ESG

Era da informação também na alimentação. Por que não?

Muito se discute sobre a saúde da população, o aumento crescente da obesidade e a necessidade de escolhas mais equilibradas. Diante disso, a educação nutricional é essencial para ajudar o consumidor a conhecer e compreender a composição dos alimentos que consome para escolher com base em informação de qualidade o que é mais adequado para a sua alimentação.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Há alguns meses o Grupo Carrefour Brasil disponibilizou para seus clientes e demais brasileiros uma ferramenta que amplia a informação sobre os alimentos comercializados em suas gôndolas, com a finalidade de ajudá-los a fazer escolhas mais equilibradas. De forma transparente e de fácil entendimento, o Nutri Escolha – nome dado à funcionalidade – é mais um passo do Grupo no atendimento do seu propósito em democratizar a alimentação de qualidade e facilitar o acesso da população, como descrito pelo movimento “Act for food”, presente em todos os países que a rede tem operação.

Visualmente semelhante ao sistema de economia de energia de eletrodomésticos (aquele adesivo que mostra o consumo do aparelho por meio de faixas de cores), o Nutri Escolha apresenta notas de A a E aos alimentos, com base em sete componentes: açúcar total, sódio, gordura, fibras, proteínas, FLV – frutas, legumes e verduras – e óleos.

Portanto, complementar ao sistema de rotulagem LUPA, editado pela ANVISA e que será adotado nos próximos anos pela indústria de alimentos no Brasil. No caso do LUPA, os rótulos dos produtos precisam sinalizar caso contenham açúcar, gordura total e/ou sódio. Diferente do Nutri Escolha, onde as informações nutricionais ficam disponíveis para consulta em um aplicativo a ser acessado pelo consumidor.

Leia mais: Qual é a importância dos rótulos e embalagens na experiência do cliente?

O sistema de notas (A – E) é possível graças a uma metodologia já usada em diversos países da Europa e no Chile, e que utiliza a tabela nutricional dos alimentos como base. Aqui no Brasil, além do Nutri Escolha, o consumidor pode ter acesso às informações nutricionais por meio de outras iniciativas estabelecidas há anos e que ajudam na transparência e democratização das informações daquilo que consumimos.

Infelizmente, nos últimos meses, a disponibilização de informações mais claras para os consumidores de forma a facilitar a vida deles tem sido questionada. Nos gera estranheza quando vivemos na era da informação, quando tudo se procura na internet, vermos o questionamento de uma metodologia amplamente difundida em diversos países e que tem por objetivo dar mais transparência e auxiliar nas melhores escolhas dos consumidores.

Nos últimos anos, o Grupo Carrefour vem acompanhando de perto a mudança de hábito de consumo dos clientes e pudemos perceber o quanto a busca por ferramentas e informações sobre alimentos vem aumentando e foi muito intensificado durante a pandemia, quando as pessoas passaram a comer mais em casa e começaram a buscar uma alimentação mais equilibrada. Ao lançar o Nutri Escolha, o Grupo buscou acompanhar essa necessidade de seus consumidores e passou a oferecer uma ferramenta que permite conhecer mais os produtos que estão consumindo, sem beneficiar um produto em detrimento do outro por questões comerciais. O objetivo é empoderar as pessoas para que elas possam exercer seu direito de informação e fazer melhores escolhas.

Em tempos onde há considerável volume de informações duvidosas, ajudar as pessoas a terem opções confiáveis para se alimentarem com mais equilíbrio é fundamental, acreditamos que todas as ferramentas que oferecem essa possibilidade são extremamente bem-vinda, pois os consumidores podem ter a chance de comparar e escolher aquilo que for melhor para ele, independentemente de marca ou preço.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Stéphane Engelhard é Vice-Presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil, membro do Comitê Executivo da companhia no país e CEO do Carrefour Property.


+ Notícias

Também é uma função do varejo cuidar dos clientes

Alex Atala e Sapore lançam parceria exclusiva para o varejo

 

Stéphane Engelhard

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

15 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

15 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

16 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

17 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

21 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

1 dia ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação