É uma honra receber algo que é tão espontâneo, baseado nessa pesquisa, por parte dos nossos consumidores, então precisamos agradecer a eles também. Esse ano foi um tempo de muita transformação para nós e de fato a nossa promessa ao cliente é algo que nos é muitíssimo importante. Continuamos cada vez mais inconformados para trazer novas soluções para melhor atender os nossos clientes”, pontua Oliveira.

Varejo Pet – Petlove

A empresa vencedora do Prêmio Respeito 2021 na categoria Varejo Pet foi a Petlove, representada por Cleber Santos, diretor de CX para a marca.

“Gostaria de agradecer muito por esse reconhecimento. Para nós é um valor imensurável, gostaria de dedicar esse prêmio aos mais de 1100 funcionários da Petlove, extremamente apaixonados pelo que fazem. Com todo mundo apaixonado de levar saúde e bem-estar para o nosso pet, as coisas funcionam. É um reconhecimento do nosso trabalho de experiência”, conclui o executivo.

As empresas Nike, Nubank, Coca-Cola, Banco Votorantim, Copel e Cornershop também foram vencedoras dessa edição do prêmio, mas não puderam participar da premiação digital.


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