Pesquisar
Close this search box.
/
/
Trabalho e produtividade: bem-vindo a era “work-from-anywhere” (WFA)

Trabalho e produtividade: bem-vindo a era “work-from-anywhere” (WFA)

Antes da pandemia, o WFA era relacionado a áreas específicas. Hoje, ele veio para ficar! Saiba como liderança e tecnologia auxiliam essa tendência

O termo work-from-anywhere (WFA), traduzido literalmente para “trabalho em qualquer lugar”, nunca foi tão avaliado e implementado por empresas nos últimos dois anos. Antes da pandemia, o termo WFA era apenas relacionado a áreas muito específicas ou através de colaboradores terceirizados.

Hoje, observamos que essa tendência veio para ficar e permeia as principais decisões de empresas ao redor do mundo. Estudos indicam que mesmo quando a pandemia acabar, até um quinto da força de trabalho poderá estar totalmente remota.  Nesse caminho, não basta criar uma cultura empresarial atenta, mas, sobretudo, investir em suporte tecnológico adequado.

A aceleração e adoção de soluções digitais como plataformas de produção, orientação e análise de resultados é determinante para o sucesso do WFA. De acordo com o estudo “Work from Anywhere”, da Avaya, a maioria das empresas mudou suas prioridades de tecnologia, com 77% repensando a experiência do funcionário e 52% aumentando a prioridade do software de colaboração. O relatório também revela que 71% dos tomadores de decisão de tecnologia reconhecem a adoção mais rápida de novas tecnologias em suas organizações.

“Essas mudanças rápidas podem intimidar muitos executivos. No entanto, as empresas que adotaram o WFA estão obtendo benefícios que nunca pensaram ser possíveis”, avalia Anthony Bartolo, VP e Chief Product Officer da Avaya em artigo sobre o tema.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a experiência do cliente

Criando um modelo WFA que funcione

Para transformar o WFA em um modelo de sucesso, Anthony Bartolo, elenca alguns tópicos importantes:

Avaliação de resultados – O tempo gasto no escritório não é mais um parâmetro viável da produtividade ou dedicação ao trabalho. Em vez disso, a única medida de sucesso são os resultados, o que obriga os gerentes a se concentrarem em como treinar e orientar os colaboradores para ajudá-los a obter melhores resultados.

Potencializar equipes distribuídas – A diversidade e o maior nível de expertise de equipes distribuídas geograficamente permitem que elas inovem e resolvam problemas mais rápido. A composição dessas equipes também pode ser alterada instantaneamente para atender às demandas em evolução do projeto e do mercado.

Reimaginar o espaço de trabalho – em vez de um cubículo, sala de conferência, sala de descanso e escritório do gerente – que na verdade criam barreiras e estabelecem hierarquias – um conjunto integrado de ferramentas de colaboração pode manter os funcionários conectados e produtivos, não importa onde estão. Essas ferramentas devem ser consideradas um fator crítico de sucesso. O resultado é um espaço de trabalho digital imersivo onde as equipes podem facilmente enviar mensagens, se encontrar, compartilhar conteúdo, gerenciar tarefas e colaborar.

A Importância tecnológica no modelo WFA

Adaptação ao modelo de trabalho WFA requer avaliação das diferentes soluções tecnológicas existentes no mercado. Um bom parceiro tecnológico trará clareza e implementação assertiva para os resultados esperados. Por isso, fique atento para a complexidade do WFA. Integração e unificação das ferramentas digitais que priorizem uma experiência única. Facilidade para resolução de problemas. Utilização de tecnologias avançadas e habilitadas por inteligência artificial (IA). E por fim, liberdade e elasticidade para adequação e expansão à suas necessidades de negócio.

Sem dúvida, o work-from-anywhere se consolidará ainda mais no Brasil. E para atender aos desafios deste modelo remoto, atenção e cuidado com a tecnologia a ser adotada é o primeiro passo. Hoje, o moderno é ser remoto. O produtivo é ser digital. Como bem frisa, Anthony Bartolo, da Avaya. “os melhores e mais brilhantes profissionais nunca ficarão satisfeitos em trabalhar com ferramentas antiquadas que limitam sua capacidade”.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a experiência do cliente


+Notícias

Trabalho remoto: a necessidade que virou oportunidade

O poder é do consumidor: os desafios e as oportunidades da jornada personalizada

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]