Após um ano recorde em número de ataques cibernéticos no Brasil, uma parte das empresas se viu como alvo. Isso porque até mesmo grandes corporações — que inclusive possuem uma área dedicada à cibersegurança — foram vítimas de golpes e fraudes em larga escala. E a tendência é que esse cenário aumente na mesma proporção em que a digitalização dos negócios avança, a ver pelo mais recente caso da Lojas Americanas.
No último fim de semana (19 e 20), a varejista foi obrigada a suspender a operação de parte seus servidores, que alimentavam o e-commerce, após notar tentativas de acesso não autorizado em sua plataforma. Mais um ponto que reflete o quanto é necessário discutir a cibersegurança no Brasil — e dedicar uma equipe dentro das empresas destinada a prever, tratar e resolver casos como este em tempo hábil.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”, destaca a Americanas S.A em nota.
Como evitar que casos como o da Americanas tenham finais drásticos e grandes prejuízos?
Ainda que os resultados da tentativa de ataque tenham sido inconclusivos — ao menos é o que a empresa notificou ao público —, ter um fim de semana sem funcionamento do e-commerce pode causar um prejuízo imenso.
Em entrevista à Consumidor Moderno, o especialista Elder Jascolka, country manager da Veeam, empresa especializada em gerenciamento de dados e backup, reflete que o problema de cibersegurança, sobretudo para varejistas como a Americanas, vai além do gasto com tecnologia e profissionais para resolver os ataques, o que torna o cenário ainda mais preocupante.
“Além do impacto da empresa, é preciso pensar que esse tipo de impacto acaba atrapalhando demais na experiênciado cliente e na imagem da empresa junto ao mercado. Antigamente, a tecnologia era algo mais específico dentro de algumas operações da empresa e, quando ficava fora do ar, era algo como ‘o sistema caiu’. Hoje em dia não, o impacto e a repercussão que uma situação como essa traz é muito grande”, analisa o especialista.
Ele ressalta, ainda, que todo o processo acaba desenvolvendo uma falta de confiança para com as empresas, o que prejudica ainda mais os negócios. “A gente pode pensar mesmo sobre a ordem financeira, mas também sobre ordem de confiança, porque estamos falando sobre eventuais vazamentos de dados. Deu para entender que, apesar de não conseguirmos com exatidão descrever qual é o real impacto da Americanas, nenhum desses pontos são simples para qualquer companhia nos dias de hoje”, completa.
O 5º país que mais sofre com ciberataques em todo o mundo
Embora tenha causado um imenso prejuízo, o caso da Americanas não é na verdade tão incomum quanto se pensa. O Brasil está posicionado como 5º país que mais é vítima desse cibercrime em todo o mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul, que lidera o ranking, conforme mostram os dados das Roland Berger, consultoria alemã de cibersegurança.
O mesmo estudo também revela que, no ano passado, apenas no primeiro semestre, o Brasil já havia ultrapassado o volume de ataques de 2020 — sendo 9,1 milhões de casos apenas de ransomware. “O Brasil é um dos países que mais sofrem ataques — está sempre entre os cinco mais atacados — e, só para se ter uma ideia, o número de casos diários de ataques cibernéticos na América Latina gira em torno de 5 mil”, complementa Jascolka.
Foto: Luiza Vilela
Tão ruim os ataques são às empresas quanto aos consumidores, e esse foi, inclusive, um dos principais fatores para que as leis que compreendem a proteção de dados dos usuários estejam ativas. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um dos mais expressivos exemplos de proteção em um momento no qual os cibercrimes — contra CPFs e CNPJs — não apresentam qualquer indício de diminuir. “É uma guerra desigual, porque a tendência é que esses ataques aumentem. E esse comportamento não tende a diminuir porque fica evidente que toda vez que é possível entrar dentro da tecnologia de um negócio e tomar posse daqueles dados, o estrago que se causa é infinitamente maior do que 20, 30 anos atrás”, argumenta o especialista.
A necessidade de uma equipe brilhante de cibersegurança, mas extremamente cara
Foto: Luiza Vilela
No entanto, sendo as empresas os principais alvos, posto que o valor do resgate costuma ser bastante alto, trabalhar uma equipe de cibesegurança tem sido fundamental. Mas ainda não é a realidade cultural das companhias por aqui: um estudo da Mastercard, em parceria com o Instituto Datafolha, de 2021, mostra que no ano passado apenas 32% das empresas possuíam uma área dedicada a cibersegurança. Além disso, como mostra o estudo da Palo Alto Networks, empresa estadunidense de segurança, 46% das companhias brasileiras investem até U$ 1 milhão por ano no setor — um valor bem abaixo de outras corporações internacionais.
E isso ocorre principalmente pela falta de cultura no digital, que causa um avanço desenfreado de novos ataques. “Não há uma receita mágica. Quando falamos de processos como esse, eu gosto de citar o tripé: pessoas, processos e tecnologia. A empresa precisa ter processos muito bem claros, mas também precisa ter pessoas treinadas para saber o que fazer e como se portar diante desse tipo de situação e ter a tecnologia que ajude a evitar que isso aconteça”, ressalta o especialista.
Vale destacar também que um dos impeditivos para o investimento, além da cultura, é a própria mão de obra qualificada. Por aqui, os profissionais cobram preço muitíssimo alto, condizente com a força de trabalho necessária, mas que ainda destoa muito de outros colaboradores da empresa tão necessários quanto o setor de cibersegurança para o funcionamento dos negócios. E se não bastasse o valor investido nesses funcionários, há também uma escassez de profissionais do setor — o que dificulta ainda mais um investimento prioritário na categoria.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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2 – Data de Nascimento
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4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
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Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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