Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual o status atual dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil?

Qual o status atual dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil?

De 154 indicadores, 41% já foram executados; ações devem ser cumpridas em sua totalidade até 2030

Os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030: adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma My World. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo.

São 17 objetivos e 169 metas de ação global, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. Guiados pelas metas globais, espera-se que os países definam as suas metas nacionais, de acordo com as suas circunstâncias, e as incorporem em suas políticas, programas e planos de governo.

O Brasil é uma das nações que aderiu a essa missão e está trabalhando desde então para atingir o que foi estipulado. Agora, faltando oito anos para o prazo final da apresentação do que foi desenvolvido, em qual estágio o país está

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

Os estágios do desenvolvimento sustentável no Brasil

Atualizado pela última vez no dia 18 de janeiro de 2022, o Quadro Geral de Indicadores mostra que o Brasil, dentre as 254 tarefas propostas pelo acordo, já produziu 105. 73 estão em análise/construção, 68 ainda não possuem dados suficientes para se chegar a um veredicto e 8 não se aplicam ao país.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que norteiam essas atividades e seus respectivos status de aplicação, são:

1. Erradicação da Pobreza

Agrupa 13 indicadores (5 produzidos; 6 em análise/construção; 2 sem dados) e visa acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares. Os destaques vão para as metas de “proporção da população vivendo abaixo da linha da pobreza nacional e internacional” e “adoção de estratégias de redução de risco de desastres”, ambas já realizadas.

2. Fome Zero e Agricultura Sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Esses são os sub-objetivos do segundo ODS. Por enquanto, questões, como a prevalência de anemia em mulheres grávidas, proporção da área agrícola sob agricultura produtiva e sustentável e de raças locais classificadas como risco de extinção estão em standby. Dos seus 14 indicadores, 7 foram produzidos, 4 estão em análise/construção e 3 sem dados.

3. Boa Saúde e Bem-Estar

A redução da taxa de incidência da Hepatite B por 100 mil habitantes foi uma das mais recentes conquistas da categoria, que possui a maior quantidade de metas a serem executadas (28), tem 14 indicadores produzidos, 12 em análise/construção e 2 sem dados.

4. Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos por meio de infraestrutura adequada e acesso ao ensino. Esse é o propósito do ODS 4, que tem quase 50% de suas tarefas cumpridas.

5. Igualdade de Gênero

Empoderar mulheres e meninas e mapear as posições ocupadas por elas são apenas 4 dos 14 indicadores do segmento que já foram realizados, enquanto 8 permanecem sem dados.

6. Água Potável e Saneamento

É o ODS em estágio mais avançado, com 10 tarefas produzidas e apenas uma em análise/construção. O propósito geral é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, de forma a faltar somente as estimativas de proporção do fluxo de águas residuais doméstica e industrial tratadas de forma segura.

7. Energia Limpa e Acessível

Em termos de acesso à energia barata, confiável e sustentável a todos, mais de 83% dos objetivos foram alcançados, restando apenas a cláusula “fluxos financeiros internacionais para países em desenvolvimento para apoio à pesquisa e desenvolvimento de energias limpas e à produção de energia renovável, incluindo sistemas híbridos” a ser executada.

8. Emprego Decente e Crescimento Econômico

Os avanços no setor se dão na obtenção de informações relacionadas ao Produto Interno Bruto (PIB), cidadãos e suas participações no mercado bancário e taxas de salário de pessoas com deficiência, desemprego e desocupação.
Dos 16 indicadores, 7 foram produzidos, 6 estão em análise/construção e 3 não dispõem de dados.

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

O ODS 9 figura entre as categorias com mais tarefas realizadas – 8 de 12. Entretanto, estatísticas sobre “proporção de população residente em áreas rurais que vive num raio de 2 km de acesso a uma estrada transitável em todas as estações do ano”; “passageiros e cargas transportados por modalidade de transporte”; e “proporção de microempresas com empréstimos contraídos ou linhas de crédito” ainda estão em aberto.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

10. Redução das Desigualdades

Os esforços do segmento se concentraram na coleta de diversos dados sobre inadimplência, indicadores de solidez financeira e índices de patrimônio. Por outro lado, aspectos, como empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos e garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito ainda não foram atingidos.

