Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pix parcelado: como funciona e o que muda para o consumidor?

Pix parcelado: como funciona e o que muda para o consumidor?

Algumas instituições financeiras já trabalham com o parcelamento do Pix, entenda como essa ferramenta funciona

Conforme os meios de pagamento avançam no Brasil, é possível perceber uma forte tendência à digitalização: é um adeus ao uso do dinheiro em espécie, mas pode também ser o começo de uma despedida ao tão controverso cartão de crédito também — algo que as principais instituições financeiras olham com curiosidade. E toda essa mudança, importante deixar claro, vem por consequência de uma única ferramenta: o Pix.

Desde o início de sua implantação, ao final de 2020, já era de se esperar que essa ferramenta fosse transformar a forma como realizamos transferências e pagamentos. O que não se previa é que o sucesso fosse tão rápido: com menos de dois anos de existência, o Pix já ultrapassou o uso de DOCs e TEDs e tem se tornado um meio de pagamento muito utilizado para os negócios. Agora, ele também desempenhará uma função específica do cartão de crédito, que é a possibilidade de parcelamento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Como funciona o parcelamento com Pix?

O Banco Central liberou essa nova função do Pix e alguns bancos e fintechs acrescentaram essa possibilidade em seus aplicativos. A ideia é que a pessoa receba o valor total do pagamento, à vista, ao passo que, quem paga, pode parcelar o valor. Tudo isso sem a necessidade de um cartão de crédito para incluir na operação.

Os juros dessa nova fase, entretanto, ainda não foram definidos pelo Banco Central. Dessa forma, cada instituição financeira tem adotado um caminho. Por enquanto, apenas o Santander, Mercado Pago e PicPay disponibilizaram o parcelamento do Pix, cada um com algumas regras diferentes.

No Santander, o lançamento veio pelo “divide o Pix” e deu a possibilidade de parcelar um valor do Pix em até 24 vezes, com parcelas a partir de R$ 5. A contratação é simples e 100% digital, deve ser solicitada pelo aplicativo do banco. A taxa de juros para o Santander é de 3,09% ao mês.

Leia mais: Pix avança em seus serviços e apresentará novidades em 2022

Para o Mercado Pago, o parcelamento do Pix só funciona para quem já tenha uma linha de crédito pré-aprovada dentro da instituição financeira, que tenha um valor igual ou maior do que a compra desejada. Diferente do Santander, o Mercado Pago permite o parcelamento em até 12 vezes, com valor mínimo de R$ 15 por parcela.

Por fim, para o PicPay é necessário o uso da carteira digital. O limite do cartão de crédito pode ser utilizado para fazer um Pix — o que ajuda o usuário nos momentos em que é necessário enviar uma certa quantia, mas não há dinheiro na conta. O valor da transferência poderá ser parcelado em até 12 vezes e será transferido ao valor da fatura.

Essa nova ferramenta vai acabar com o cartão de crédito?

Ainda é cedo para fazer afirmações, posto que o próprio Banco Central ainda não liberou informações mais atualizadas sobre o parcelamento do Pix. No entanto, com base nas instituições que já liberaram a ferramenta para uso, é possível perceber que o uso no final será bastante decidido pelos juros.

Hoje, o cartão de crédito lida com altos juros tanto para lojistas quanto para usuários. Com a implementação do Pix parcelado, pode ser que as taxas sejam diferentes e, a partir disso, haja uma migração para o uso da nova ferramenta. Tudo depende de como será a regularização desse parcelamento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

Quanto ao uso comum do Pix, a tendência é que os números continuem crescendo. Para este ano, o Banco Central divulgou algumas novidades que já estão em andamento e devem ser lançadas em breve. Ainda em 2022, será possível realizar transações por Pix mesmo offline, sem conexão com a internet. Além disso, a ferramenta deve ter um sistema de pagamentos instantâneos para transações internacionais e funcionar como débito automático.


+ Notícias

De olho no Pix: como a ferramenta vem transformando os negócios B2B

O “Pix” ao redor do mundo: como o pagamento instantâneo eletrônico funciona em outros países 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]