O e-commerce e as novas redes

As redes sociais viraram grandes ferramentas para venda digital, principalmente para o b2c, as vendas diretas

As redes sociais viraram grandes ferramentas para venda digital. Desde os tempos que só tínhamos o Facebook, elas se transformaram em canais extremamente importantes para nossas vendas no e-commerce, principalmente para o b2c, vendas diretas.

Hoje vamos falar de como usar a febre do momento, o  TikTok, para vender mais. Utilizado como ferramenta de produção de conteúdo (cada conteúdo pode durar até 3 minutos), o TikTok tem entrado para a estratégia de marketing e branding de várias empresas, de diferentes segmentos e do pequeno ao grande porte.

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Sabe a questão do funil de vendas? No TikTok não temos um funil, mas uma espiral de vendas, contínua. Sua campanha pode entregar consistência, consideração e conversão ao mesmo tempo.

Por ter uma cara de orgânico, o TikTok entrega muito valor de marca aos seus usuários, as pessoas são altamente influenciadas pela ferramenta a todo momento e gera muito consumo.Além disso, a rede social tem suas próprias métricas e com uma conta Pró, você pode ter diversos tipos de análise.

A ferramenta oferece dois tipos de contas profissionais, dependendo se você é um criador ou uma empresa. Ter uma conta Pró por si só não ajudará a colocar seus vídeos na página ‘Para você’, mas mudar para uma é, no entanto, uma parte importante para dominar o algoritmo TikTok, que é super claro e diferente das outras redes.

Isso porque uma conta de Criador ou Empresa dá acesso a métricas e percepções que podem ajudar a orientar sua estratégia TikTok. Entender quem é seu público, quando eles estão ativos no aplicativo e que tipo de conteúdo eles gostam é fundamental se você deseja criar conteúdo de que eles gostam e com o qual se envolvem.

Veja como converter para uma conta TikTok Business:
1. Na página de seu perfil, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
2. Toque em Gerenciar conta.
3. Selecione Mudar para conta empresarial e escolha a melhor categoria para sua empresa.

Encontre a sua comunidade

É importante encontrar comunidades existentes para interagir em todas as plataformas sociais. Mas a natureza do algoritmo TikTok torna isso uma etapa ainda mais importante no aplicativo.

Isso porque, ao contrário de outras redes sociais, em que as pessoas passam muito tempo se envolvendo com contas que já seguem, os TikTokers passam a maior parte do tempo na página ‘Para você’.

Se você pode entrar em uma comunidade existente – ou subcultura – é mais provável que seja ampliado para o público certo. Felizmente, as subculturas do TikTok se agrupam em torno de hashtags e comunidades.

Aproveite que está crescendo e escale

O TikTok está crescendo muito rápido. Chame a atenção e mostre o valor de assistir nos primeiros segundos do seu TikTok. Abrir um vídeo é metade do caminho ganho, então impressione.

O copy importante

Você só obtém 150 caracteres para a legenda do TikTok, incluindo hashtags. Acredite, ela é importantíssima para o algoritmo.

Conteúdo exclusivo de alta qualidade

Os TikToks podem durar de 5 segundos a 3 minutos, mas o objetivo é manter de 12 a 15 segundos de duração, para manter os espectadores envolvidos. Ah! Proteja seus vídeos para serem vistos com som ligado – engaja mais.

A técnica da hora certa sempre importa

Para saber os horários em que seu público está mais ativo no aplicativo, verifique as análises da sua conta Business ou Creator:
• Na página de seu perfil, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
• Toque em Business Suite e em Analytics.

redes sociais

Fonte: TikTok

Você também pode acessar o TikTok Analytics na web.

Faça contato com outros usuários do Tiktok

21% dos TikTokers disseram que se sentem mais conectados a marcas que comentam as postagens de outras pessoas. Manter o controle dos comentários em seus próprios vídeos também é fundamental para construir os sinais de engajamento para o algoritmo.

O TikTok oferece algumas maneiras exclusivas de interagir com outros criadores do TikTok, como Duets, Stitch e respostas em vídeo aos comentários.

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Stitch é uma ferramenta que permite recortar e integrar momentos do conteúdo de outros TikTokers ao seu.
As configurações padrão do TikTok permitem que outras pessoas criem duetos e vídeos de pontos usando o seu conteúdo. Se você quiser alterar isso para qualquer vídeo em particular, toque no ícone de três pontos no vídeo para abrir as Configurações de privacidade e ajuste conforme necessário.

Você também pode desativar esses recursos para toda a sua conta, mas isso limitaria as oportunidades de outros usuários do TikTok se envolverem com o seu conteúdo, diminuindo o potencial de descoberta.

Use as hashtags

Alguns tipos de hashtags podem ajudar a impulsionar seu conteúdo no algoritmo TikTok:

Para você hashtags de página
Tags como #fyp, #foryou e #foryoupage são comumente usadas para tentar acessar a página Para você.

Hashtags populares
Para encontrar hashtags de tendências, vá para a guia Descobrir e toque em Tendências na parte superior da tela.
Fique atento às hashtags relacionadas a desafios. Os desafios de hashtag são uma boa maneira de apresentar novas ideias de conteúdo e, ao mesmo tempo, enviar ao algoritmo algumas boas vibrações de tendências.

E tome nota: 61% dos TikTokers disseram que gostam mais das marcas quando criam ou participam de uma tendência TikTok.

Você também pode pesquisar hashtags de tendência por região no TikTok Creative Center . Se você está procurando inspiração, também pode ver os TikToks mais populares por região nos últimos sete ou 30 dias.

Trilhas sonoras

Se for pessoa física ou empreendedor use as músicas populares. Mas se for grande empresa, peça autorização e pague por isso.

Dois terços (67%) dos TikTokers disseram preferir vídeos de marcas com músicas populares ou em alta. Então, como você descobre quais músicas e sons estão em alta?

Na tela inicial do TikTok, toque no ícone + na parte inferior e toque em Sons na página Gravar vídeo . Você verá uma lista dos sons mais populares.

Vamos aproveitar? Boas vendas!

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*Fátima Bana é mestre em comportamento do consumo digital, embaixadora de consumo consciente e CEO da Rent a CMO, empresa de consultoria de marketing focada em branding e growth. 


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