Guia para antecipar imprevistos do caminho: as ideias da CEO da Best Buy

Veja como a Best Buy conseguiu superar as consequências da pandemia e ainda competir fortemente com a gigante Amazon

Foto: Shutterstock

O setor de varejo está completamente envolvido pelas mudanças em seu ecossistema de negócios, desde o abastecimento até as vendas. Os melhores varejistas do mercado se mantêm ​​à frente dos concorrentes avaliando o cenário e utilizando as alavancas apropriadas para dar respostas ágeis a novos desafios e oportunidades de crescimento.

Neste bate-papo com Mathew Shay, CEO da NRF, e com a CEO da Best Buy, Corie Barry, a NRF 2022 pôde trazer diversos insights sobre a evolução dos negócios da empresa, comportamentos de compra do consumidor e varejo em geral. Foi uma conversa sobre as mudanças dos últimos 22 meses; a série de estratégias que a Best Buy implantou para se diferenciar dos concorrentes, como o uso de consultores, designers, serviços e suporte; a combinação de seu conhecimento especializado com a evolução do modo de comprar dos clientes. Fatores que se somaram aos investimentos anteriores na modernização da cadeia de abastecimento que minimizaram as interrupções de fornecimento de produtos e permitiram um aumento de estoque em comparação com os níveis dos últimos dois anos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Corie iniciou sua gestão justamente no princípio da pandemia, um período no qual ela teve de pensar na saúde segurança dos colaboradores e dos clientes, além da implementação de alternativas estratégicas para superar os efeitos do vírus. Para ela, o ponto decisivo foi ouvir o máximo de cientistas e especialistas para construir a melhor infraestrutura para acomodar os clientes e funcionários com segurança. A base da experiência Best Buy passou por fazer com que todos se sentissem seguros nos ambientes físicos da loja. E como a CEO descreve os resultados das festas de fim de ano (nos EUA, o Dia de ação de graças é ate superior à Black Friday do Natal)? Corie diz que a empresa performou bem, mas não sem algum nível de surpresa – com uma mudança de ambiente e de humor em questão de dias, com a chegada da Ômicron.

Tendências mestras para a Best Buy

Matthew Shake comentou que diversas tendências se alinharam nesse período recente e como elas foram recebidas e trabalhadas pela Best Buy, entre elas a prevalência da segurança, que é importante e componente da experiência.

Corie Barra destaca também a conveniência. No segmento da Best Buy, o consumidor define a conveniência e demanda conforto digital. Ele quer um nível de experiencia digital como nunca antes. A CEO também destaca a relevância dos planos de carreira para os colaboradores e como a empresa pode dar a eles condições de se realizarem profissionalmente e transmitirem esse acolhimento para o cliente.

Best Buy

Corie Barry, CEO da Best Buy | Foto: Reprodução NRF 2022

A essência da visão da Best Buy agora é criar ambientes nos quais os clientes se sintam conectados entre si e com a marca, considerando toda a jornada omnicanal, todos os pontos de contato profundamente otimizados. É importante que o cliente entenda que todo o processo seja percebido como fluido, confortável e orientado à sua experiência. A expectativa do cliente vem sempre à frente de cada decisão de negócio.

Evidentemente que para centrar a operação na experiência do cliente, Corie Barra tem que focar demais na qualidade da execução. É essa capacidade que torna Best Buy hábil para enfrentar as múltiplas transformações que se sucedem, particularmente quando encaram um consumidor que não é estático, que está em constante evolução.

Nesse sentido, uma prática da empresa, uma vantagem competitiva é realmente dominar a categorias e eletrônicos, investigar e oferecer conhecimento de alta qualidade em tudo o que se relaciona a produtos dessa natureza.

Percepções, mudanças e propósitos

A Best Buy acredita que pode realmente melhorar a vida das pessoas. Essa crença está no estopo da visão da empresa do futuro, uma empresa capaz de engajar clientes e colaboradores, balanceando fornecedores e atuação nas comunidades. A empresa fomenta a criação de times influentes nas comunidades para criar valor de longo prazo. Todas as partes interessadas têm voz e todas elas encontram ressonância na companhia.

A perspectiva de Corie Barry é que a tecnologia se traduz sempre em inovação constante que pode e deve se refletir em benefícios e oportunidades para os clientes. Ela acredita nas intersecções omnicanais, em diversas formas de oferecer mais conveniência para os clientes, tornando toda a jornada cada vez mais simples e funcional. O uso intenso dos dados leva à uma procura incessante da otimização da experiência com reflexos na personalização. Quanto mais personalizadas, melhores as experiências oferecidas a cada cliente. Este propósito de centrar esforços, talento e foco na experiência mantém a Best Buy competitiva, mesmo diante de um concorrente formidável e agressivo como a Amazon.

E de que forma a empresa está apta a lidar com a incerteza. Há muitas forças em ação que demandam velocidade de reação e agilidade nas decisões. Não se pode transformar um negócio em poucos meses: “flexibilidade é necessário, temos de abraçar esse ambiente de mudança constante e todas as variáveis para que possamos manter nossas empresas sempre adaptáveis e saudáveis”, finaliza Corie Barry.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bru Fallani ❤️ (@brunafallani)


+ Notícias

Dias de euforia ou de adversidades: perspectivas para 2022

Encontro marcado com a Geração Z: uma jornada por valores de marca combinados com a conectividade




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS