Foto: Free Pik
2022 tem todos os requisitos para ser um grande período para os negócios. Mais recuperado que os outros dois antecedentes, este ano reserva a chegada de tecnologias almejadas, maior debate com a sociedade, mudanças no atendimento, jornada e experiência, novos hábitos de consumo, entre tantas outras novidades.
As mudanças já estão sob a mesa, basta ter a perspicácia para acompanhá-las. E uma série de empresas já apontam hábitos de consumo para o mundo corporativo em 2022, como a Euromonitor, que recentemente anunciou dez tendências globais de consumo para este ano.
A pesquisa é baseada em um recorte anual, chamado “Top 10 Global Consumer Trends” e mostra algumas tendências de comportamento do consumidor para nortear estratégias e planejamento nas tomadas de decisão. Confira o ranking:
De acordo com a Euromonitor, os consumidores têm encontrado soluções criativas para aquisição dos produtos que desejam. É bem provável que cresçam em todo o mundo as alternativas no e-commerce — que segue com uma tendência mais phygital —, sobretudo para a busca de itens de desejo.
E, com a escassez de determinados produtos após sucessos de vendas, é de suma importância que as empresas adotem um plano B para fornecimento de suas mercadorias, em especial para momentos de muita vazão — datas sazonais e Black Friday, por exemplo.
Nos últimos dois anos, a conversa sobre a sustentabilidade ganhou uma proporção muito maior para os consumidores, fato que consequentemente afetou o comportamento das empresas quanto a venda e produção de seus produtos.
A pesquisa alerta para o conceito de “eco-ansiedade” por parte dos consumidores, que estão bem mais atentos às mudanças climáticas e devem impulsionar, em 2022, um ativismo ambiental mais presente.
A Euromonitor apurou que 35% dos consumidores globais reduziram suas emissões de carbono em 2021, um forte indicativo de hábitos de consumo para este ano.
Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Com toda essa inclusão digital acelerada pela pandemia, todas as gerações ficaram mais próximas do mundo online. E isso atingiu principalmente os mais velhos: a pesquisa da Euromonitor ressalta que os seniores ficarão mais experientes tecnologicamente.
Em linhas gerais, isso implica dizer que as marcas precisam se adaptar cada vez mais às necessidades desse público e adequar seus sites e comunicações com uma centralidade que vai além dos jovens nativos tecnológicos.
Vivemos um momento forte de educação financeira, uma necessidade antiga que está ditando o sucesso da maior parte dos bancos digitais. O consumidor está bem mais informado e deixou de ter “medo” do assunto finanças: está mais que disposto a ter uma gestão mais democrática de seu dinheiro.
Para se ter ideia, mais da metade dos consumidores globais acredita que estará mais estável economicamente nos próximos cinco anos, conforme relata a pesquisa da Euromonitor.
Com esse movimento, a gestão do consumo também tende à mudança e o consumidor passa a estar mais atento ao pagamento dos serviços e produtos que adquire.
Se teve algo que a pandemia transformou nos consumidores foi o foco na saúde física e mental. Ao longo do globo, milhares de pessoas adoeceram e sentiram os impactos da ansiedade e depressão gerada pelo isolamento social.
Para a Euromonitor, 2022 será o momento da grande renovação da vida: os consumidores devem focar ainda mais no crescimento pessoal e no bem-estar, algo que direciona muito os produtos e serviços que procuram. Será o momento de estar em paz consigo mesmo, refletindo esses hábitos nas compras.
O ano já começou com uma série de anúncios de diversas empresas em avanços tecnológicos para dar entrada no metaverso. E tudo indica que as relações de consumo serão priorizadas por lá, posto que ele funcionará como um grande acelerador de inovações e tecnologia.
Dessa forma, o mercado espera um crescimento de ecossistemas digitais 3D e imersivos, bem como o aparelho necessário para isso. Segundo a Euromonitor, as vendas globais de headsets AR/VR obtiveram um crescimento de 56% desde 2017 até agora. Só em 2017, o setor angariou US$ 2,6 bilhões.
Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Tanto por uma questão financeira quanto sustentável — a ver pela alta no interesse da construção de uma economia circular —, os produtos de segunda mão devem ganhar destaque nesse ano mundo afora.
As plataformas que garantem essa venda e compra de produtos usados já mostraram um forte crescimento nos dois anos iniciais da pandemia e seguem fortes em 2022. Esse crescimento também reflete uma avaliação do próprio consumidor em manter ou revender produtos parados em casa.
Com o conceito de anywhere office, há uma tendência de voltar a viver mais afastado da cidade. A pesquisa mostra que os consumidores têm preferido lugares mais seguros, maiores, limpos e com maior contato com a natureza — conceitos mais difíceis dentro das cidades.
Da mesma forma que há um investimento maior em itens e serviços que priorizem a saúde mental, as pessoas também buscam hábitos que as valorizem, uma forma de exercitar o amor-próprio. É tempo de abandonar a depreciação e valorizar o ser humano como íntegro.
Para a Euromonitor, autenticidade, aceitação e inclusão serão conceitos prioritários para os consumidores e haverá um intrínseco investimento em um estilo de vida mais leve.
Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
É verdade que muitas pessoas enfrentaram problemas de socialização durante a pandemia. Agora, dois anos após um longo período de isolamento, os consumidores reaprenderem a sociabilizar.
A Euromonitor acrescenta que 76% dos consumidores globais tem tomado mais cuidado ao sair de casa e esse tende a ser um hábito duradouro.
+ Notícias
Dias de euforia ou de adversidades: perspectivas para 2022
Brasileiro amplia uso de pagamentos digitais: 49% já o fazem via app
Além de recursos com hospedagem em nuvem, o aplicativo também contará com uma versão Business…
Fintech investe na ampliação das conexões com os clientes, uma das estratégias é o site…
Para CEO do International Workplace Group (IWG), o futuro do trabalho remoto está ligado ao…
Unir comunicação, marketing e dados passa a ser indispensável
As perspectivas para o mercado brasileiro são otimistas.
Companhias que investem nessa filosofia registram aumento de produtividade e engajamento entre os colaboradores
Esse website utiliza cookies.
Mais informação