Comportamento

Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

É provável que você, como colaborador ou gestor de uma empresa, tenha refletido em algum momento de sua carreira a respeito do tempo que economizaria caso adotasse o modelo de home office e não precisasse ir e voltar para o local de trabalho todos os dias. Para grande parte da população de uma cidade como São Paulo, é possível que cada um desses deslocamentos tome quatro horas do dia ou 60 dias por ano. Apesar disso, o trabalho remoto só passou a ser de fato adotado diante das necessidades impostas pela pandemia de COVID-19.

Com a disseminação do novo coronavírus, houve uma corrida pelo home office e pela estruturação de ambientes propícios ao trabalho dentro da casa dos colaboradores. Nesse cenário, destacaram-se as organizações que já estavam prontas para a mudança. “O home office planejado faz toda a diferença, inclusive porque é possível contratar pessoas que têm o perfil ideal para esse modelo, em vez de simplesmente transferir os colaboradores de um local para outro”, explica Fabio Boucinhas, CEO da Home Agent.

Ele fala do assunto com propriedade. O executivo começou em 2011 o primeiro negócio focado na terceirização de serviços de contact center 100% remoto – em uma época em que esse assunto era discutido apenas em empresas com coragem para inovar. “O home office era apenas uma possibilidade futura, mas a pandemia fez com que o modelo fosse disseminado”, detalha. O aumento da demanda mudou a Home Agent de patamar, inclusive porque muitas empresas que ainda testavam o modelo decidiram expandi-lo.

O perfil do home office

Os benefícios presentes no modelo oferecido pela Home Agent vão além do que pode ser percebido a partir dos KPIs das empresas. Boucinhas conta que, antes de trabalharem na companhia, 85% dos colaboradores estavam desempregados ou em uma ocupação informal. O motivo? A maioria dessas pessoas mora longe e/ou é mãe e, caso saiam de casa, não podem ou não querem ou deixar os filhos sozinhos. “Só no ano passado devolvemos 63 anos de vida para a equipe”, comenta. O cálculo parte do princípio de que cada uma dessas pessoas gastaria 60 dias de vida ou 4 horas por dia no transporte público ou privado.

Dessa forma, foram economizadas 500 mil viagens de transporte público e 250 toneladas de carbono. Além disso, o Vale Alimentação disponibilizado para os funcionários tende a ser utilizado dentro do bairro, em um processo de fomento da economia local. “Outra vantagem é o time é qualificado, engajado e experiente”, afirma. “A maior parte do nosso time é formada por mulheres em torno de 35 anos e 60% concluíram o Ensino Superior”.

Como afirma o CEO, para a Home Agent, desafios que surgiram na migração do trabalho in loco para o remoto não são novidade: já estão superados.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Inovação para o mercado

Naturalmente, a expertise da Home Agent permitiu identificar necessidades de mercado que surgiram ao longo da pandemia. A plataforma Remote by Home Agent, lançada em Novembro de 2021, é uma prova disso. Ela reúne todas as funcionalidades desejadas pelas empresas para a efetiva gestão do trabalho dos times das áreas de negócio, suporte administrativo e atendimento que atuam no modelo de home office.

A partir dessa tecnologia, as empresas podem adaptar seus processos e ferramentas para gerir a produtividade e melhorar o tempo de dedicação, por exemplo. Entre as possibilidades oferecidas pela solução, estão a gestão da escala de trabalho integrado ao ponto eletrônico, gestão da produtividade e ociosidade, comunicação integrada, segurança com biometria e monitoria, bloqueios amplos de acessos e alertas do consumo de infraestrutura.

A ferramenta foi desenvolvida para ser transparente e sem impacto na performance das estações de trabalho: agrupa todas as funcionalidades oferecidas nos diversos apps especialistas em uma única solução e tem, como grande diferencial, o fato de ter um único controle de acesso, instalação, atualização e suporte aos usuários. Além disso, a Remote proporciona ganhos de produtividade e custo operacional com instalação, manutenção, atualização de licenças e controles de pagamento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Simplicidade e humildade: os caminhos para tornar a agenda ESG acessível a todos

Guia para antecipar imprevistos do caminho: as ideias da CEO da Best Buy


 

Melissa Lulio

Content Designer

Postagens recentes

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

Iniciativas de grandes players do mercado já estão em estágio avançado

15 horas ago

Na Via, o varejo se transforma em ponto de experiências

Na Via, tecnologias, omnicanalidade e novos serviços impulsionam experiências e satisfação dos clientes; confira os…

15 horas ago

Tendências da Inteligência Artificial nos negócios e na sociedade

Vinte anos atrás a Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme. Agora, ela não só…

16 horas ago

Sala Ágil: conheça uma das apostas do Bradesco para a solução de demandas com o consumidor

Durante A Era do Diálogo deste ano, Nairo Vidal, diretor e ouvidor do banco, falou…

17 horas ago

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento…

21 horas ago

Experiência do colaborador: dados aproximam gestores de liderados e aumentam produtividade

Olhar para a experiência do funcionário é essencial para entregar um produto ou serviço diferenciado…

1 dia ago

Esse website utiliza cookies.

Mais informação