Modalidade work from home (WFH) agrada maioria dos colaboradores | Foto: Pexels
Diversos estudos e estatísticas mostram que as iniciativas de trabalho de casa (WFH, sigla do inglês Working From Home) dispararam durante a pandemia de COVID-19 e não diminuíram. Tanto pessoas quanto empresas estão desfrutando das vantagens que aumentam a produtividade de empresas e funcionários.
Evidente que o modelo WFH tem seus desafios para alguns setores e para algumas formas de contratação. No entanto, nos últimos anos muitas empresas souberam aplicar metodologias para que o WFH funcionasse para seus negócios e os resultados foram muito satisfatórios. Para alguns profissionais do conhecimento, tecnologia e outras áreas o modelo WFH se encaixou perfeitamente.
Entre tantos estudos apresentados sobre o tema nos últimos anos, a Alelo (bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas) realizou uma pesquisa recente sobre o modelo de trabalho WFH. Em dezembro de 2021, ela ouviu mais de 2,7 mil colaboradores de todo o Brasil e avaliou as adaptações e percepções no período da pandemia.
75% se consideram extremamente feliz trabalhando de casa
A maioria dos respondentes (66%) da pesquisa afirmou que frequentou o local de trabalho presencialmente durante a pandemia. E 33% aderiram totalmente ao modelo remoto ou híbrido.
Aqueles que recebem uma renda mensal de até R$ 3.135,00 (57,5%) têm preferência pelo trabalho presencial. Já aqueles com renda maior (acima de R$ 5.000,00) têm preferência por trabalho 100% remoto. Dados que podem estar relacionados primeiro ao tipo de trabalho onde foi impossível haver uma reformulação para um modelo home office e segundo a profissão que cada pesquisado exerce.
Sobre adaptação ao WFH, a maioria (56%) alegou que se adequou muito bem e melhor do que atuando presencialmente. Desse contingente, 75% se consideram extremamente felizes trabalhando de casa – mesmo com apenas 29% possuindo um espaço de trabalho dedicado. Os pontos positivos para os pesquisados são: utilizar o tempo de deslocamento até o escritório para outras atividades (50%); ter mais tempo para estar com a família (44%); conciliar atividades do emprego e de casa (40%).
Imagem: canva.com
Proposta de emprego x modelo
Com as altas taxas de desemprego dos últimos tempos, o trabalho remoto deixou de ser prioridade. Essa avaliação vai ao encontro de outro dado da pesquisa, que indica que a maioria dos respondentes (53%) não questionaria o modelo de trabalho (presencial ou não) no caso de uma vaga ofertada. Por outro lado, uma parcela representativa (32%) afirmou ser um critério importante o trabalho poder ser executado de casa. Já para 14% dos pesquisados esse é um fator essencial para uma oportunidade de trabalho.
Estar em casa nos permite escolher melhor aquilo que iremos comer ao longo do dia. Com o tempo gasto em deslocamentos para o trabalho ganhamos mais tempo para elaborar melhor nossas próprias refeições. Este foi o fator apontado por 39% dos pesquisados que passaram a comer mais comida feita em casa. Sendo que 68% trabalharam de casa durante todo período da pandemia.
Para aqueles que já tinham hábitos alimentares saudáveis antes da pandemia nada mudou. Já para aqueles que estavam buscando uma mudança este foi um período propício para tentar. O estudo comprova isso, mostrando que nesse período, 27% dos entrevistados afirmaram que buscaram por comidas mais saudáveis e orgânicas.
Por outro lado, 14% dos respondentes afirmaram que começaram a pedir mais refeições prontas em aplicativos de delivery e acabaram consumindo alimentos mais calóricos, como hambúrguer, pizzas e doces.
Segurança financeira e trabalho remoto
O modelo WFH traz benefícios que vão além de tangíveis, no entanto, a segurança financeira, parte fundamental de qualquer modelo de trabalho, também foi avaliada na pesquisa. Em relação ao modelo de trabalho remoto (ou mesmo híbrido), 58% das pessoas se sentem mais seguras financeiramente.
Em uma análise final, trabalhar impõe responsabilidades. As vantagens e benefícios do modelo WFH são muitas e já puderam ser comprovadas. Existe a questão da adaptabilidade de cada pessoa e de cada negócio. Para as organizações, prezar pelo melhor desempenho dos seus colaboradores (esteja ele onde estiver) é parte fundamental da cultura de uma empresa que almeja bons resultados. Ao final de todo esse processo o que vale é a evolução. Evolução pessoal, de equipes, de líderes, de toda a corporação e do negócio.
Uma empresa de sucesso é feita de diversos fatores. De boas escolhas a funcionários responsáveis e qualificados. E colaboradores precisam de empresas responsáveis e com modelos de trabalho qualificados, que elevem sua produtividade e sua felicidade.
Se hoje o discurso das marcas é “o consumidor define quando e onde comprar”, estaríamos vivendo uma era de experimentações em diversas áreas, na qual, até modelos de trabalho poderão ser definidos por aqueles que o produzem da melhor forma, de qualquer lugar. Os resultados virão, basta haver processos, liderança, comunicação, ferramentas (tecnologia), treinamento, visão e arrojo. Nada que em outro momento da história negócios e colaboradores não vivenciaram. A mudança agora é apenas do ambiente.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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