SXSW Bites: Metaverso, DAOS e mais discussões do festival

Confira os principais insights trazidos no SXSW 2022, que discutiu o metaverso, DAOS e como as marcas podem se sobressair

Foto: Shutterstock

O metaverso está dominando o SXSW 2022. Nesta terça feira, 15, Mark Zuckerberg apareceu virtualmente na cidade de Austin, no Texas, para discutir as possibilidades dessa nova realidade. Mas não foi só isso, confira abaixo as pilulas de conteudo da cobertura da Consumidor Moderno, juntamente com a Netza&COSSISTEMA, do maior festival de inovação do mundo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Repensando o setor de beleza

A diversidade e a representatividade foram os fios condutores do painel que reuniu Jonathan Van Ness, mais conhecido como JVN e famoso por compor o elenco do reality show Queer Eye, e Alok Vaid-Menon, para debater o setor de moda e beleza.

A partir de suas trajetórias pessoais, a dupla discutiu a importância de repensar o segmento de modo que mais tipos diversos encontrem um lugar de acolhimento e auto expressão. Entre as críticas, a dupla destacou reforçou como representantes do gênero não binário são descartados do processo e desconsiderados como elementos de inspiração para o setor.

O desafio de fazer diferente

Com muito dinamismo, Jon Burkhart, fundador e CCO da TBC Global e Lizi Hamer, executive creative director da Octagon, fizeram um grande brainstorm em sua “performance” no palco do SXSW 2022. O tema? Como se sobressair em meio ao marasmo das ações de marketing já tão trabalhadas no mundo todo.

Não há fórmula mágica e nem linearidade. Para Jon, seguir em frente é a palavra de ordem. E os obstáculos não são poucos. De acordo com o especialista, 58% das marcas não fazem sentido para as pessoas enquanto a publicidade luta por um espaço na cabeça das pessoas. Como se sobressair então? Com uma história que engaje, inteligente, através de uma personalização construída por conexões com lastro. O relacionamento tem de ser relevante e oportuno (cabe aqui, portanto, o uso dos micro-momentos, que já debatemos na Consumidor Moderno).

Zuckerberg e o metaverso

Com presença virtual de Mark Zuckerberg, o metaverso foi tema de mais um encontro do SXSW 2022. Não é novidade que há muita expectativa sobre o que, de fato, o metaverso vai ser e como ele potencialmente pode transformar a nossa realidade social e o mundo dos negócios. E, para o cofundador do Facebook, o metaverso será o “próximo capítulo da internet”.

Nesse novo capítulo, as experiências sociais serão únicas. Para Zuckerberg, apoiado na tecnologia, o metaverso vai ter capacidade de transmitir a sensação de presença entre as pessoas. Outros tópicos abordados foram para a tendência de descentralização do ambiente de negócios e a capacidade de autoexpressão com avatares múltiplos.

O ano das DAOS

2022 será o ano das DAOS? Segundo o SXSW, sim. A Organização Autônomo Descentralizada cria um novo modelo de governança aberta, que não se baseia em uma estrutura de comando “top down”.

No SXSW alguns exemplos de DAOS mostram que esse tipo de organização pode redefinir a forma com que trabalhamos e tomamos decisões em grupo atualmente, abrindo espaço para se apoiar em blockchain e tokens, o que pode transformar, também, a forma em que recursos são alocados e o capital distribuído.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

SXSW Bites: Descentralização financeira, narrativa criativa e mais

SXSW Bites: Nassim Taleb, inovação nas favelas e mais destaques do festival 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS