Mais de 150 toneladas de alimentos doados, impactando a vida de mais de 3 milhões de pessoas somente no ano de 2021. Esse é o resultado do trabalho realizado pela startup social Comida Invisível, que nasceu há cinco anos, fruto de uma indignação durante um momento de lazer. Quem nos conta essa história é Daniela Leite, fundadora e CEO da empresa, que tem como premissa conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações.
“A busca por frutas frescas para fazer uma geleia com meu filho me levou a uma visita ao CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), onde me deparei com pilhas de frutas e vegetais que, por estarem no ponto ideal de consumo, tinham perdido valor comercial”, diz. “Naquele momento, passei a ver, nos alimentos que iriam para o lixo, os rostos das pessoas que poderiam ter acesso a eles. Após mais de um ano de pesquisas e mapeamento com executivos do CEAGESP e outros entusiastas, além da revisão das legislações, nasceu a base para o Comida Invisível, uma startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, que tem por missão reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta. Acreditamos que a tecnologia está a serviço do humano para a construção de uma economia mais sustentável, local e circular. Oferecemos uma plataforma completa, que conecta quem tem alimento para doar e quem precisa dele”, explica a CEO.
Hoje, são mais de 3.500 pessoas físicas cadastradas, 400 entidades (ONGs) e 150 empresas que utilizam a plataforma como forma de combater o desperdício, em todo o Brasil.
Fome x desperdício de alimentos
De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o mundo desperdiça 931 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa 17% da produção total.
Enquanto isso, a fome no Brasil avança e atinge 19,1 milhões de pessoas — ou 9% da população brasileira com a insegurança alimentar —, segundo o levantamento mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
Como funciona o Comida Invisível?
Por meio do uso de tecnologia e geolocalização, o Comida Invisível conecta quem tem alimentos em condições de consumo com quem precisa deles. Portanto, o doador se cadastra na plataforma e informa qual alimento quer doar, além de dizer a data de validade do produto e informações sobre a data de retirada. Do outro lado, a parte interessada em receber o alimento, que também deverá se cadastrar na plataforma, dá um aceite nessa doação, confirmando com o doador os trâmites de entrega. O alimento inserido na plataforma demora, em média, oito minutos para encontrar um destino.
Para ter acesso à plataforma e participar desse processo, as partes (doadores e receptores) assinam compromissos de responsabilidade, que incluem a correta manipulação e armazenamento dos alimentos, além de um treinamento obrigatório que segue as normas da Anvisa. Dessa forma, há garantias de segurança a todos os envolvidos. “Além disso, temos a plataforma Comida Invisível Educa, a parte educacional do projeto, com treinamentos de Boas Práticas de Alimentação voltados para as ONGs e os restaurantes que realizam doações por meio da plataforma. Nesse ambiente — disponível a 100% das ONGs e cujo acesso se dá pela plataforma de doação de alimentos —, os assinantes têm à disposição cursos, receitas, informações e dicas de redução de desperdício. Enquanto o usuário aprende, acumula ‘Sementes’ — uma moeda virtual que poderá futuramente ser trocada por produtos e descontos”, comenta a fundadora.
Cinco anos impactando o planeta e a vida de quem tem fome
Fundada em 2016, a startup conquistou, ao longo de sua trajetória, avanços que vão além da doação de alimentos em si e contribuem para a geração de valor compartilhado.
“Somente este ano avançamos com os recursos de gestão disponíveis na plataforma e firmamos parcerias importantes para a ampliação do aspecto educacional da nossa iniciativa. Em 2021, o Instituto BRF (IBRF) nos ajudou a ampliar a atuação e impacto da plataforma e apoiou o lançamento do Comida Invisível Educa, assinando os primeiros treinamentos. Ainda em 2021, a Ajinomoto lançou uma campanha inédita e fará doações pela plataforma até dezembro de 2021. No que diz respeito aos avanços tecnológicos, a enorme demanda por gestão e reporte de informações relacionadas à agendaESG fez com que passássemos a disponibilizar uma série de indicadores de gestão socioambiental para as empresas, que utilizam a plataforma para suas doações. Dessa forma, cada organização pode ver como a sua doação gera valor reduzindo emissões de carbono e transformando a vida de pessoas que necessitam daqueles alimentos”, pontua.
É proibido doar alimentos?
Nunca foi proibida a doação de alimentos, mas sempre houveram dúvidas em relação à responsabilidade civil neste ato. Um grande avanço nesse sentido aconteceu com a promulgação da Lei 14.016/20, que entrou em vigor em 25 de junho de 2020 e autoriza os estabelecimentos que produzem e fornecem alimentos a doarem gratuitamente os excedentes não comercializados e ainda próprios para consumo humano.
De acordo com a Lei, os estabelecimentos responsáveis pela doação (o doador) e o órgão ou empresa responsável por levar os alimentos até as pessoas (o intermediário) não são mais responsáveis por eventuais danos causados pelos alimentos. A exceção existe quando fica provado que qualquer dano encontrado no alimento seja proposital.
Essa proteção jurídica trazida pela lei de doação de alimentos é essencial para que empresas, restaurantes, supermercados possam realizar doações sem correr riscos.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
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Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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