Ele está cada vez mais próximo: McDonald’s anuncia entrada no metaverso

A rede de fast food informou que comercializará NFTs e terá um sistema de delivery na vida real conectado ao metaverso

Foto: Reprodução McDonald’s

Embora a inovação por meio da tecnologia não seja exatamente uma novidade, é um fato que ela não deixa de surpreender os usuários quando traz uma aproximação à vida real. E se a realidade virtual aumentada já foi um grande avanço, tendo em vista que a jogada da vez é o metaverso — cujo potencial é trilionário —, é de se esperar que as empresas surpreendam seus consumidores nesse novo universo digital. Uma delas é a tão mundialmente conhecida rede do McDonald’s.

Aproveitando o momento, a rede de fast food mais famosa do mundo anunciou que fará parte do metaverso — e já está trabalhando para que sua entrada seja rápida e eficiente. A corporação registrou 10 pedidos de marcas no escritório de registro de patentes dos Estados Unidos (USPTO) com o objetivo de criar um restaurante virtual dentro do metaverso, mas que também será responsável por entregar comida por delivery na vida real.

Ao que tudo indica, o restaurante virtual também comercializará outros produtos que vão além dos tradicionais hambúrgueres físicos da casa. Espera-se a venda de NFTs, comidas e bebidas digitais, entre outros recursos.

McDonald's

Foto: Reprodução McDonald’s no The Sims 4

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Flertes com a nova realidade virtual do momento

McDonald's Mincraft

Foto: Reprodução McDonald’s no Minecraft

Ainda que pareça uma jogada muito levada pela tecnologia do momento, essa fase de flerte do McDonald’s com experiências virtuais não é nova. Poucos anos atrás, a rede já havia dado indícios de que seguiria seu caminho até o metaverso, com base nas ações em parceria com videogames famosos, como The Sims e Minecraft.

Em ambos os jogos, foi implementado uma unidade idêntica ao “Méqui 1000”, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Além da interação digital com o jogo, a unidade digital também oferecia cupons de desconto para o restaurante real, por meio de uma rede integrada entre o jogo e o aplicativo da rede de fast food.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Vale destacar que o McDonald’s não é a primeira marca a registrar pedidos no USPTO. Algumas das principais marcas de luxo têm seguido o mesmo caminho, como a Gucci, e empresas de tecnologia e vestuário, como a Nike, Microsoft, Crocs e até mesmo o Walmart.

Um metaverso mais popular (e com McDonald’s)

A notícia mostra, inclusive, que o metaverso está cada vez mais próximo de sair do campo das ideias de investimento. Isso porque a entrada do McDonald’s também significa dizer que haverá, mesmo que ínfimo e restrito, um espaço mais popular para usuários de todas as classes sociais.

Em linhas gerais, a rede de restaurantes funcionará no metaverso de forma muito semelhante à vida real. A diferença é que todas as interações ocorrerão de forma digital e apenas a entrega do lanche será física — com a chegada da comida na residência do usuário.

Essa nova realidade, que parece ser inofensiva e sutil, traz uma mudança radical quanto a forma como enxergamos o metaverso. Isso porque, se antes os consumidores enxergavam esse ambiente muito distante da realidade, agora, há a visão de uma clara porta de entrada.  O metaverso de fato se apresenta como um espaço com o objetivo de popularização e a chegada de marcas como o McDonald’s e Walmart reforça que, muito em breve, esse será um espaço mais democrático e acessível — ou seja, para além dos valores milionários de NFTs de arte. É momento de pensar nesse universo mais como um dia a dia dentro de um videogame, ao melhor estilo do Jogador Número 1, mas com todos os espaço funcionais idênticos aos reais (e interagindo com processos físicos) do que como algo exótico para compra de roupas e itens de luxo da Gucci, Balenciaga, Vogue e outras famosas.

Para além dos produtos comercializáveis, o McDonald’s também anunciou que fará eventos no metaverso com unidades da marca tradicional e do McCafé. Em nota, a empresa também declarou que realizará concertos virtuais e reais, com transmissão híbrida, em busca da melhor experiência na nova realidade virtual.

 


+ Notícias

Méqui Zap: McDonald’s lança canal de atendimento pelo WhatsApp

McDonald’s proíbe canudos plásticos em lojas do Reino Unido e Irlanda




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS