O que o caso Itaú pode nos ensinar sobre valor do CX em momentos de crise? Nesta quinta-feira (3) o aplicativo do Banco Itaú deu um susto em seus clientes. Logo pela manhã relatos de usuários via redes sociais revelaram desencontros de informações em suas contas bancárias por meio do app e também pelo Internet Banking. O problema estava relacionado à demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes. A falha que começou por volta das 10h (horário de Brasília) já havia acumulado mais de 3.300 notificações momentos depois.
A marca deve agir rapidamente
Para os usuários que tentaram se conectar ao sistema do banco Itaú uma mensagem inicial dizia: “estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde.” Foi dessa forma que o Itaú bloqueou o seu sistema via internet e movimentou equipes internas para investigar a causa do problema e solucioná-lo.
Na mesma manhã, em nota, a assessoria do Itaú informou que a entidade bancária estaria “atuando para corrigir a intermitência que afeta seus sistemas”. O comunicado dizia que a origem do problema estava sendo investigada e que não tinha “relação com evento externo”. O banco lamentava o transtorno e dizia que trabalhava para que a situação fosse corrigida o mais rápido possível.
Como o consumidor se protege em momentos como este?
Em primeiro lugar o consumidor deve ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa (no caso a instituição bancária) e procurar esclarecimentos. Por lei, todo banco precisa ter uma linha de telefone 0800, disponível 24X7. Caso o consumidor tenha sido lesado ele deve informar o ocorrido. Após registrar a reclamação no SAC, guarde o número de protocolo do atendimento. O SAC do banco tem um prazo legal de cinco dias úteis para dar uma resposta.
Este caminho é o mais indicado segundo orientações do Procon-SP. Se o problema não for resolvido dentro do prazo estipulado pela lei, o próximo passo é buscar a ouvidoria do próprio banco. Se mesmo assim o problema não for solucionado pelo banco, o consumidor deve então entrar em contato com o Procon e com o Banco Central. Em último caso, ele deve recorrer à Justiça. Lembrando que o Procon tem o poder de fiscalizar e multar as empresas que desrespeitam o consumidor. Daí a importância das denúncias.
Em nota, o Procon-SP informou que o Grupo Itaú foi notificado pela entidade para explicar sobre a instabilidade. A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas entre outras informações. Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 7 de março.
Direitos do consumidor
De acordo com o Procon-SP, os consumidores não podem ser prejudicados por uma falha que não é de sua responsabilidade, deste modo, transações (saques, transferências, pix, pagamentos etc) não realizadas pelos correntistas deverão ser consideradas sem efeito. Caso tenha sido impedido de fazer alguma transação – se o banco não oferecer uma alternativa para realizá-la – o consumidor não poderá ser prejudicado com cobrança de multa, juros ou outros. Valores depositados indevidamente em decorrência da falha no site e app do Itaú não devem ser utilizados e deverão ser devolvidos.
CX e o valor da transparência e confiança em momentos de crise
Como sabemos é nas redes sociais que os clientes expõem todas as suas experiências (boas ou ruins) com empresas e marcas. Voltando ao caso do Itaú, muitos de seus clientes revelaram imediatamente, via Twitter, seus problemas. Alguns alegaram que receberam “dinheiro a mais em conta”, outros disseram que “parte do dinheiro em conta havia sumido”… Enfim, um volume brutal de reclamações e informações que colocaram em estado de alerta clientes do banco e, claro, a própria instituição e sua equipe de relacionamento e TI.
No passado esses casos e suas reclamações se restringiam a ligações isoladas para o SAC da instituição. Agora, qualquer deslize ou falha de uma empresa toma uma proporção gigantesca em virtude da velocidade e exposição nas redes sociais. É nessa hora que as empresas devem então colocar em prática todo seu conhecimento e habilidade em Customer Experience (CX) e tratar com a maior rapidez e transparência os momentos de crise.
Antecipar informações e esclarecimentos garantindo que todas as providências estão sendo tomadas são fundamentais. Os clientes precisam se sentir assistidos e seguros diante da vulnerabilidade e alarde da situação. Se realmente ocorreu apenas “erro interno”, que seja comunicado, se for por um “evento externo” (ataque hacker ou algo do gênero), que também seja esclarecido e comunicado. O mais importante em estratégias de CX para momentos de crise é passar confiança aos clientes. É mais valoroso para o cliente que os problemas sejam notificados e esclarecidos pela própria empresa do que por fontes menos confiáveis.
Como bem resume, Sandra Montes, CGMO do Rappi Brasil, sobre estratégias digitais em CX em momentos como este: “Isto passa, naturalmente, pela certificação da segurança em relação aos dados dos clientes; na apresentação de soluções eficientes e rápidas para qualquer problema que o consumidor possa ter; e, por fim, na construção de canais de comunicação com o cliente que sejam eficientes e disponíveis sempre que necessário”.
Estaria a segurança digital ameaçada pela sua própria urgência?
Por fim, vale destacar uma pesquisa realizada recentemente, encomendada pela Trend Micro, a Sapio Research, que ouviu 5.321 tomadores de decisão de TI e negócios de empresas com mais de 250 funcionários em 26 países.
Segundo o estudo, 90% dos tomadores de decisão de TI acreditam que as empresas estão colocando em risco a segurança cibernética em favor da transformação digital e da produtividade, entre outros objetivos. Um dado alarmante quando pensamos no quão vulneráveis podem se tornar as relações digitais com uma empresa ou marca quando decisões de negócios prezam outras frentes que não a da segurança digital.
Voltando ao tema, CX em momentos de crise, devemos lembrar que a experiência do cliente começa a fazer sentido em CX (e para os negócios), quando se inicia de fato uma jornada transacional com as marcas: interesse, envolvimento e conversão.
Nesse raciocínio, CX combina com segurança. Sabemos que o mundo digital é vulnerável e suscetível a erros, no entanto, focar esforços e estratégias em Customer Experience apenas para capturar a atenção e seduzir o consumidor não é o objetivo maior em CX. A boa experiência do cliente começa pela confiança na marca. Lembre-se disso quando estiver olhando para seu produto ou serviço ofertado no ambiente digital.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto Titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado que está à disposição nos seguintes endereços de contato:
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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