Pesquisar
Close this search box.
/
/
Seis dicas para ter sucesso na carreira em Customer Experience

Seis dicas para ter sucesso na carreira em Customer Experience

Empresas estão em busca de profissionais qualificados, mas, colaboradores internos também podem alcançar sucesso nessa área; confira as dicas de que já atua em CX

Já falamos aqui de algumas áreas de sucesso e relativamente novas quando assunto é carreira no metaverso. A área de Customer Experience (CX) é outra que traz grandes oportunidades hoje no mercado de trabalho.

Empresas estão em busca de profissionais qualificados, mas, também oferecem treinamentos necessários para que colaboradores internos alcancem posições nessa área.

O CX requer habilidades específicas (como veremos mais adiante) e para ilustrar essa jornada trouxemos a trajetória de Ana Rocha, diretora sênior da Concentrix Brasil, multinacional de Costumer Care e outsourcing.

Ana começou a trabalhar como advisor assim que concluiu o ensino médio. Pouco tempo depois foi promovida a supervisora – a primeira de outras ascensões similares. Depois de cuidar de diferentes tipos de operações, como vendas, SAC, suporte e retenção, ela se especializou no ramo de seguradoras e ingressou na Concentrix Brasil.

Após um período trabalhando com uma equipe no desenvolvendo um projeto, ela participou de uma seleção interna e virou superintendente. Passou por mais duas promoções até assumir o cargo atual de diretora sênior. Hoje, aos 35 anos de idade, Ana é responsável por 25 clientes locais.

“Muitas vezes, as oportunidades podem ainda não existir, mas com trabalho focado em resultados e pessoas os caminhos se abrem”, resume Ana.

Leia mais: 17 profissões para atuar no metaverso

Hoje, a maioria das companhias possuem equipes dedicadas e áreas estruturadas em Customer Experience (CX). No entanto, como é um segmento em constante transformação e crescimento, a cada dia novos profissionais são requisitados ou, como o caso de Ana, colaboradores mais preparados passam a assumir posições estratégicas em CX dentro das empresas.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para aqueles que desejam ingressar no segmento de Customer Experience, Ana Rocha elencou 6 dicas:

1.Gostar de pessoas

Para trabalhar com Customer Experience é preciso gostar de pessoas, entender suas necessidades. Nem sempre o atendimento ao consumidor é fácil. Por isso, é importante ser paciente. O contato com diferentes perfis de pessoas faz parte do dia a dia, tanto no trabalho de atendimento em si quanto internamente dentro das empresas. “É importante trabalhar em grupo na resolução de problemas, em novos projetos. Pedir ajuda para vencer desafios faz parte da rotina”, pontua Ana.

2.Aprendizado contínuo

Algo que às vezes é deixado de lado pelos profissionais. Embora as empresas deem o conhecimento técnico para trabalhar na indústria, é preciso buscar desenvolvimento. Isso é responsabilidade individual e vale tanto para cursos universitários quanto idiomas. “Inglês é um diferencial, aumenta a empregabilidade e dá a chance de trabalhar em multinacionais. Algumas vagas exigem espanhol, então se puder investir em mais de uma língua, vale a pena. Uma das grandes vantagens da área são as escalas menores, o que facilita a conciliação com a faculdade ou um curso especializado. Estudar é fundamental para crescer”, explica a executiva, que conta que precisou estudar para alcançar o nível de inglês exigido, além de ter feito duas faculdades.

experience
É preciso buscar desenvolvimento contínuo. (foto: Pexels)

3.Ter atitude de dono

A diretora afirma que “não é necessário ter o título para assumir uma posição de liderança. Mesmo sem ser promovido, é possível ter essa postura agregadora, apoiar e ajudar os pares, dar orientações. Essa postura me ajudou a crescer na carreira e a assumir a liderança”. Assim o profissional demonstra ter espírito de líder, capacidade para gerenciar e resolver problemas. Isso desperta para as suas capacidades, aumentando as chances de subir posições. O reconhecimento vem muito daí.

4.Valorizar os feedbacks

Na área de Customer Experience os feedbacks são constantes. “Eles são um presente e cabe a cada um decidir como utilizá-los. Os retornos dos líderes e dos colegas sobre o trabalho, sejam positivos ou negativos, são fundamentais para o crescimento profissional”, diz Ana. Eles trazem a oportunidade para refletir sobre as habilidades que precisam ser aprimoradas. Vale pensar “eu sou bom nisso, mas como posso melhorar? O que mais eu posso fazer?”.

experience
Os retornos dos líderes e dos colegas sobre o trabalho é importante. (foto Pexels)

5.Ser flexível

O trabalho de advisor dá a oportunidade para atuar com diferentes tipos de empresas, dos mais diferentes segmentos. Sendo assim, muitas vezes é preciso “virar a chave” para lidar com algo totalmente novo. Pode-se trabalhar com empresas de varejo, tecnologia, telefonia, seguros, bancos, por exemplo. Aqui vale mais uma vez a questão do conhecimento. Estudar o setor, ler, buscar informações é fundamental para ser um profissional versátil.

6.Vontade de fazer acontecer

A área de Customer Experience exige pessoas com vontade de mudar o mundo, com visão, criatividade, que busquem ser as melhores. “Pensar em soluções, ter uma mente inovadora, se engajar em projetos internos e colaborar para o crescimento da empresa são características muito valorizadas. O profissional demonstra que quer evoluir junto com a companhia, que tem a capacidade de ir além do seu cargo e do trabalho do dia a dia”, conclui a diretora.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

7 carreiras impulsionadas pela corrida do uso correto de dados 

Disparidade salarial: conheça a ferramenta que expôs centenas de empresas americanas no Twitter 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]