Era da informação também na alimentação. Por que não?

Em tempos onde há considerável volume de informações duvidosas, ajudar as pessoas a terem opções confiáveis na alimentação é fundamental

Muito se discute sobre a saúde da população, o aumento crescente da obesidade e a necessidade de escolhas mais equilibradas. Diante disso, a educação nutricional é essencial para ajudar o consumidor a conhecer e compreender a composição dos alimentos que consome para escolher com base em informação de qualidade o que é mais adequado para a sua alimentação.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Há alguns meses o Grupo Carrefour Brasil disponibilizou para seus clientes e demais brasileiros uma ferramenta que amplia a informação sobre os alimentos comercializados em suas gôndolas, com a finalidade de ajudá-los a fazer escolhas mais equilibradas. De forma transparente e de fácil entendimento, o Nutri Escolha – nome dado à funcionalidade – é mais um passo do Grupo no atendimento do seu propósito em democratizar a alimentação de qualidade e facilitar o acesso da população, como descrito pelo movimento “Act for food”, presente em todos os países que a rede tem operação.

Visualmente semelhante ao sistema de economia de energia de eletrodomésticos (aquele adesivo que mostra o consumo do aparelho por meio de faixas de cores), o Nutri Escolha apresenta notas de A a E aos alimentos, com base em sete componentes: açúcar total, sódio, gordura, fibras, proteínas, FLV – frutas, legumes e verduras – e óleos.

Portanto, complementar ao sistema de rotulagem LUPA, editado pela ANVISA e que será adotado nos próximos anos pela indústria de alimentos no Brasil. No caso do LUPA, os rótulos dos produtos precisam sinalizar caso contenham açúcar, gordura total e/ou sódio. Diferente do Nutri Escolha, onde as informações nutricionais ficam disponíveis para consulta em um aplicativo a ser acessado pelo consumidor.

Leia mais: Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

O sistema de notas (A – E) é possível graças a uma metodologia já usada em diversos países da Europa e no Chile, e que utiliza a tabela nutricional dos alimentos como base. Aqui no Brasil, além do Nutri Escolha, o consumidor pode ter acesso às informações nutricionais por meio de outras iniciativas estabelecidas há anos e que ajudam na transparência e democratização das informações daquilo que consumimos.

Infelizmente, nos últimos meses, a disponibilização de informações mais claras para os consumidores de forma a facilitar a vida deles tem sido questionada. Nos gera estranheza quando vivemos na era da informação, quando tudo se procura na internet, vermos o questionamento de uma metodologia amplamente difundida em diversos países e que tem por objetivo dar mais transparência e auxiliar nas melhores escolhas dos consumidores.

Nos últimos anos, o Grupo Carrefour vem acompanhando de perto a mudança de hábito de consumo dos clientes e pudemos perceber o quanto a busca por ferramentas e informações sobre alimentos vem aumentando e foi muito intensificado durante a pandemia, quando as pessoas passaram a comer mais em casa e começaram a buscar uma alimentação mais equilibrada. Ao lançar o Nutri Escolha, o Grupo buscou acompanhar essa necessidade de seus consumidores e passou a oferecer uma ferramenta que permite conhecer mais os produtos que estão consumindo, sem beneficiar um produto em detrimento do outro por questões comerciais. O objetivo é empoderar as pessoas para que elas possam exercer seu direito de informação e fazer melhores escolhas.

Em tempos onde há considerável volume de informações duvidosas, ajudar as pessoas a terem opções confiáveis para se alimentarem com mais equilíbrio é fundamental, acreditamos que todas as ferramentas que oferecem essa possibilidade são extremamente bem-vinda, pois os consumidores podem ter a chance de comparar e escolher aquilo que for melhor para ele, independentemente de marca ou preço.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Stéphane Engelhard é Vice-Presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil, membro do Comitê Executivo da companhia no país e CEO do Carrefour Property.


+ Notícias

Também é uma função do varejo cuidar dos clientes

Alex Atala e Sapore lançam parceria exclusiva para o varejo

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS