O Big Brother Brasil (BBB), reality show da TV Globo, é, sem dúvida, a maior vitrine para uma marca quando o assunto é exposição para o grande público.
De olho nesse potencial, o QuintoAndar, plataforma para serviços de moradia, desenhou toda uma estratégia baseada em Customer Experience (CX) quando foi patrocinadora no BBB na última terça-feira (15).
Segundo a empresa, durante a participação da marca no reality, a sua área de CX funcionou excepcionalmente desde o início da exibição do programa até a madrugada do dia 16, às 2h. A demanda no período foi cerca de 27% maior do que a antecipada pela companhia, sendo 95% via chat e 5% via telefone.
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Entenda a estratégia em CX para o BBB
A primeira ação da marca no programa dividiu os participantes do BBB em dois times para jogar o “Encontre a Casa”, em uma dinâmica proposta pela equipe do BBB inspirada em brincadeiras infantis. Atrelado ao jogo, o objetivo do QuintoAndar foi apresentar as funcionalidades da sua plataforma para a busca do imóvel ideal – seja para compra, venda ou aluguel.
A empresa então anunciou durante a brincadeira a abertura da promoção: “QuintoAndar no BBB: 1 ano de aluguel grátis”, que premia uma pessoa do público. Para concorrer, basta os interessados se inscreverem via QR Code exibido no programa ou no site do QuintoAndar – via preenchimento de um formulário. O vencedor será divulgado no dia 26 de abril, na final do programa.
A empresa revela que, durante a ação, os contatos feitos, em sua maioria, tinham como objetivo conhecer mais sobre a plataforma QuintoAndar, onde o índice de satisfação dos atendimentos chegou a 90% de avaliações positivas.
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Durante a ação foi esclarecido dúvidas sobre diversos assuntos, enviadas por pessoas de todo o país. Para isso, a marca preparou uma operação robusta, com treinamentos específicos para a ocasião. “Para muitos, aquele foi o primeiro contato com o QuintoAndar, e a forma como operacionalizamos o atendimento foi fundamental para a marca”, conta o head de CX da empresa, Rodrigo Rosa.
Para Rosa, o impacto foi imediato na área de Customer Experience (CX) logo que a marca apareceu no programa. “O pico de solicitação de atendimento foi exatamente a partir das 23hs do 15/03, quando a ação “Encontre a Casa” foi transmitida no reality junto com a nossa promoção”, lembra.
O executivo conta que a operação, em alguns momentos, teve que ficar inteiramente focada na plataforma via chat, que foi muito mais expressiva em relação ao telefone. “A demanda foi 27% maior do que a esperada. E, levando em consideração que já tínhamos em mente um alto volume dada a audiência do programa e o nível de engajamento do público, esse foi um resultado muito expressivo”, avalia Rosa.
Um atendimento sobre o valor de marca
Rosa explica que durante o atendimento foi percebido uma mudança nos assuntos dos chamados, já que muitas pessoas tiveram o primeiro contato com a marca. “Elas nos contataram para saber mais sobre a plataforma e sobre como anunciar um imóvel ou buscar uma moradia para compra ou aluguel”, diz. “Foi realmente um atendimento mais voltado para introduzir as pessoas à nossa plataforma, nossos benefícios e ajudá-las a iniciarem suas jornadas”, completa.
Nos dias seguintes à edição, o QuintoAndar continuou sentindo o impacto do programa em seus atendimentos. “Estamos ansiosos pelos resultados futuros que teremos com as próximas ações”, argumenta Rosa sobre o poder de ampliação da marca via BBB.
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O que muda para a marca depois do BBB?
Fazer parte de um programa de tamanha audiência, abrangência e diversidade de público pode trazer um novo olhar sobre seu negócio. No caso da QuintoAndar, Rosa explica que a marca pretende reforçar cada vez mais sua posição como “destino de moradia”. “Nossa missão é abrir portas para que mais pessoas conheçam e tenham novas experiências sobre o mercado imobiliário de forma mais ágil e simples”, pontua.
A participação de Manu Gavassi
Para uma ação de tamanha exposição, como foi essa participação no BBB, o QuintoAndar buscou a parceria com Manu Gavassi, cantora e influenciadora digital. Uma das estratégias da marca foi lançar uma websérie especial para o BBB com a artista. “A Manu Gavassi revolucionou a forma de jogar com o público que assiste o programa com os vídeos que deixou prontos antes do confinamento. Além de criativos, as produções eram muito leves e divertidas”, explica Rosa, uma proposta que, segundo ele, “faz todo sentido também para o QuintoAndar”.
De acordo com Flávia Mussalem, diretora de marketing do QuintoAndar a participação no BBB se transformou em uma oportunidade de expandir o contato com os brasileiros, não apenas no programa na TV aberta, mas também a partir de toda a exposição do reality em outras mídias.
“Criamos como estratégia uma forma de apresentar nosso produto, a experiência de qualidade e as facilidades que oferecemos durante a jornada de compra, venda e aluguel”, explica Flávia. “Sabíamos o que queríamos que ficasse na mente dos brasileiros com relação à nossa plataforma de moradia e, assim, construímos a narrativa das ações com o apoio da Globo”, conclui.
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