Produtividade no home office: aplicativos prometem alavancar rendimento

A procura por apps de produtividade nunca foi tão grande como durante a pandemia. Mas, será que eles ajudam mesmo?

Foto: Shutterstock

O home office veio mesmo para ficar. Pelo menos em sua forma híbrida, como sugere a 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que revelou que 91% dos profissionais entrevistados acreditam que o futuro do trabalho será revezado entre dias presenciais e remotos. Contudo, como manter a produtividade lá em cima quando a saúde mental e a organização em casa carecem de ajuda?

A tecnologia parece ser a resposta como grande aliada dessa nova forma de trabalho. Isso porque, somente entre 14 a 21 de março de 2020, os aplicativos de produtividade no trabalho superaram 62 milhões de downloads nas lojas de aplicativos.

De acordo com dados do App Annie, que analisa o mercado mobile, houve um aumento de 45% se comparado com o resultado da semana anterior na época, e de 90% em relação à média semanal de downloads desses aplicativos em 2019.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Apps de produtividade: como podem ajudar

Trello

produtividade

O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos.

O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos. A ferramenta se baseia no uso de quadros virtuais. Cada quadro, com o nome de um projeto, pode reunir diversas listas com cartões de tarefas e informações dispostos vertical e horizontalmente. O usuário entra com seu login e a sua senha e entra diretamente na sua área de trabalho personalizada, visualizando todos os seus projetos.

É possível incluir nos cartões anexos, links, imagens e definir data e horário para a execução das tarefas listadas, checklists, etc. Também é possível mover os cartões para outras listas conforme as tarefas estão sendo realizadas e incluir etiquetas coloridas para facilitar a visualização do andamento das atividades.

O sistema ainda envia notificações em tempo real por e-mail ou push-up para o grupo caso algo for acrescentado ou modificado no quadro. Sua flexibilidade permite separar em etapas bem definidas as tarefas, auxiliando seus usuários no gerenciamento do tempo e das atividades. Conta com versão básica gratuita e a business, ao preço de $12.50 mensais.

Para Wanessa Ferrari, gerente de projetos na Mali Content, o app é fundamental para manter a organização da equipe. “A equipe é formada por mais de 20 pessoas, todas em home office, e cada uma é peça fundamental para o andamento dos projetos. Com o app conseguimos reunir todas essas peças em um só lugar, além de facilitar a aprovação de conteúdos com nossos clientes”, enfatiza.

Asana

Produtividade

O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real.

O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real. O app facilita a conclusão de metas por meio de um modelo de gráfico de trabalho completo com cronogramas, rastreamento, automação e fluxos de trabalho.

Uma ampla variedade de ferramentas está disponível para gerenciamento e aprimoramento de projetos, como tickets, mensagens, arquivos e outros anexos.

O rastreamento em tempo real das metas e marcos importantes da empresa, juntamente com o compartilhamento seguro de informações, permite uma melhor sinergia de trabalho e melhor gerenciamento de projetos.

Conta com a versão básica gratuita, além da premium, que abre mais funcionalidades, e a business, para empresas que precisam gerenciar múltiplas iniciativas.

Pomofocus

Produtividade

Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

O objetivo deste aplicativo é ajudar na concentração em qualquer tarefa que uma pessoa esteja trabalhando. Este aplicativo é inspirado na Técnica Pomodoro, que é um método de gerenciamento de tempo.

Essa técnica usa um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por pequenos intervalos.

Com um design responsivo que funciona com desktop e celular, o app aposta na transição de cores para alternar o humor entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso.

Também conta com notificação de áudio no final de um período de cronômetro e com intervalos de cronômetro personalizáveis para atender às preferências do usuário.

A arquiteta Stéfanie Lanza, da NS Arquitetura, garante que essas programações tem ajudado no dia a dia de trabalho em casa:

“Tendo que lidar com várias demandas em casa ao mesmo tempo, o app me ajuda a organizar esse ritmo. Quando eu coloco o cronômetro, já me programo para render ao máximo dentro daquele período. Nos intervalos programados, posso resolver as coisas da casa e cuidar de mim também, com coisas simples, como tomar um copo de água ou fazer uma pausa para um lanche”, comenta.

Happify

Produtividade

O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Para promover a saúde mental no home office e com o intuito de ajudar as pessoas a assumir o controle de seus pensamentos e sentimentos, este app, disponível para iOS, Android e desktop, traz ferramentas e programas desenvolvidos por cientistas e especialistas nos campos da psicologia positiva, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental.

O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Os desenvolvedores afirmam que 86% dos usuários se sentem mais felizes em dois meses de utilização do programa. O app também oferece meditações guiadas e rastreadores de progresso.

Forest

Produtividade

O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Com a missão de ajudar os usuários a manter o foco, este app ajuda o usuário a gerenciar seu tempo e se tornar menos dependente de seu celular de uma forma divertida, com elementos de gamificação.

Leia mais: A gamificação no tratamento e na reabilitação dos pacientes

Ao passar um tempo longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moedas. Essas moedas podem ser usadas para plantar árvores reais, já que o Forest mantém parceria com uma organização de plantação de árvores reais, a Trees for the Future.

Sendo assim, quando os usuários gastam as moedas virtuais que ganham no app, a equipe Forest doa ao projeto parceiro e cria ordens de plantio. Até o momento, já foram plantadas 1.172.963 árvores em cinco países da África.

O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

Retorno ao trabalho presencial depende de adaptação dos colaboradores




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS