Pesquisar
Close this search box.
/
/
Produtividade no home office: aplicativos prometem alavancar rendimento

Produtividade no home office: aplicativos prometem alavancar rendimento

A procura por apps de produtividade nunca foi tão grande como durante a pandemia. Mas, será que eles ajudam mesmo?

O home office veio mesmo para ficar. Pelo menos em sua forma híbrida, como sugere a 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que revelou que 91% dos profissionais entrevistados acreditam que o futuro do trabalho será revezado entre dias presenciais e remotos. Contudo, como manter a produtividade lá em cima quando a saúde mental e a organização em casa carecem de ajuda?

A tecnologia parece ser a resposta como grande aliada dessa nova forma de trabalho. Isso porque, somente entre 14 a 21 de março de 2020, os aplicativos de produtividade no trabalho superaram 62 milhões de downloads nas lojas de aplicativos.

De acordo com dados do App Annie, que analisa o mercado mobile, houve um aumento de 45% se comparado com o resultado da semana anterior na época, e de 90% em relação à média semanal de downloads desses aplicativos em 2019.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Apps de produtividade: como podem ajudar

Trello

produtividade
O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos.

O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos. A ferramenta se baseia no uso de quadros virtuais. Cada quadro, com o nome de um projeto, pode reunir diversas listas com cartões de tarefas e informações dispostos vertical e horizontalmente. O usuário entra com seu login e a sua senha e entra diretamente na sua área de trabalho personalizada, visualizando todos os seus projetos.

É possível incluir nos cartões anexos, links, imagens e definir data e horário para a execução das tarefas listadas, checklists, etc. Também é possível mover os cartões para outras listas conforme as tarefas estão sendo realizadas e incluir etiquetas coloridas para facilitar a visualização do andamento das atividades.

O sistema ainda envia notificações em tempo real por e-mail ou push-up para o grupo caso algo for acrescentado ou modificado no quadro. Sua flexibilidade permite separar em etapas bem definidas as tarefas, auxiliando seus usuários no gerenciamento do tempo e das atividades. Conta com versão básica gratuita e a business, ao preço de $12.50 mensais.

Para Wanessa Ferrari, gerente de projetos na Mali Content, o app é fundamental para manter a organização da equipe. “A equipe é formada por mais de 20 pessoas, todas em home office, e cada uma é peça fundamental para o andamento dos projetos. Com o app conseguimos reunir todas essas peças em um só lugar, além de facilitar a aprovação de conteúdos com nossos clientes”, enfatiza.

Asana

Produtividade
O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real.

O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real. O app facilita a conclusão de metas por meio de um modelo de gráfico de trabalho completo com cronogramas, rastreamento, automação e fluxos de trabalho.

Uma ampla variedade de ferramentas está disponível para gerenciamento e aprimoramento de projetos, como tickets, mensagens, arquivos e outros anexos.

O rastreamento em tempo real das metas e marcos importantes da empresa, juntamente com o compartilhamento seguro de informações, permite uma melhor sinergia de trabalho e melhor gerenciamento de projetos.

Conta com a versão básica gratuita, além da premium, que abre mais funcionalidades, e a business, para empresas que precisam gerenciar múltiplas iniciativas.

Pomofocus

Produtividade
Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

O objetivo deste aplicativo é ajudar na concentração em qualquer tarefa que uma pessoa esteja trabalhando. Este aplicativo é inspirado na Técnica Pomodoro, que é um método de gerenciamento de tempo.

Essa técnica usa um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por pequenos intervalos.

Com um design responsivo que funciona com desktop e celular, o app aposta na transição de cores para alternar o humor entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso.

Também conta com notificação de áudio no final de um período de cronômetro e com intervalos de cronômetro personalizáveis para atender às preferências do usuário.

A arquiteta Stéfanie Lanza, da NS Arquitetura, garante que essas programações tem ajudado no dia a dia de trabalho em casa:

“Tendo que lidar com várias demandas em casa ao mesmo tempo, o app me ajuda a organizar esse ritmo. Quando eu coloco o cronômetro, já me programo para render ao máximo dentro daquele período. Nos intervalos programados, posso resolver as coisas da casa e cuidar de mim também, com coisas simples, como tomar um copo de água ou fazer uma pausa para um lanche”, comenta.

Happify

Produtividade
O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Para promover a saúde mental no home office e com o intuito de ajudar as pessoas a assumir o controle de seus pensamentos e sentimentos, este app, disponível para iOS, Android e desktop, traz ferramentas e programas desenvolvidos por cientistas e especialistas nos campos da psicologia positiva, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental.

O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Os desenvolvedores afirmam que 86% dos usuários se sentem mais felizes em dois meses de utilização do programa. O app também oferece meditações guiadas e rastreadores de progresso.

Forest

Produtividade
O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Com a missão de ajudar os usuários a manter o foco, este app ajuda o usuário a gerenciar seu tempo e se tornar menos dependente de seu celular de uma forma divertida, com elementos de gamificação.

Leia mais: A gamificação no tratamento e na reabilitação dos pacientes

Ao passar um tempo longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moedas. Essas moedas podem ser usadas para plantar árvores reais, já que o Forest mantém parceria com uma organização de plantação de árvores reais, a Trees for the Future.

Sendo assim, quando os usuários gastam as moedas virtuais que ganham no app, a equipe Forest doa ao projeto parceiro e cria ordens de plantio. Até o momento, já foram plantadas 1.172.963 árvores em cinco países da África.

O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

Retorno ao trabalho presencial depende de adaptação dos colaboradores

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]