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Música e macarrão: como a Barilla revolucionou a experiência no pós-venda

Música e macarrão: como a Barilla revolucionou a experiência no pós-venda

Empresa criou uma lista de playlists no Spotify que marcam o tempo exato de cozimento de cada uma das massas comercializadas pela marca

Pensar a experiência do cliente (CX) muitas vezes é algo planejado apenas para a jornada de compra. Afinal, é mais que necessário promover um bom relacionamento com o consumidor para garantir a venda, mas muitas empresas se esquecem de trabalhar a fidelização — e isso inclui uma boa estratégia no pós-venda, ou seja, com a experiência do produto em casa.

Há muitas maneiras de monitorar essa etapa e de apostar em ações que ampliam ainda mais o relacionamento com a marca. Uma aposta criativa é incluir maneiras de se manter presente enquanto empresa na vida do consumidor, algo que a Barilla, marca de massas para macarrão, fez muito bem.

A companhia criou uma playlist de músicas que marcam o tempo exato de cozimento para cada tipo de massa que vendem. A ideia é aproximar o público da cultura italiana tradicional, que tem o costume de saborear o macarrão ou a lasanha com a massa “al dente”, ou seja, em um ponto no qual a refeição fica mais firme e ideal para se comer com molho.

Assim, a marca encontrou um espaço especial para se reconectar com o cliente mesmo após a compra — além de trazer um conteúdo relevante para seus consumidores.

“É um verdadeiro timer de cozinha no Spotify que tem o poder de transformar a espera em uma oportunidade para ouvir música boa, se entreter e descobrir artistas italianos diferentes do habitual”, aponta a Publicis Italy em comunicado à imprensa.

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Macarrão e música para cozinhar da melhor forma

Toda a ideia da campanha gira em torno de cozinhar com afeto. Afinal, é preciso enxergar o momento como uma oportunidade para relaxar e transmitir, por meio da comida, um aconchego que só o macarrão proporciona.

Ao todo, a Barilla criou oito playlists de músicas no Spotify — “Mixtape Spaghetti”, “Boom Bap Fusilli”, “Pleasant Melancholy Penne”, “Moody Day Linguine”, “Top Hits Spaghetti”, “Best Song Penne”, “Timeless Emotion Fusilli” e “Simply Classics Linguine” — que compreendem todos os tipos de massa vendidos pela marca: espaguete, fusilli, linguine e pene. O tempo total da playlist, que normalmente comporta até cinco faixas, compreende também o tempo ideal de cozimento de cada tipo de massa.

A campanha foi desenvolvida pela agência Publicis Italia e conta com tanto com músicas de artistas famosos — tais como Harry Styles, Dua Lipa, Madonna, entre outros — quanto com músicas italianas de bandas mais modernas. A ideia é aproveitar o tempo ideal do cozimento para conhecer um pouco mais da cultura atual da Itália.

Em cada uma das playlists há o tempo total de cozimento, bem como uma pequena descrição sobre a marca e a escolha de músicas escrita em italiano. Todas as playlists abrigam um aviso de nove segundos para avisar o momento correto de retirar a massa da água quente.

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Uma aposta de marketing e experiência no pós-venda

A ação da Barilla é uma maneira mais criativa de sair do habitual e inovar o relacionamento com o cliente em casa, uma aposta muito importante, sobretudo no contexto da pandemia.

Além de promover mais conteúdo relevante e bem-estar, toda a campanha tem capas de playlists assinadas por artistas de fama internacional, tais como Emiliano Ponzi, Van Orton, Alessandro Baronciani, Mauro Gatti, Carol Rollo, Nicola “Nico189” Laurora, Fernando Cobelo e Andrea Mongia.

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