Considerado por alguns como o ODS mais complexo, 11 metas – de 21 – foram produzidas, 7 estão em análise/construção e 3 sem dados.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Esse ODS defende que todas as pessoas vivam em habitações seguras e resilientes para lidar com desastres e com a mudança do clima, e também com acesso a serviços básicos, como saneamento e saúde. Em um local que ofereça oportunidades de desenvolvimento econômico, cultural e social, e onde haja, nas proximidades, empregos e fontes de renda, rede de transporte público acessível e de qualidade, acesso à alimentação adequada, etc.
O status de aplicação? 7 itens produzidos, 1 em análise/construção e 6 sem dados.

12. Consumo e Produção Responsáveis

O ODS 12 aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais, reduzir o desperdício de alimentos e manejar resíduos químicos de maneira responsável.

Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos, a diminuição da emissão de poluentes. São levantadas possibilidades de práticas para empresas e também para a gestão do Estado, por meio da realização de compras públicas sustentáveis.

4 indicadores já estão confirmados e 9 não possuem dados.

13. Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC]) é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima. Essa é a premissa do ODS 13, que conta com 50% de suas missões cumpridas.

14. Vida na água

É o ODS com menos indicadores produzidos: 1. Isso porque outros 9, que envolvem o controle da pesca ilegal e sobrepesca, preservação de ecossistemas marinhos, ainda estão sem dados.

15. Vida terrestre

Reflexo das frequentes e intensas queimadas que o país vem sofrendo desde 2019, diversas informações ainda não foram consolidadas por parte do Brasil neste quesito. Prova disso é que este é o indicador com mais elementos em análise/construção.

16. Paz, justiça e instituições eficazes

O ODS 16 visa promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas, oferecer acesso à justiça e construir instituições sólidas e responsáveis. Para tal, é necessário reduzir qualquer forma de violência e as taxas de mortalidade no mundo; acabar com os maus-tratos, exploração, tráfico de pessoas e tortura de crianças; promover Estados de Direito plenos e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos. Também busca reduzir a corrupção e o suborno, entre outras finalidades.

Se encontra atrasado em relação aos pontos mencionados anteriormente, com somente 4 dos 24 indicadores produzidos.

17. Parcerias e meios de implementação

O ODS 17 é o que tem mais metas e aborda diferentes frentes associadas ao desenvolvimento sustentável. Há objetivos para finanças, tecnologia, capacitação, comércio, coerência de políticas e de instituições, parcerias multissetoriais, dados, monitoramento e prestação de contas.

Trata-se de um objetivo mais voltado para a ação internacional de auxílio a países em desenvolvimento, ampliando as possibilidades de investimento, transferência tecnológica e comércio multilateral. Mas também dá conta dos meios de implementação para o conjunto dos ODS.

Possui 6 elementos alcançados, 11 em análise/construção, 3 sem dados e 4 não se aplicam ao Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

O que os ODS representam

O desenvolvimento sustentável é um elemento ligado diretamente ligado ao modus operandi de tudo, e que, ao ser incorporado no cerne das relações sociais e comerciais, tende a gerar benefícios para as partes envolvidas. Seja com a saúde do negócio, do meio ambiente ou do atendimento prestado à sociedade, as marcas têm muito a pesquisar sobre a temática para conseguir incluí-la efetivamente no seu dia a dia.

O impacto disso? O evidente respeito ao consumidor gerado a partir de medidas afirmativas, principalmente com o Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) em alta. Mas mais do que dizer, é essencial agir. E os ODS podem funcionar como uma importante bússola ao indicar a trilha de novos caminhos.


+ Notícias

Equidade de gênero vai muito além da quantidade de homens vs mulheres, segundo Claudia Woods

Sustentabilidade: por que ainda é difícil ganhar escala no mercado? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]