Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a sua empresa cuida de quem cuida do cliente?

Como a sua empresa cuida de quem cuida do cliente?

CEO da consultoria de recrutamento BOLD HR debate sobre o employee experience dentro das empresas

Gostaria de estrear esta coluna traçando, primeiramente, um paralelo na relação entre a experiência do cliente (CX) e a experiência do colaborador (EX), ambas também popularmente conhecidas nos termos em inglês de customer experience e employee experience, respectivamente. Esta última nasce de uma ramificação das práticas de experiência do consumidor, sendo que, hoje, muitas das condutas dos RHs tiveram inspiração nesse olhar ao cliente.

Essas ramificações acontecem pois a maior parte das empresas, de fato, têm um desafio muito grande em relação a pessoas — atração e retenção de talentos, desempenho, produtividade etc. Então, não à toa, os RHs se inspiraram nas práticas de marketing e de atendimento ao cliente, assim como também não é à toa que cada vez mais as empresas falam de atuação focada em pessoas.

Negligenciar pessoas, seja por más condutas, desinteresse ou falta de ética, cedo ou tarde, culminará em grande impacto negativo aos negócios, seja pela via do cliente ou do colaborador.

Leia mais: Employee Experience: por que investir em EX alavanca os negócios?

Empresas são feitas de pessoas

Independentemente se o que oferecem aos seus clientes é um produto ou um serviço. Sendo assim, se as pessoas estão ou não estão motivadas, não são atendidas dentro da organização ou se os bons talentos nunca estão interessados em se juntar ao time, a chance deste produto ou serviço não ser bem sucedido é muito alta. Afinal, os colaboradores são as primeiras pessoas que precisam comprar a ideia da empresa, do produto e gostar da experiência que vivem dentro daquela organização.

Logo, se você deseja garantir aos seus clientes uma excelente experiência de consumo, lembre-se sempre de quem vai transmitir tudo ou parte disso a ele: os colaboradores.

Há uma série de ações nas quais as empresas podem investir para garantir que essa experiência seja muito positiva. Afinal, cada vez mais falamos sobre gestão humanizada e as vantagens, além de atrair mais e melhores talentos, também passam por melhores índices de desempenho e produtividade, maior engajamento, melhor qualidade nas relações internas e externas, redução do turnonver, maior valor da marca empregadora, entre outros.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Assim como a jornada do cliente possui começo, meio e fim, a jornada do colaborador também

É preciso pensar desde o momento do processo de seleção — como ele é feito, como o candidato recebe os pontos de contato durante o processo, o quanto de informação ele tem sobre a empresa, qual a disponibilidade das pessoas que conduzem o processo, como são as entrevistas e bate-papos (o RH e as pessoas que participam do processo são apaixonadas pela empresa? Estão engajadas? Passam uma boa impressão?). Antes mesmo da entrevista, a experiência do colaborador já está sendo avaliada pelo candidato, por exemplo, pelas redes sociais da empresa.

Uma vez efetivada a contratação, é importante considerar o processo de onboarding, ou seja, como a pessoa é recebida na empresa, quais os direcionamentos dados, se é conduzida para conhecer a empresa, se é apresentada às pessoas primordiais para a realização do trabalho etc.

Leia mais: A tecnologia como aliada do Employee Experience: conheça a Adelle

Em um segundo momento, no dia a dia, é importante avaliar se há uma liderança inclusiva, que respeita as pessoas, se a carga de trabalho é adequada, como as pessoas são representadas dentro da empresa, como é a avaliação de desempenho e os feedbacks.

Ao final desta jornada, há um aspecto que muitas empresas esquecem: o momento de saída

Algumas organizações entendem que depois que a pessoa pede demissão ou é desligada, não há mais necessidade de cuidar dela e este acaba se tornando um momento no qual muitas pessoas se decepcionam com a instituição. A experiência também é vivida na forma como a pessoa é desligada e no suporte que recebe em caso de desligamento — se foi feita a entrevista de desligamento, se teve coleta de informações relevantes para melhoria de processos internos a partir dessa entrevista. Afinal, vivemos em um mundo conectado e a chance de o profissional influenciar na imagem da empresa mesmo após a saída é muito grande.

Em customer experience, pensamos como atrair mais clientes e vender mais, já em employee experience, o pensamento é como atrair e reter os melhores profissionais. Hoje, vemos que cada vez mais as empresas deixam de trabalhar com um modelo de venda fria e passam a investir em estratégias de satisfação e fidelização para criar uma conexão com o cliente. Novamente, o mesmo acontece com o público interno. Cuidar e fidelizar aqueles que são a verdadeira base para a existência de qualquer negócio é um dos melhores caminhos para garantir uma boa experiência ao cliente. Como sua empresa vem cuidando daquele que é seu primeiro cliente?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

* Por Maria Eduarda Silveira, CEO da consultoria de recrutamento BOLD HR


+ Notícias

5 Dicas para construir a melhor Employee Experience possível

Imagem de marca empregadora: como sua empresa é conhecida? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]