Por que cartões co-branded crescem no Brasil?

Comodidade, benefícios exclusivos e cashback vêm atraindo cada vez mais consumidores de cartões co-branded; mas fique atento para não se endividar

Foto: Pexels

O cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa feito em parceria com uma instituição financeira, criados para fidelizar clientes, que podem utilizá-los em qualquer estabelecimento, desde que aceitem a bandeira estabelecida no cartão. A Visa, por exemplo, informou que a quantidade de transações com cartões co-branded Visa atingiu 90% de crescimento (somente entre setembro de 2021 e igual mês do ano anterior). De acordo com a companhia, a comodidade e a segurança da tecnologia do pagamento por aproximação e os benefícios de cashback oferecidos por essa modalidade motivaram os consumidores a efetuarem suas compras com esse tipo de pagamento.

Já para as empresas ter um meio de pagamento exclusivo para clientes por meio de um cartão co-branded é uma estratégia eficiente para aumentar a fidelização e a geração de caixa. No intervalo avaliado pela Visa, o número de empresas que passaram a ter um cartão do tipo cresceu 12%.

“Cada vez mais os consumidores querem facilidade na jornada de compra. E os benefícios oferecidos pelos cartões co-branded Visa possibilitam exatamente essa experiência positiva. As pessoas já compreenderam que, ao utilizarem suas credenciais, podem obter vantagens importantes e, por isso, vem adotando-as como primeira opção de pagamento”, explica Rafael Littieri, diretor executivo de Soluções Co-branded da Visa do Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Programa Fast Track

Parte desse crescimento, segundo a Visa, se dá por conta do programa Fast Track, que tem contribuído para a entrada de novos players interessados em lançar soluções de pagamento. A solução Fast Track agiliza a entrada das empresas interessadas em emitir cartões e promover novas experiências digitais para consumidores. Isso é possível graças à parceria com empresas emissoras de credenciais Visa, que funcionam como plataformas de processamento tecnológico para varejistas, fintechs, bancos e outras empresas no Brasil.

Um dos benefícios para o mercado é facilitar o acesso as soluções Visa, como as de segurança, transferências instantâneas, pagamentos por aproximação e tokenização, entre outras.

Impulsionando a Experiência do Cliente

Como é um cartão de parceria comercial, as vantagens para impulsionar a experiência do cliente são muitas. Desde a facilitação do pagamento nas compras na loja emissora até acúmulo de pontos e troca por descontos. Esse é um dos principais atrativos para que muitas pessoas prefiram os cartões de varejo aos de bancos.

Já a melhoria da experiência de compra no estabelecimento comercial permite às empresas o acompanhamento de transações para entregar ofertas mais personalizadas. A redução de taxas, o aumento de receita e um maior reconhecimento da marca completam os atrativos para empresas. Seja em compras físicas ou online (muitas vezes internacionais), o cashback também desponta como um atrativo muito procurado pelos usuários desse modelo de cartão.

Cuidados com cartões co-branded

No entanto, usar corretamente um cartão co-branded é o primeiro passo para não ter dor de cabeça com esse modelo de pagamento. No mercado, o cartão de varejo é de fácil aquisição, porém, deve ser controlado de acordo com a necessidade de cada consumidor. Especialistas não recomendam fazer vários cartões para várias lojas, pois isso compromete a capacidade de administração de consumo, das faturas e dos limites.

Lembre-se: assim como qualquer outro cartão de crédito, as empresas também podem lucrar com os atrasos do pagamento da fatura e ganhar com os juros rotativos sobre as compras efetuadas e pagas em atraso. Por isso, prefira cartões que não cobram a anuidade, já que na maioria das vezes eles possuem uma taxa de crédito rotativo ou de parcelamento da fatura alto. O melhor é deixar apenas um cartão dessa modalidade para as compras onde as vantagens e benefícios da empresa são mais atrativas. E monitorar seu uso de perto.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Educação para o consumo: muito se fala e pouco se faz

Novos hábitos de consumo: 10 tendências para 2022




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS