Pesquisar
Close this search box.
/
/
A experiência do cliente por trás da casa inteligente

A experiência do cliente por trás da casa inteligente

Executiva da Amazon explica que se preocupar com privacidade e em se inserir culturalmente no país são as prioridades da Alexa

O rápido desenvolvimento das novas tecnologias, especialmente durante a pandemia de covid-19, representou um avanço significativo nos negócios. Nos últimos dois anos, por exemplo, o número de e-commerces cresceu exponencialmente. Um dos frutos desse cenário são os aparelhos inteligentes, que mesclam diferentes funcionalidades para oferecer uma experiência do cliente (CX) diferenciada.

Leia mais: Saiba quais são as tendências do e-commerce em 2022

E é a partir daí, com a união da tecnologia com a inovação, que ter uma casa inteligente passa a ser interessante para o consumidor ao passo em que as empresas se desafiam ao realizar a integração de dispositivos e, consequentemente, de jornadas personalizadas.

O CX da Alexa

O futuro imaginado pelos Jetsons não está tão distante assim. Carros voadores (ainda) não existem, mas robôs assistentes já são realidade, sendo a Alexa o principal exemplo deles.

Leia mais: Carros voadores: ficção ou realidade?

Quando o assunto é CX, Marina Zveibil, gerente de comunicação Américas para dispositivos Amazon & Alexa, conta que os consumidores estão sempre no centro da experiência: tudo o que desenvolvem é pensado para oferecer interações significativas e relevantes conectadas à realidade atual. E as referências no universo cultural não acabam por aqui.

“A Alexa foi imaginada a partir da ideia do computador de Star Trek, que é capaz de captar e ajudar o comandante de qualquer ponto da nave, trazendo conveniência. À medida que mais clientes usam, ela fica mais inteligente, pois além de aprender com eles, a Amazon continua trabalhando para incluir novos recursos, funcionalidades e conteúdos capazes de levar informação, entretenimento e automatizar tarefas do dia a dia a um simples comando de voz”, afirma.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

Um exemplo pode ser observado quando a Alexa foi lançada no Brasil e possuía apenas algumas centenas de skills, que funcionam como aplicativos de voz desenvolvidos por terceiros. Hoje, já há mais de 2 mil. Por meio dessas skills, é possível trabalhar o relacionamento com clientes, pois são como aplicativos de voz, que podem trazer dicas, serviços ou funcionalidades úteis, ajudando a posicionar naturalmente as marcas no cotidiano dos clientes.

Além disso, no contexto atual, a profissional revela que assegurar a privacidade ao consumidor é elemento primordial na construção da jornada. “Os dispositivos Echo são projetados para detectar apenas a palavra de ativação escolhida e nenhum áudio é armazenado ou enviado para a nuvem a menos que o dispositivo detecte essa palavra de ativação. As pessoas podem revisar e pedir para apagar suas gravações de voz a qualquer momento”, pontua Marina Zveibil.

Outro ponto importante de se destacar é a preocupação da Amazon para que a Alexa esteja inserida culturalmente e linguisticamente no país. “Ela canta samba, adora festa junina, canta os hinos dos maiores clubes de futebol, entre outras peculiaridades que aproximam o cliente brasileiro do dispositivo”, salienta.

Segundo a executiva, o uso da inteligência artificial ativada por voz para múltiplas tarefas do dia a dia não é futurismo, uma vez que as pessoas usam a Alexa para acessar informações de qualidade, automatizar tarefas – como no caso de integração com equipamentos de casa inteligente – e para entretenimento.

Para se ter uma ideia, o início de novembro representa o segundo aniversário da Alexa no Brasil, e o sétimo no mundo, com números que mostram que a Alexa está sendo muito utilizada. Entre novembro de 2020 e de 2021, o comando para acender ou apagar as luzes foi ativado 320 milhões de vezes somente nas terras tupiniquins.

A inteligência artificial também esteve muito presente para entreter seus clientes com jogos e música. O jogo de adivinhação Akinator foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, campeão de acessos entre as skills da categoria. Os gêneros musicais mais pedidos à Alexa no Amazon Music foram funk (4 milhões de vezes) e sertanejo (3,7 milhões de vezes).

Desse modo, como a sua presença na sociedade é inegável, muitas marcas criam produtos com Alexa embutida ou que funcionam por meio do dispositivo, tanto que a Positivo, além de ter uma linha de produtos de casa inteligente, lançou recentemente o primeiro notebook no mundo com uma tecla de atalho Alexa.

Preocupações e oportunidades do segmento de aparelhos inteligentes

O CX é uma questão inerente aos negócios que desejam ter um lugar especial na mente do consumidor. Pensando nisso, Marina Zveibil, gerente de comunicação Américas para dispositivos Amazon & Alexa, acredita que um dos principais pontos de atenção está justamente em criar produtos intuitivos, fáceis de configurar e integrar com outros dispositivos, dando fôlego a uma tendência “faça você mesmo”, do inglês “do-it-yourself, que ficou em alta entre 2020 e 2021 devido ao isolamento social.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

“Aqui na Amazon, nosso ponto de partida é sempre a perspectiva do cliente e estamos constantemente evoluindo para oferecer a melhor experiência possível. Conectar uma lâmpada compatível com Alexa, por exemplo, é um processo rápido e simples. Entretanto, ainda é o começo do uso dessa tecnologia no Brasil e vemos oportunidades em diversas frentes”, frisa.

Alguns dos elementos a serem explorados em um futuro próximo, elencados pela especialista, são:
● Criação de skills e experiências por meio de voz, que desenvolvedores podem fazer independentemente ou com marcas que queiram criar mais pontos de relacionamento com seus clientes;

● Ajudar com conveniência oferecendo mais produtos da linha Echo e Fire TV, e continuamente trabalhando o aplicativo Alexa para smartphones, incorporando-a a mais produtos para os brasileiros terem mais opções de dispositivos com Alexa;

● Fortalecimento do aspecto social por meio do compromisso com a acessibilidade, que desde o lançamento do Prêmio Alexa de Acessibilidade, em 2020, gerou 98 novas skills com foco nessa comunidade.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente


+ Notícias 

Banking as a service: os principais desafios para varejistas implementarem

Metaverso: como a nova realidade pode impactar a experiência do cliente?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]