As mudanças estão por toda a parte. Não diria que a pandemia criou um novo normal, acelerou o mundo. As ruas estão diferentes. Muitas lojas fecharam, outras abriram. Negócios não se fazem mais como antigamente. Os processos são outros, são incubados, acelerados e viram unicórnio.
Diante de muitas surpresas, algumas boas, outras nem tanto, percebi uma completa falta de chão por parte de muitas empresas e marcas que não só admirava e seguia, como acreditava. Parece que perderam o prumo e estão navegando à deriva nesta pandemia.
Penso no tempo, suor, insistência, persistência – bom senso e muita experiência que existe atrás de grandes marcas e todo esforço não só para chegar ao topo, mas manter-se no gosto de seu público-alvo. Continuar espelhando seus desejos e manter ativa a procuração que lhes foi dada por seus admiradores como porta-voz de seu estilo, valores e crenças.
Exatamente por estarmos vivenciando também estes momentos de incerteza acredito que estamos mais tolerantes às tentativas das marcas de se manterem no mercado causando o menor impacto para seus colaboradores, clientes e, claro, bolsos.
Ao mesmo tempo, também acredito que estamos mais críticos àquelas marcas que tentam de alguma forma ou outra nos passar a perna. Sendo ao mudar regras somente comunicando a eles mesmos, aplicando pequenos golpes que acabam sendo percebidos, pois não somos mais o consumidor da era 1.0.
E é neste cenário que enfrentei o final de ano no shopping. Além do desconto até então usual de 10%, em razão do meu aniversário, aproveitei a oportunidade para trocar meu bônus recebido de compras anteriores, que deveriam se transformar em desconto de 50%, caso gastasse o dobro disso na loja.
E aí que começa o mal-estar, pois depois de experimentar, namorar as peças, fazer uma ginástica maluca para melhor organizar as compras e poder utilizar seu bônus, fui informada de que as normas mudaram!
Ops! Verdade? Em pleno dezembro as regras foram mudadas? Eles só esqueceram de comunicar o cliente.
A marca, no caso OSKLEN, pode mudar e re-mudar suas regras, mas se elas estão diretamente relacionadas ao seu consumidor, ou seja diretamente ligada a seu bolso, ele deve ser informado. Afinal, é ele quem divulga sua marca, paga seus salários e vou te dizer que não é uma marca pouco cara. Dessa experiência consigo listar quatro falhas.
Falha Um
Se vocês têm um padrão de bonificação que seguem e afeta diretamente seu cliente. Deveriam comunicá-lo que decidiram que o bônus a partir deste dezembro vale somente 30% e não 50% como sempre foi.
Falha Dois
Recebo uma enxurrada de e-mails de vocês todos os dias falando sobre roupas, compras, descontos, etc. Por que cargas d’água ninguém avisou nenhum cliente que a promoção perdeu 20% do valor, exatamente em uma época em que as pessoas costumam gastar mais? Não cabe mais a política de só um ganhar, que tipo de relacionamento é este, Osklen? Esqueceram de seus princípios?
Falha Três
Assim que chego em casa, bem chateada com minha compra (deveria estar feliz, não é?), percebo em minha caixa postal mais um e-mail da Osklen. Mas, desta vez, sugerindo que eu faça compras pelo seu e-commerce. E adivinhem?Lá, sim, meu bônus continuava a valer 50%.
Se mantivermos a linha de raciocínio, o bônus que sempre foi de 50%, que de repente, não mais que de repente, vira 30%. E agora volta a valer 50% para os clientes que comprarem pelo e-commerce.
Falha quatro
Uma das razões pela qual admirava esta marca era o cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. E agora eu me pergunto: marca Osklen te interessa que seu vendedor receba a comissão sobre sua venda? Ficar o dia todo de pé fazendo o impossível para vender e vocês confiscam a possibilidade de ganharem pela venda incentivando os clientes a comprarem pelo site? Que despropósito é esse?
Elenquei rapidamente as quatra falhas que senti muito ter vivido com a marca Osklen. Cadê a bandeira que o senhor Oskar Metsavaht levantou e construiu? O que estão fazendo com a marca? Cadê o respeito pelo próximo? Não consigo acreditar que estão voltados para a sustentabilidade quando estão pregando estas peças com os consumidores.
Do que adianta tecidos eco-sei-lá-o-que, pirarucu, investimentos, se está faltando verdade com seus princípios. Está faltando respeito com aquele que compra a sua marca e está sendo super desrespeitado.
Mando esta carta aberta ao OskarMetsavaht para te parabenizar pelo império que criou acreditando e fazendo um mundo melhor. Sinto imensamente que teus propósitos e valores venham sendo pisoteados por uma equipe inconsequente, sem nenhum comprometimento e que a única relação que vê com o nome da marca parece ser o salário no final do mês.
Assim me despeço da marca, com mais de 15 bolsas de pirarucu, vestidos, perfume e um profundo sentimento de luto pela marca.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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