A gamificação no tratamento e na reabilitação dos pacientes

Conheça o Myobox, um game que auxilia o treinamento muscular de pacientes com a participação ativa, porém remota, do fisioterapeuta

Foto: Pexels

Você já ouviu falar de “jogos sérios”? Calma, não tem nada a ver com o filme “Jogos Vorazes”. Os chamados serious games ou, na tradução literal, “jogos sérios”, entram na categoria de gamificação para programas de treinamento, reabilitação ou aprendizagem, como simuladores de voo, capacitação de operadores nas indústrias, plataformas educativas e na área de saúde, que ajudam no tratamento e reabilitação de pacientes.

Um exemplo de serious games para a área da saúde é a solução desenvolvida pela NeuroUp, uma startup de Recife que participou do Batch #3 do Samsung Creative Startups, programa nacional de aceleração de startups da Samsung. A empresa criou um equipamento com sensor de biofeedback chamado Myobox, que auxilia o treinamento muscular dos pacientes com a participação ativa, porém remota, do fisioterapeuta.

Na prática, o Myobox é fixado na pele através de eletrodos adesivos. Os eletrodos  possuem alta adesão e podem ser colocados com conforto em várias regiões do corpo. Com o aparelho e o sistema de gamificação, o profissional descreve os exercícios que devem ser feitos e o paciente pode cumpri-los ao mesmo tempo em que joga. O paciente controla uma espaçonave por meio de movimentos de relaxamento e contração dos músculos para destruir asteroides em seu caminho.

O jogo transcorre na tela do smartphone e, quanto maior a taxa de acerto dos asteroides, melhor é o desempenho do usuário nos exercícios e, consequentemente, melhores serão os resultados do treinamento muscular.

gamificacao

Imagem: neuroUp

Segundo seus idealizadores, essa tecnologia facilita a prática dos movimentos e reduz o índice de abandono do tratamento. Ao permitir que o paciente tenha participação mais ativa em sua própria recuperação a plataforma da NeuroUp desperta um senso de colaboração junto ao profissional que faz o acompanhamento e propicia uma evolução mais tangível.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente

Armazenamento em nuvem e relatórios

Além de todos esses benefícios, o sistema possibilita a realização dos exercícios em qualquer lugar. Essa é uma vantagem não apenas para o paciente, que pode evitar deslocamentos frequentes ou manter o treinamento muscular em viagens longas, mas também para os profissionais, que têm a facilidade de acompanhar o progresso do treinamento em relação às atividades propostas.

Ao final da sessão, os dados do usuário são armazenados em nuvem e o servidor da NeuroUp envia um relatório em PDF, que pode ser salvo, impresso e compartilhado com o fisioterapeuta, permitindo até mesmo a análise biomecânica e de simetria entre músculos.

“Esse é um exemplo claro de como a tecnologia e a inovação podem contribuir para a criação de soluções cada vez mais criativas e eficazes, que facilitam o dia a dia das pessoas e renovam as práticas e o acesso a saúde e bem-estar”, enfatiza, Paulo Quirino gerente de Inovação da Samsung.

Ferramentas de gamificação estão ganhando cada vez mãos espaço no aprendizado, na educação e na evolução dos serviços.  Com a mudança de comportamento dos consumidores, a gamificação pode ajudar marcas a atraírem um público interessado nas possibilidades e experiências digitais. Por isso, vale a pena ficar atento ao alcance da gamificação para diversos setores, e como ela aproxima consumidores e marcas. Para a saúde, ela permite que os usuários tenham maior controle sobre suas rotinas de reabilitação, por exemplo, e a liberdade para decidir o melhor local e horário para realizar seu tratamento. E claro, de um jeito bem mais divertido.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias sobre a experiência do cliente


+Notícias

Três tendências que valem a aposta no varejo em 2022

A revolução no atendimento por voz para acessibilidade e educação




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS