Pesquisar
Close this search box.
/
/
Competição de talentos: por que as start-ups estão ganhando essa batalha?

Competição de talentos: por que as start-ups estão ganhando essa batalha?

Diretor da Robert Walters Brasil explica por que as startups estão lenta mas seguramente vencendo batalha por talentos

Houve um considerável aumento no crescimento do número de funcionários nas start-ups nos últimos 12 meses, já que 50% dos trabalhadores prefeririam trabalhar em um start-up do que em uma empresa tradicional.

À medida que a competição por talentos continua – com aproximadamente três vezes o número de empregos publicados versus talentos disponíveis – Richard Townsend, Diretor da Robert Walters Brasil – compartilha seus pensamentos sobre por que as startups estão lenta mas seguramente vencendo a batalha por talentos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Carreira Acelerada

Com estruturas relativamente planas e fundadores & CEOs práticos – novos funcionários podem se encontrar na equipe de liderança sênior desde o primeiro dia.

Ao assumir várias responsabilidades diferentes e trabalhar em estreita colaboração com os membros seniores da equipe, o ambiente de start-up permite que você prove seu valor desde o início, além de uma oportunidade para o seu trabalho ser reconhecido se tiver um impacto direto nos negócios.

Ao contrário das estruturas corporativas, os líderes poderão ver claramente seu envolvimento nos estágios iniciais de um projeto até a conclusão e, como resultado, a taxa de avanço nas start-ups tende a ser muito mais rápida.

Não é surpreendente, portanto, ver que a pesquisa da Robert Walters descobriu que mais da metade dos profissionais (52%) estariam dispostos a aceitar um corte salarial e se juntar a uma start-up, se vissem uma oportunidade de progredir muito mais rápido do que fariam em uma configuração corporativa.

 Mentalidade de Ampliação

As start-ups são projetadas para ter alto potencial de crescimento – e, portanto, não é surpreendente ver que, em média, as decisões são processadas quatro vezes mais rápido em uma start-up do que em uma empresa tradicional (250+).

A natureza mutável e acelerada de uma start-up manterá os funcionários atentos, incentivando-os a desenvolver novas habilidades à medida que avançam e ultrapassando os limites da descrição inicial do trabalho.

Ao trabalhar para uma start-up, você entenderá como toda a empresa funciona e desenvolverá uma perspicácia comercial que não é esperada de você quando está em uma posição mais baixa nas estruturas corporativas. Alguns líderes de start-ups argumentam que essas lições de negócios no trabalho são, de fato, melhores do que um MBA.

A pesquisa descobriu que 33% dos profissionais estão deixando seus empregos corporativos para “experimentar algo novo”, com outros 15% buscando uma requalificação.

Cultura

Ser um membro da equipe de uma start-up vem com grandes responsabilidades. Não importa qual seja o seu título, seu trabalho terá um impacto no crescimento e sucesso da empresa – e, por sua vez, isso fará com que você sinta que o trabalho que está fazendo tem um propósito real e é uma grande motivação.

De fato, um terço dos profissionais (34%) afirma que a razão pela qual mudariam para uma start-up é por um trabalho desafiador e interessante – com muitos afirmando que as habilidades que adotam em autogestão e priorização de tarefas passam para sua vida pessoal .

Trabalhar para uma start-up de rápido crescimento pode ser uma experiência intensa, então você inevitavelmente se tornará mais proativo e ambicioso fora do trabalho também. Você estará constantemente pensando em como melhorar as coisas, estar mais ciente dos problemas e como resolvê-los e se tornar mais aberto a novas culturas e formas de pensar. Você também aprenderá a amar desafios e até mesmo procurá-los.

Espírito de Equipe

Quase metade dos profissionais (42%) afirma que o valor mais importante na procura de um futuro local de trabalho é “colegas e cultura que os inspirem a dar o seu melhor” – por isso a cultura da empresa nas start-ups é algo a ser valorizado.

Devido ao seu tamanho menor, as start-ups tendem a promover um ambiente colaborativo e unido, que incentiva as pessoas a ajudar onde podem em tarefas fora de sua competência original.

Você estará cercado por pessoas altamente trabalhadoras, talentosas e ambiciosas dispostas a fazer o impossível. Existe uma enorme motivação para aprender com os outros e contribuir com o seu próprio conhecimento e experiência.

As start-ups geralmente favorecem uma estrutura fluida em vez de uma hierarquia rígida de inspiração corporativa, permitindo discussão aberta e cooperação entre todos os membros da equipe. Não é surpreendente, então, ouvir que 30% dos profissionais afirmam que a coisa mais atraente sobre uma start-up é a estrutura de gestão aberta e eficaz.

Diversidade em todos os sentidos da palavra

As start-ups têm como foco principal encontrar os melhores talentos que podem ajudar a alcançar seus objetivos ambiciosos e, como resultado, remover qualquer tipo de barreira socioeconômica ou geográfica para encontrar suas estrelas.

Como resultado, dentro de uma start-up, não é surpreendente encontrar todos os tipos de colegas de trabalho, de todos os tipos de nacionalidades, origens e ideologias – e devido à pequena natureza das equipes, haverá naturalmente um amplo cruzamento em trabalhar com colegas com diferentes conjuntos de habilidades ou estilos de trabalho.

Este forte ambiente multicultural pode abrir sua mente além do trabalho e das tarefas e também leva os funcionários a ter uma visão global.

E a diversidade não depende apenas das pessoas, é seguro dizer que quase não há dois dias iguais dentro de uma start-up. Normalmente, a maioria dos membros da equipe precisa “fazer malabarismos” e assumir funções fora de sua função específica para contribuir para o sucesso dos negócios mais amplos.

A diversidade de tarefas ajuda você a desenvolver novas habilidades muito rapidamente, além disso, muitas vezes você aprenderá diretamente com o fundador da empresa e/ou funcionários seniores.

Esta é uma oportunidade inestimável quando você está nos estágios iniciais de sua carreira. Isso não apenas o manterá estimulado em seu papel do dia-a-dia, mas também lhe dará a oportunidade de descobrir o que mais lhe interessa e descobrir no que você é melhor.

Inovação

As start-ups são diferentes das empresas tradicionais principalmente porque são baseadas em inovação disruptiva, criadas para resolver um “problema” percebido no mercado.

Juntar-se a uma start-up significa adotar uma mentalidade “fora da caixa” – uma capacidade de pensar rápido e ser criativo com pequenos orçamentos e menos recursos.

A autonomia não é considerada uma vantagem dentro de uma start-up, mas um dado – na verdade, é a razão pela qual 28% dos profissionais deixam um emprego corporativo para ingressar em um negócio recém-criado.

Para ajudar sua criatividade, você aprenderá e usará as ferramentas e plataformas mais modernas e inovadoras diariamente – embora instável para começar, em breve você começará a falar a ‘linguagem de start-up’ sem nem perceber.

Estratégia de Saída

Muitas start-ups têm uma “estratégia de saída” em mente, o que significa que você estará trabalhando para cumprir um prazo ambicioso desde o início.

As metas de crescimento serão ambiciosas, mas, se alcançadas pela equipe, poderão lucrar com rodadas significativas de financiamento, pois as ações geralmente são oferecidas como parte de pacotes de empregos como forma de competir com o pagamento corporativo.

Em uma start-up, seu trabalho duro pode pagar às vezes 10 vezes o valor que você receberia em bônus corporativos anuais dentro de 5 a 7 anos após ingressar em uma start-up de rápido crescimento. A chave aqui é ingressar em um negócio cujo produto e visão você realmente acredita.

Se um plano de carreira de 10 anos é o que você procura, as start-ups podem não ser para você, no entanto, se você fez parte de uma empresa que escalou e saiu com sucesso, o mundo realmente será sua ostra em oportunidades de emprego.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Por Richard Townsend, diretor da Robert Walters Brasil.


+ Notícias

Employee Experience: por que investir em EX alavanca os negócios? 

Trabalho remoto pode prejudicar a cultura da empresa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]