Pesquisar
Close this search box.
/
/
O “Pix” ao redor do mundo: como o pagamento instantâneo eletrônico funciona em outros países

O “Pix” ao redor do mundo: como o pagamento instantâneo eletrônico funciona em outros países

Índia lidera ranking com o maior número de transações financeiras feitas por dia; Reino Unido, Estados Unidos e China também são destaques na pesquisa

Querido pelos consumidores e empresários, o Pix já completou mais de um ano de funcionamento no Brasil e é conhecido por ser um modelo de pagamento instantâneo eletrônico que facilita as transações financeiras, já que as transferências ou pagamentos são feitos em qualquer lugar e a qualquer momento do dia.

Anunciado pelo Banco Central em 2020, o Pix é uma alternativa ao processos feitos através do TED e do DOC e abrange uma série de vantagens para os brasileiros, já que é rápido, prático e sem custos para as pessoas físicas. Além disso, o meio de pagamento é super seguro, uma vez que as informações pessoais utilizadas neste novo modelo são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pelo sigilo bancário, regulamentado pela Lei Complementar nº 105.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais tendências do universo do CX

Pix e a cibersegurança: seus dados estão protegidos?

Nesse sentido, o Banco Central vem investindo na cibersegurança e, consequentemente, na preservação dos dados dos usuários, já que além da identificação inicial, feita através de senhas, reconhecimentos biométricos ou tokens, o Pix é criptografado para circular na Rede do Sistema Financeiro Nacional, o que reduz ainda mais os riscos de fraudes e melhora a experiência do cliente.

E quais são as desvantagens do Pix? Como nem tudo são flores, o sistema precisa de algumas melhorias e implementações. Por exemplo, ele não possibilita que as transferências sejam parceladas nem permite que o valor pago seja estornado, em caso de erros por parte dos usuários. A exceção no caso de transações B2M, em que o pagamento é para pessoa jurídica, é possível fazer o estorno, do mesmo jeito que uma transação com cartões de crédito e débito.

Leia mais: O consumidor pode pedir o estorno do PIX em caso de fraude?

Outro ponto importante a ser considerado é que o uso desta ferramenta exige a conexão pela internet, o que pode ser um problema para as pessoas que não tem fácil acesso ao Wi-Fi, por exemplo.

Agora que você já está por dentro dos principais dados referentes ao processo de digitalização dos formatos de pagamento, vamos ao que interessa: como o Pix funciona em outros países?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais tendências do universo do CX

Pagamentos instantâneos pelo mundo: Índia e Reino Unido servem de inspiração para o Brasil

Segundo a pesquisa “Flavors of Fast”, 56 países usufruem de modelos de pagamento instantâneo atualmente, como a Índia, que ocupa o primeiro lugar no ranking dos países com a maior quantidade de transações feitas no mundo: 41,4 milhões de transações em tempo real/por dia.

O Reino Unido também não fica muito atrás e, desde 2008, usufrui dos benefícios do Faster Payments, um sistema de pagamento semelhante ao Pix que efetua, em média, cerca de 7 milhões de transações diárias.

De acordo com o sócio do escritório Ernesto Borges Advogados e MBA em Direito Empresarial, Mauricio Aude, o funcionamento de ambos os formatos de pagamento foram essenciais para o desenvolvimento do Pix no Brasil: “os modelos que mais inspiraram o Brasil foram a UPI (Interface Unificada de Pagamentos da Índia) e o Faster Payments, implantado pelo Reino Unido, tanto por conta do volume de transações, quanto pelos valores médio diários envolvidos”, inicia o advogado, que complementa: “esses países demonstraram ao mundo todo a possibilidade de prover ao cliente um serviço bancário desburocratizado, rápido, eficiente, simplificado e, acima de tudo, seguro, na medida em que garante o sigilo bancário e a eficiência dos serviços”, finaliza.

“Pix” na China e nos Estados Unidos

Outros países também aderiram aos modelos de pagamento rápido, como a China, que realiza 38,3 milhões de transações diárias por meio do Internet Banking Payment System (IBPS) e possui um mercado de pagamentos dominado pelas gigantes Alipay (Alibaba) e WeChat Pay (Tencent).

Os Estados Unidos, por sua vez, possuem um grande número de formatos de pagamento e instituições financeiras, o que deve ser reduzido com a chegada do FedNow, um “Pix” norte americano que será lançado nos próximos anos pelo Federal Reserve (FED).

Na pesquisa, os cientistas listam ainda outros países espalhados pelo globo, como a Austrália, que possui o NPP (New Payments Platform), o Chile, com o TEF (Transferencias en Línea), o Japão, que utiliza o Zengin e o México, que faz uso do SPEI (Sistema de pagos electrónicos interbancarios).

No geral, todos os formatos de pagamento eletrônico tendem a facilitar o dia a dia dos consumidores e empresários, principalmente neste período pós-pandemia.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais tendências do universo do CX


+ Notícias

Pix avança em seus serviços e apresentará novidades em 2022

Sofri um golpe no PIX: e agora?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]