Apenas 2% dos donos de carro atendem ao chamado de recall no Brasil

Os dados estão presentes no estudo Consumidor em Números 2021, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Veja detalhes

Crédito: Pexels

Um recente levantamento aponta que apenas 2% dos donos de carros atenderam o chamado de recall feito por empresas para substituir uma peça ou trocar o produto inteiro. Os dados estão presentes no relatório Consumidor em Números 2021, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Segundo os dados, em 2021, foram realizadas 126 campanhas de recalls de produtos. Dessas, 90 foram direcionadas para o setor de automóveis, com 770,9 mil produtos afetados e índice de solução de 2% ou 16,8 mil unidades.

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O estudo ainda aponta um crescimento de campanhas no setor automotivo em relação ao ano passado, quando foram registradas 84 campanhas. Por outro lado, o número de veículos impactados foi menor: aproximadamente 1 milhão de pedidos.

Em seguida, destaca-se o setor de medicamentos. Foram 12 campanhas e mais de 22 milhões de produtos afetados em 2021 – apenas duas campanhas a menos que ano anterior. No ano passado, a média de resolução para esse problema foi de apenas 27.252 produtos.

A seguir, veja o infográfico com os número do recall no País em 2021.

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