Experiência

5 principais tendências em telecomunicações para 2022

Além da demanda crescente de milhões de trabalhadores ou estudantes em casa, o último ano foi o momento para as empresas acelerarem seu roteiro de digitalização, introduzindo serviços digitais e implementando infraestrutura para rentabilizar essas ofertas.

Certamente essa mudança cultural e sua demanda continuará em crescimento nos próximos anos. Em um ambiente onde mais consumidores e empresas estão exigindo serviços digitais e engajamento digital, uma pergunta emerge: Quais seriam as principais tendências para operadoras de telecomunicações em 2022? A Alepo elencou as principais. Vamos a elas:

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Digitalização de modelos de negócios

A pandemia mudou completamente a forma como os clientes interagem com seus prestadores de serviços. Os assinantes de telecomunicações estão mais inclinados a escolher um provedor que ofereça serviços digitais onboarding. Embora muitos já tenham modernizado suas redes, em 2022, essas empresas continuarão a transformar as operações por meio da digitalização de infraestrutura e serviços.

Isso significa até mesmo substituir os pontos de contato físicos, como lojas ou agentes de suporte por canais automatizados. A experiência do cliente (CX) alcançará um patamar com vendas e suporte totalmente digitais, oferecendo controle total sobre suas assinaturas implementando automação completa.

Para suportar serviços e sistemas mais avançados e digitais, as operadoras também precisarão implementar operações e sistemas de backend mais flexíveis e ágeis. Isso inclui tecnologias como infraestrutura de hiper-escala, fluxos de trabalho automatizados, inteligência artificial (IA), aplicativos e muito mais. Muitas operadoras poderão introduzir uma “nova marca digital”, mais ágil e nativa em nuvem, em vez de tentar transformar sua complexa infraestrutura de rede existente.

Concentre-se em mudar de IoT para IoE

A conectividade é apenas uma parte do que teles poderão ofertar. Os modelos de negócios evoluirão para fornecer ofertas de serviços de ponta a ponta. Ou seja, estamos falando de ultrapassar as fronteiras de IoT (Internet of Things – Internet das coisas) para IoE (Internet of Everything – Internet de todas as coisas).

Enquanto a IoT conecta máquinas, a IoE vai além de conectar dispositivos móveis e facilita conexões inteligentes entre todos os tipos de dados, processos, pessoas, aparelhos e coisas. Essas conexões serão facilitadas em redes públicas ou privadas por meio de protocolos padrão, e cada uma delas poderá ser acessada e medida em tempo real. Com bilhões de conexões potenciais apoiando um ambiente mais cognitivo e inteligente.

Estamos falando de um mercado global de IoE que atingirá US$ 3,352 bilhões em 2022. Embora a implementação real esteja ainda distante para alguns mercados, haverá investimentos significativos em pesquisas e estudos para determinar as aplicações mais relevantes. Indústrias de manufatura e mineração provavelmente sairão na frente.

Aceleração das implantações em nuvem

O relatório Top Strategic Technology Trends for 2022 da Gartner prevê que até 2025, as plataformas nativas em nuvem servirão de base para mais de 95% das novas iniciativas digitais – que em 2021 foram menos de 40%.

A nuvem fornece uma série de benefícios às teles que vão muito além da implementação e custos operacionais baixos. Outra tendência que se tornará cada vez mais popular em 2022 é “pague à medida que você cresce”. Esse modelo significa que os operadores podem obter um tempo mais rápido para comercializar e minimizar os custos, pois eles só pagam pelos serviços que realmente usam. Isso traz relevância de mercado, onde testemunharemos uma maior competitividade.

5G e seus desdobramentos

A adoção de redes 5G começará a ganhar mais força em todo o mundo. Como essa rede fornecem vantagens de velocidade e largura de banda sobre WiFi e LTE, elas poderão mudar o jogo para empresas.

 Leia mais: Como o 5G vai poder melhorar a experiência do cliente

Em 2022, é provável que o 5G ajude a solidificar uma visão de “fábricas inteligentes”.  Poderemos ver empresas adotarem e exigirem recursos 5G como foco em transformação digital. Além de suportar os avanços já citados em IoT e IoE, sua conectividade ultrarrápida e confiável ajudará a construir fábricas sem fios e cabos. Isso ajudará a gerar receita economizando tempo e esforço, mantendo um chão de fábrica propício para robôs e máquinas automatizadas realizarem operações.

Cibersegurança

À medida que serviços digitais avançados se tornam predominantes as Teles precisam proteger esses dados para manter a confiança de seus clientes.  Isso significa implementar uma arquitetura de malha de segurança cibernética (CSMA), que ajuda a fornecer uma estrutura de segurança integrada para manter todos os ativos seguros, independentemente de sua localização.

Do ponto de vista de segurança, outra camada adicional que as teles podem fornecer é o eSIM. Ao transmitir os dados do SIM digitalmente, as operadoras podem eliminar a necessidade de um cartão SIM físico e endereço de entrega, protegendo os dados do cliente através da verificação on-line.

Leia mais: As principais tendências de cibersegurança em 2022

Conclusão

Em 2022, certamente o 5G aliado a oferta crescente de serviços digitais continuarão a impulsionar o crescimento do mercado para  as teles. Por outro lado, esse crescimento necessita de infraestrutura moderna. A próxima geração de consumidores irá alavancar soluções baseadas em nuvem e prontas para 5G. Além disso, a segurança consumidor de serviços de telecomunicações deve estar no centro dessas operações.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

O CX pós-pandemia do Dia e as perspectivas para o futuro | INSIGHTS DA LIDERANÇA #05

Customer experience: 22 tendências de consumo para 2022

Marcelo Brandão

Marcelo Brandão é jornalista e produtor de conteúdo no Grupo Padrão.

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

14 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

15 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

15 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

16 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

20 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

24 horas ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação