Pesquisar
Close this search box.
/
/
As inovações antifraude das cybertechs

As inovações antifraude das cybertechs

Praticamente todos os segmentos do mercado devem se munir contra ataques on-line

Enquanto a cibersegurança ganha notoriedade como um dos tópicos de grande importância na jornada do consumo, já que sem ambiente digital seguro não existe encorajamento para o cliente comprar, as cybertechs veem uma oportunidade de inovação com soluções antifraude.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

Ao unir o aprimoramento da experiência do cliente com tecnologia, essas empresas encontraram brechas a serem trabalhadas para garantir que e-commerces e marketplaces sejam vistos como plataformas confiáveis e dentro dos parâmetros legais exigidos.

As novas ferramentas das cybertechs e seus setores de aplicação

Para iniciar o debate sobre a atuação das cybertechs, Marcelo Leal, diretor de soluções da TransUnion Brasil, explica que é necessário realizar a distinção entre Segurança da Informação e Segurança de Tecnologia da Informação (TI). A primeira diz respeito à proteção de dados que trafegam no sistema das empresas e a segunda se refere à segurança da infraestrutura tecnológica onde estes dados são processados e armazenados.

O especialista conta que existe uma dualidade na percepção do consumidor frente a esta nova jornada digital e aos elementos referentes à segurança. De um lado buscam um ambiente seguro, em que possam fornecer seus dados. Do outro, um ambiente ágil e sem complicações para efetuar suas operações.

“No caso da Segurança da Informação, para se protegerem de possíveis ataques de fraudadores, as empresas necessitam estabelecer processos seguros de identificação dos seus clientes (confirmação de identidade, localização, monitoramento e controle de operações e soluções de mapeamentos de dispositivos). As principais soluções utilizadas envolvem biometria, monitoramento de dispositivos através do IP da máquina, comparação de dados, modelos matemáticos (machine learning e inteligência artificial) e psicometria”, elenca.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

“Já a questão da Segurança de TI envolve proteção de bancos de dados, acesso às redes, computadores, servidores e provedores. O processo ocorre através de revisão e de monitoramento periódico da infraestrutura, processo de proteção de acessos e algoritmos para identificação de padrões de ataques massivos”, exemplifica Marcelo Leal.

Se tratando dos segmentos de mercado para os quais as soluções antifraude das cybertechs são úteis, o profissional reforça que companhias que migraram para plataformas digitais, com características de transações massificadas, sejam de aquisição de um novo cliente ou realização de uma nova transação para um cliente já existente, devem procurar saber mais sobre o assunto.

Marcelo Bezerra, líder de engenharia de segurança da Cisco, complementa dizendo que, do lado das empresas, as principais inovações são de total visibilidade e observação em tempo real (full-stack observability) do tráfego de clientes e aplicações, estejam estas em datacenters tradicionais ou em nuvem.

Também é possível usar as ferramentas que a inteligência artificial dispõe para, mais rapidamente e eficientemente, identificar anomalias e padrões suspeitos, e essas tecnologias são acessíveis a empresas de diferentes segmentos.

“Uma tendência ganhando força é a de Zero Trust para aplicações, em que o acesso entre aplicações é constantemente monitorado e apenas os acessos necessários entre as aplicações são permitidos”, coloca o especialista.

O que já está ocorrendo no mercado

Atualmente, já existem soluções antifraudes criadas a partir da combinação de dados, insights e analytics. Estas atuam nas camadas de transmissão (web e mobile), identificação (dados e insights) e de inteligência analítica (machine learning e inteligência artificial).

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

Pensando nisso, o diretor de soluções da TransUnion Brasil lista quatro segmentos que historicamente já realizam a utilização desses elementos:
● Serviços financeiros;
● Fintechs;
● Seguros;
● Telecomunicações.

É importante ressaltar que entre o início e o auge da pandemia de covid-19, alguns segmentos foram beneficiados com o crescimento de suas operações, enquanto outros foram prejudicados. Os que foram agraciados, como marketplaces, comércio eletrônicos e serviços financeiros, sofreram forte ataque de fraudadores neste período mencionado.

Empresas que investiram em soluções de prevenção a ataques malignos e melhoria na jornada de seus clientes conseguiram se tornar mais eficientes, conter a atuação dos fraudadores, e aumentar sua rentabilidade e satisfação dos clientes.

Por sua vez, os segmentos que não tiveram possibilidade de retomar suas atividades no ano de 2021 se tornaram os novos alvos dos fraudadores por estarem vulneráveis e ainda em processo de melhoria de suas operações, como o ramo de turismo e lazer.

Experiência do cliente otimizada

As soluções a serem oferecidas pelas cybertechs podem tornar o processo de compra mais rápido e, consequentemente, inspirar mais confiança, já que as transações serão mais fáceis. “Isso acontece porque as fraudes acabam por afastar o cliente e reduzir ou atrasar o consumo, seja porque os cartões e meios de pagamentos foram comprometidos, seja pelo receio do cliente em efetuar a compra”, revela Marcelo Bezerra.

Além disso, muito se fala da transformação digital e da adoção de novas tecnologias possuírem curvas próprias. No início, existem os entusiastas. Depois, os primeiros usuários, os conservadores e os retardatários. Da mesma forma, existe uma curva similar de aprendizado para os consumidores nas plataformas digitais, que nem sempre acompanha o desenvolvimento do universo online.

A pandemia acelerou a entrada de todos os grupos, mesmo sem o processo natural de amadurecimento, deixando os clientes vulneráveis à ação de fraudadores, tanto que, no Brasil, 20% dos consumidores foram alvos recentes de fraudes digitais relacionadas à covid-19, segundo dados da TransUnion.

“Os fraudadores mudam de foco e setores a cada semestre e inovam em suas investidas. No primeiro trimestre do ano, por exemplo, o foco eram os serviços financeiros. Já no terceiro, as plataformas de viagens. Quanto mais segura for a plataforma no ambiente digital, mais fluida será a jornada. Com isso, o cliente se sentirá à vontade para realizar suas aquisições”, completa Marcelo Leal.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente


+ Notícias

A experiência do cliente por trás da casa inteligente

Como o 5G pode melhorar a experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]