Novarejo

Alex Atala e Sapore lançam parceria exclusiva para o varejo

Falar do famoso chef Alex Atala é chover no molhado. Mas, vamos aos fatos: Milad Alexandre Mack Atala, mais conhecido como Alex Atala, deu início na sua trajetória profissional na cozinha aos dezoito anos, quando viajou para a Europa como mochileiro, e por sugestão de um amigo fez um curso profissionalizante de gastronomia. De lá para cá conquistou reconhecimento e diversos prêmios.  À frente do D.O.M., seu restaurante, recentemente ganhou o título de melhor restaurante do Brasil e o terceiro melhor da América Latina, de acordo com a lista do Latin America’s 50 Best Restaurantes 2021.

Além do D.O.M, ele está à frente do Instituto ATA, que luta pela estruturação da cadeia do alimento e pela valorização dos produtores; e do FRUTO, seminário que reúne grandes nomes mundiais para debater o futuro da alimentação global. Atala ainda mantém outros endereços dedicados à gastronomia brasileira, como o Dalva e Dito, o Mercadinho Dalva e Dito e o Bio Restaurante, além do NOIX que funciona somente via delivery.

E o homem não para. Prova disso está na recente parceria com a Sapore, maior multinacional brasileira de restaurantes corporativos.  O primeiro resultado da parceria é a linha “Sapore in Box por Alex Atala”, que traz a essência de Atala representada nas refeições. “A ideia é oferecer uma comida bem feita e com segurança alimentar, garantindo ao consumidor uma experiência de alta qualidade e sabor, no conforto de sua casa. Os pratos prontos são uma forma prática e conveniente de divulgar a cozinha brasileira.”, explica Alex Atala.

Daniel Mendez, presidente da Sapore, afirma que há uma excelente complementariedade nessa parceria. “Nosso plano de negócios inaugura um novo olhar para o setor de alimentação ao aliar mercados que sempre foram considerados opostos. Enquanto a Sapore proporciona toda a estrutura de produção e capacidade de distribuição, Alex Atala traz a qualidade e o sabor da gastronomia às refeições prontas. O objetivo é levar essas novas opções para todo o território nacional e, quem sabe, expandir para a América Latina e outros países. Temos estruturas que podem ser ajustadas, de acordo com a demanda de mercado.”, revela Mendez.

Foto: Ricardo D´Angelo

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Ingredientes naturais, praticidade e preço acessível

Os pratos são elaborados com ingredientes 100% naturais, sem conservantes, produzidos com uma técnica diferenciada para garantir qualidade e sabor. Exemplo disso é o tempo de cocção, que foi calculado para que o ponto final dos alimentos seja atingido durante o processo de descongelamento em casa, garantindo que os ingredientes cheguem à mesa na textura e sabor corretos, ao contrário do que acontece em grande parte das refeições congeladas encontradas no mercado.

Para Atala, um dos grandes diferenciais dessa nova linha é aliar praticidade, qualidade e preço acessível: os pratos serão vendidos a partir de R$ 29,00. “O luxo de ontem não é mais o luxo de hoje. Entre os novos luxos está o conforto que, muitas vezes, significa estar em casa e comer bem. Nossa parceria aponta para o que pode ser o futuro do segmento de alimentação”, ressalta o chef.

O projeto permite, ainda, que o chef leve a sua cozinha a mais pessoas, mostrando a potência dos ingredientes e da biodiversidade brasileira para todo o país. “A palavra biodiversidade somente falada não tem tanto peso. Mas quando provamos, ela tem outro valor percebido”, diz Atala.

Sabores brasileiros e disponibilidade

Inicialmente, os produtos estarão disponíveis em supermercados e empórios gourmets de São Paulo, em seis opções. O sabor brasileiro está no filé de peixe com alcaparras, purê de banana e arroz 11 grãos; enquanto o frango com quiabo é acompanhado com farofa de alho e arroz de brócolis.  Outros sabores bastante tradicionais da nossa culinária ficam por conta do ragu de rabada com mandioca assada e arroz branco; picadinho de filé guarnecido com farofa de alho e arroz branco; e carne cozida acompanhada de purê de batata, brócolis e couve-flor no vapor. O estrogonofe, outra paixão nacional, ganha a versão vegana ao ser preparado com grão-de-bico e acompanhado de arroz branco e batata em cubos.

“A cozinha é uma ferramenta de defesa e de valorização de saberes e sabores tradicionais brasileiros, e este é um caminho que vamos percorrer”, pontua Alex Atala.

Parceria para o setor de eventos

Outro foco da união é o segmento de eventos, cuja expectativa é de amplo crescimento a partir de 2022, com o avanço da vacinação. “A Sapore tem uma grande experiência nesse setor. Fizemos, por exemplo, as Olimpíadas no Rio, o que nos trouxe uma ampla capacitação. Fazer alimentação em grande quantidade e com qualidade nos habilitou a estar junto com o Atala para trazer o melhor resultado, uma vez que temos a estrutura e ele tem o conhecimento da alta gastronomia. Unindo os dois, temos o necessário para entregar um produto com qualidade assegurada e uma experiência única aos nossos clientes”, afirma Mendez.

Atala destaca que, apesar de ser uma nova iniciativa, aliando dois mundos diferentes do setor alimentício, as duas empresas acumulam um grande conhecimento nessa área. “Nos últimos 7 anos, no D.O.M., fizemos vários eventos, como o XP Experience, atendendo até 22 mil pessoas por dia, Fórmula 1, o Carnaval no Rio de Janeiro, e foi um balão de ensaio para andarmos de braços dados com a Sapore nessa nova empreitada. A empresa é uma fortaleza, uma retaguarda que nos deixa muito seguros e sabemos que vamos contribuir, porque é um segmento que já conhecemos. Esse foi um caminho de amadurecimento, não apenas meu, mas de toda a equipe do D.O.M. restaurante para conseguir atender essa retaguarda. Temos bons artilheiros para isso!”, conclui o Atala.

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Marcelo Brandão é jornalista e produtor de conteúdo no Grupo Padrão.

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