No dia 15 de março comemora-se do Dia do Consumidor. Para fazermos uma reflexão sobre essa data conversamos com alguns influenciadores digitais com olhar e atitudes diferenciados sobre o consumo, que, por meio de suas plataformas digitais e seus trabalhos fomentam o conhecimento e o debate sobre o ato de consumir.
Um dia para reflexão, e não só para o consumo
André Carvalhal, é escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Autor dos livros, “Como salvar o futuro”, “Moda com Propósito”, “A moda imita a vida” e do finalista do prêmio Jabuti 2019 “Viva o fim: Almanaque de um novo mundo”.
Para André, consumo consciente é “um processo de corresponsabilidade”, no qual a empresa se compromete em produzir considerando questões ambientais, sociais e sistêmicas. É também uma responsabilidade em compartilhar essas informações com transparência para sua comunidade e consumidores, diz André. Que entende que, os consumidores também devem exercer o seu papel de questionar essas empresas estabelecendo uma troca que vai muito além do consumo.
André Carvalhal – escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade
“No Dia do Consumidor entendo que deveria ser uma data para colocarmos isso em prática. Um dia para as empresas se questionarem de fato e promoverem esse diálogo com seus consumidores e perguntarem o que que é relevante para essas pessoas nesse momento. E o consumidor também fazer o mesmo. Eu sinto que são realizadas promoções, ofertas, muitos descontos quando na verdade isso tem muito mais a ver com o que a empresa quer transacionar, do que, de fato, as pessoas realmente gostariam ou que precisariam saber das empresas nessa data”, avalia André sobre como o ato de consumidor hoje pode e deve estar relacionado ao conhecimento.
“Certamente para muitas pessoas o desconto é algo que pode ser legal, algo que pode viabilizar o acesso a alguma coisa que durante outros períodos elas não tenham como adquirir, mas, será que é somente isso? É isso o que de melhor as empresas poderiam fazer?”, questiona André. Na sua visão, muita coisa tem mudado sobre o que de fato vale a pena consumir e, principalmente, a forma como devemos consumir. “Eu acho que o Dia do Consumidor seria o momento perfeito para fazermos esse convite a empresas e consumidores para se questionarem sobre o real valor do consumo hoje”, conclui.
Beleza: uma forma desacelerada, gentil e responsável de se cuidar
Marcela Rodrigues, é jornalista especializada em consumo responsável e bem-estar, designer em sustentabilidade e ativista pelo movimento da beleza sustentável, ao qual pesquisa há quase dez anos. É criadora da plataforma A Naturalíssima e co-fundadora da limpp, primeira ferramenta do Brasil para pesquisa dos ingredientes suspeitos nos cosméticos.
Marcela é uma das especialistas em “beleza limpa” (clean beauty), termo que a levou a adaptar os rumos do seu trabalho e alinhá-lo aos propósitos de um estilo de vida consciente. “Há quase dez anos comecei uma transição longa, sem pressa ou radicalismos, mas muito sólida e atenta. De uma maneira geral, pensei: como posso reduzir o meu impacto no mundo?”, conta.
Marcela Rodrigues – jornalista e criadora da plataforma A Naturalíssima e co-fundadora da limpp, ferramenta digital para pesquisa dos ingredientes suspeitos nos cosméticos
Este questionamento, diz Marcela, endereçou outras perguntas que passaram por vários aspectos da sustentabilidade como alimentação (ela foi para uma ecovila estudar alimentação consciente), bem-estar, espiritualidade, relações interpessoais e sociais. Logo no começo dessa sua jornada Marcela era editora de uma revista com foco em moda e beleza, e foi desse ambiente que surgiu a ideia da plataforma A Naturalíssima. “Como eu já acompanhava o setor de beleza, percebi que era um ramo ainda pouco questionado sobre os impactos ambientais. Revi minhas escolhas nesta área, mudei rotinas; me deparei com a falta de produtos de higiene natural, passei a aprender a fazer e, passei a pesquisar o movimento da beleza natural, hj chamado de beleza limpa”, ela conta.
Marcela também criou um dos primeiros cursos online de introdução e cultivo da beleza sustentável (Jornada da Beleza Consciente), dentre outros workshops que visam não só mostrar caminhos de cuidados menos poluentes, mas que de fato desconstruir os conceitos pré-estabelecidos.
“Passei a estudar práticas de regeneração planetária. Estudei herbalismo, me formei em hatha yoga e sou designer em sustentabilidade. Ano passado fui convidada pelo TexPelourinho para levar a ideia da beleza sustentável aos talks aqui no Brasil”, lembra Marcela sobre outros desdobramentos dessa escolha.
Hoje, além de jornalista especializada nestes temas, ela dá palestras, consultorias e outras vivências. “Meu principal propósito é mostrar que o nosso bem-estar e o do planeta precisam caminhar juntos, mesmo que para isso precisemos sair da zona de conforto”, pontua Marcela. “Este estilo de vida pauta meu trabalho de forma fluida e bem mais autônoma e responsável do que antes”, completa.
Sobre a forma como poderíamos recriar e repensar o nosso consumo de forma geral, Marcela é bem realista sobre esse questionamento. “Eu não acredito em vida sustentável perfeita, mas acredito que toda rotina pode ser pautada por escolhas conscientes, reduzindo assim o impacto da nossa existência no planeta. A gente só não pode esperar muito tempo para começar – nem que seja num ritmo mais lento, é preciso dar o primeiro passo repensando a dependência de tantas coisas materiais no dia a dia para se sentir bem”, argumenta.
Marcela não é contra o consumo, mas, diz que é preciso entender esse momento como um ato de responsabilidade também. “Ninguém precisa parar de comprar, mas é preciso dizer mais nãos e assumir a responsabilidade do impacto pelo que desejamos ter”, diz. Neste sentido, Marcela aconselha a pesquisar quem está por trás daquilo que consumimos, quais materiais foram usados para fazê-lo, quais os impactos gerados no processo. “Acredito na simplicidade, atenção e senso crítico para essa caminhada”, aconselha.
Para Marcela, a indústria tem usado “gatilhos de padrões irreais de beleza”, com lançamentos e mais lançamentos que nos fazem crer que precisamos de dezenas de produtos para nos sentirmos bem. “Beleza sustentável não é sinônimo de produtos ecológicos, apenas. É também sobre uma forma mais desacelerada, gentil e responsável de se cuidar”, conclui.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
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Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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