Pesquisar
Close this search box.
/
/
Débito, crédito, Pix ou boleto? 40% optam por dinheiro em espécie

Débito, crédito, Pix ou boleto? 40% optam por dinheiro em espécie

Pesquisa aponta que os jovens abaixo dos 25 anos e acima dos 65 preferem o uso do dinheiro em espécie para compras baratas

Neste mundo que clama e respira tecnologia, é preciso admitir que fica difícil reconhecer que há pessoas que ainda são “old school” para algumas atividades cotidianas. Afinal, tem quem acredite que os processos digitais têm trazido mais segurança a uma série de tarefas rotineiras, sobretudo para o meio de pagamentos com ou sem dinheiro, ao passo que existem pessoas muito mais apegadas ao mundo físico. E, por incrível que pareça, esse segundo grupo pode ser maior do que o esperado.

Um estudo da Gelt Brasil, empresa especializada em cashback, analisou o histórico de compras de supermercado de seus usuários no aplicativo para detectar tendências na forma de pagamento. O resultado foi interessante: 40% da base dos consumidores realiza suas compras com dinheiro em espécie — porcentagem que vem aumentando desde maio de 2021.

E o que é ainda mais surpreendente é que os usuários que realizam esse tipo de pagamento estão nos dois extremos da faixa etária: mais da metade deles estão abaixo dos 25 anos ou acima dos 65. “Aos poucos, com a vacinação avançando e as pessoas voltando para suas rotinas, é possível que o percentual de compras feitas com dinheiro em espécie aumente ainda mais. Estaremos atentos nos próximos meses”, diz Henrique de Mello Franco, CEO da Gelt no Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A ascensão do dinheiro em espécie no pós-pandemia

É claro que, ainda que haja uma grande amostragem mais do que disposta a pagar com dinheiro, a tecnologia também segue em alta com outras formas de pagamento, tanto via cartão — débito e crédito — quanto por Pix ou transferências bancárias. Deve-se levar em conta que 40% dos shoppers entre 46 e 55 anos também opta pelo cartão de crédito na hora de realizar uma compra de supermercado.

Leia mais: Como o Pix está democratizando a jornada digital das classes C e D?

Outro ponto evidenciado pela pesquisa diz respeito ao valor para pagamento em dinheiro. De acordo com a Gelt Brasil, quanto mais barata a cesta de compras, maior a chance de o valor ser pago em dinheiro. E quando ocorre o oposto — no caso de a compra ser mais cara —, a preferência é pelo cartão de crédito. Já para a modalidade de débito, a porcentagem se mantém estável ao longo dos anos.

Vale destacar que o estudo também analisou que o pagamento via crédito é mais utilizado pelas classes A, B e D, ao passo que quem paga em dinheiro é majoritariamente da classe C. “É importante lembrar que o cartão de crédito é utilizado em compras com ticket médio mais elevado”, ressalta o CEO.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Cibersegurança e confiança do consumidor

Há inúmeros pontos pelos quais a amostragem demonstrada na pesquisa prefere o uso do dinheiro vivo para algumas das compras. 57% destacam, segundo o Relatório do Varejo 2021, realizado pela Adyen, que realizam suas compras por esse meio de pagamento porque sentem que ele é mais seguro. Para esse público, o pagamento digital pode gerar uma série de situações perigosas, além de não trazerem tanta segurança para o consumidor.

Outro ponto que chama a atenção — e também explica o motivo do uso maior em compras mais baratas — é a insatisfação de deixar o dinheiro parado na carteira, posto que por vezes é visto como uma “sobra”, que não é inserida nas contas bancárias. Já que os brasileiros não têm o hábito de andar com uma grande quantia de dinheiro em espécie, ele é normalmente utilizado em compras pequenas.

Importante notar que entre as classes D e E, o uso do dinheiro em espécie é alto, o que reflete a falta de conhecimento e educação financeira, bem como a desbancarização para essa parcela da população.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Me dá um dinheiro aí: saque em lojas pode transformar o varejo

Aonde está o dinheiro? Os meios de pagamento na China, Estados Unidos e Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]