Experiência de Carnaval: ações virtuais resgatam a nostalgia do período

Grupo Boticário cria blocos virtuais no universo do Avakin Life e destaca uma unidade digital da marca no jogo

Foto: Reprodução O Boticário

A chegada do Carnaval em 2022 tem dividido a opinião o sentimento dos lojistas e consumidores. Afinal, após dois longos anos assolados pela pandemia, as ruas se viram vazias no período em que mais ficariam repletas de uma cultura única brasileira e o comércio — que tinha a data como um dos grandes pontos de venda — também ficou mais retraído.

Este ano, com um feriado um tanto quanto confuso, já que a maior parte dos estados impediu as festas de rua, fica difícil prever como será o balanço da data. Isso porque, ainda mais complexo que um Carnaval cheio de restrições é lidar com a expectativa das pessoas sobre a data: um sinônimo de calor humano e comemorações ao ar livre, como costumava ser no período pré-pandemia.

Enquanto ainda não é possível voltar completamente à normalidade, entretanto, algumas empresas têm se empenhado em trazer a experiência do Carnaval de alguma forma aos consumidores — uma jogada muito inteligente de relacionamento com o cliente. Uma delas, atuando lado a lado com o metaverso, é O Boticário.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Um Carnaval online, mas baseado na experiência real

Carnaval boticário

Foto: Reprodução O Botticário em Avakin Life

Não é de hoje que as empresas vêm flertando com o metaverso por caminhos um pouco mais simples, ou seja, pelos videogames. O próprio Grupo Boticário já realizou ações passadas em jogos virtuais para promoção de campanhas e produtos. Este ano, contudo, a empresa se empenhou em trazer uma experiência mais alinhada com o que o Carnaval representa ao brasileiro: algo que seja possível vivenciar.

Leia mais: Gamificação como estratégia de venda: conheça a loja virtual da Renner no Fortnite

O jeito, então, foi recriar dois blocos carnavalescos no Avakin Life, jogo que usa realidade virtual para funcionar. A ação permite que os avatares dos usuários possam não apenas participar dos blocos, que receberam o nome de algumas linhas de produtos d’O Boticário — Bloco Intense e Block Match —, como também disputar em um concurso de maquiagem e penteados criativos.

Vale destacar, inclusive, que a empresa investiu em tutoriais de maquiagem e moda feitos especialmente para o evento por meio de um cinema dentro do jogo, chamado de AvaBytes. E, claro, há uma loja virtual da marca dentro do jogo, disponível para acesso dos usuários.

Atendimento especializado dentro do videogame

Foto: Assistente Thaty / Reprodução O Botticário em Avakin Life

E o “flerte” com o metaverso vai ainda mais longe: as skins dos avatares dentro do jogo — ou seja, a personalização desses personagens — fazem referência aos produtos da marca na vida real, que podem ser adquiridos nas lojas físicas e no e-commerce d’O Boticário.

Além disso, a loja oficial da marca dentro do Avakin Life contará com uma consultora virtual, a Thaty, que auxiliará os jogadores a escolherem as skins oferecidas pel’O Boticário. Todas as ações do jogo, importante ressaltar, estarão ativas até o dia 05 de março.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Uma ação importante dentro de um jogo relevante
para os brasileiros

Foto: Reprodução O Botticário em Avakin Life

Unir o Carnaval, data que comemora parte da cultura brasileira, ao Avakin Life não foi uma escolha aleatória apenas para recriar o espaço d’O Boticário dentro de um ambiente que usa realidade virtual. 25% dos jogadores em todo o mundo são brasileiros, conforme destacou o criador da plataforma em 2021. E uma parte considerável deles pertence ao gênero feminino.

Assim, a escolha do jogo reuniu duas grandes ações: proporcionar de forma mais ativa, posto que o Avakin Life usa a realidade virtual aumentada, uma experiência que é parte do brasileiro, e alinhá-lo à tecnologia para aguçar a nostalgia do período pré-pandemia.


+ Notícias

Experiência gamer: hábitos de consumo além dos jogos fazem marcas investirem na comunidade 

Preferência por smartphones e mais: detalhes do perfil do gamer brasileiro 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS