Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça aplicativos de saúde que estão mudando a vida dos consumidores

Conheça aplicativos de saúde que estão mudando a vida dos consumidores

Diferentes aplicativos para o bem-estar do corpo e da mente conquistam consumidores e revolucionam o acesso a uma vida mais saudável

Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia trouxe inovações, principalmente nas áreas do comércio, indústria, comunicações e finanças. Mas a saúde não ficou para trás.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC) em 2020, o investimento em novas tecnologias no setor na América latina deve atingir 10 bilhões de reais até o final deste ano.

Esse tipo de aplicação monetária costuma ser empregue de diversas formas, como na produção de aparelhos hospitalares mais modernos, na criação de ferramentas para a gestão administrativa de hospitais e postos, e também no desenvolvimento de aplicativos que auxiliem o bem-estar físico e psicológico da população.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A força dos apps nos cuidados com a saúde durante a pandemia

Cada vez mais, aplicativos relacionados à saúde têm se destacado nos meios tecnológicos e conquistado grandes investimentos. O alto capital aplicado nessas ferramentas está extremamente ligado aos impactos que a pandemia do novo coronavírus gerou à sociedade.

Durante o período das restrições mais rígidas da quarentena, a comunidade passou a olhar com mais cautela para o seu próprio bem-estar. Ao unir essa visão mais apurada ao isolamento social, muitas pessoas decidiram conectar-se de uma maneira mais ampla à recursos tecnológicos que oferecessem cuidados físicos e mentais.

Um levantamento da consultoria internacional App Annie revela que, no Brasil, o total de downloads de aplicativos voltados para a saúde apresentou um aumento de 45% em 2020, comparado com 2019.

Ainda segundo esse estudo, os principais downloads ficaram a cargo de ferramentas para exercícios físicos, práticas de yoga e meditação, além de programas que oferecem informações sobre a Covid-19.

Leia mais: Pandemia, saúde mental e os novos perfis de consumidores

Exemplos de aplicativos que auxiliam a saúde física e mental

Com um alto investimento financeiro e uma grande adesão por parte do consumidor, opções de aplicativos voltados para a saúde são o que não faltam no mercado. A seguir, conheça alguns deles:

Boa Consulta

A plataforma é voltada para o agendamento de diferentes consultas médicas, como ortopedia, pediatria, dentista, fisioterapia, entre outras. Além de possibilitar que os usuários agendem um atendimento presencial ou on-line a preços populares, o programa também oferece alguns lembretes para que os pacientes não se esqueçam de tomar os medicamentos receitados pelos médicos.

O aplicativo Boa Consulta está disponível nos serviços de distribuição digital Play Store e Apple Store, e pode ser utilizado de forma gratuita em aparelhos Android e iOS.

BodBot Personal Trainer

O programa cria treinos físicos personalizados de acordo com os objetivos e dificuldades de cada pessoa. O aplicativo, que está disponível de forma gratuita para aparelhos Android e iOS, também oferece um serviço de nutrição, que, além de registrar as preferências e alergias alimentares dos usuários, também realiza sugestões de cardápios saudáveis.

Yoga Studio: Mind & Body

O aplicativo oferece mais de 100 aulas de yoga e meditação guiadas por profissionais, além de permitir que os usuários criem seus próprios treinos através de uma biblioteca que disponibiliza quase 300 opções de posturas diferentes. O programa também apresenta exercícios especiais para gestantes e pessoas que sofrem com dores na coluna.
O download da plataforma Yoga Studio: Mind & Body está disponível de forma gratuita para aparelhos Android e iOs, contudo, algumas funções necessitam de assinatura premium.

Leia mais:  Saúde e estética: o mercado de desejos polêmicos e o caso Mary Magdalene

Avanutri

O aplicativo Avanutri é um dos mais populares e mais utilizados entre nutricionistas e pacientes. Ele oferece informações nutricionais sobre diversos tipos de alimentos e também conta com dicas especiais para o processo nutritivo de crianças e adolescentes. Ainda é possível reunir na plataforma algumas referências sobre os usuários, como a avaliação física dos mesmos e as orientações de atendimento ofertadas pelo especialista em nutrição.

Além de todas as funções citadas, o programa, que pode ser baixado em aparelhos Android, iOS e Windows, apresenta notificações para os horários das refeições e para o consumo de água, além de um alerta para a próxima consulta com o nutricionista.

Alarme de medicamentos

Esse aplicativo tem como principal tarefa a disponibilização de lembretes para que os usuários não esqueçam de tomar seus medicamentos na hora certa. A plataforma também alerta quando será necessária a compra de mais remédios.

Além disso, através do programa, que está disponível de forma gratuita para aparelhos Android e iOS, é possível realizar o controle da pressão arterial, registrar o humor, acompanhar o peso e catalogar os valores da glicemia.

Emergência APP

O aplicativo permite que, de maneira simples e eficiente, os usuários consigam pedir ajuda profissional (médicos, policiais e bombeiros) em momentos de emergência, como em acidentes, crises alérgicas ou algum outro tipo de mal-estar. Além disso, o programa detecta automaticamente colisões veiculares e realiza uma ligação para o serviço de resgate.

A plataforma Emergência APP está disponível para aparelhos Android e iOS, e tanto o seu download quanto seus recursos são gratuitos.

WeCancer

O aplicativo, que é voltado para o tratamento de pessoas com câncer, ajuda os pacientes a entenderem melhor os sintomas da doença e oferece dicas para o bem-estar dos mesmos. Além disso, a plataforma conta com uma agenda para remédios e consultas. No momento, o WeCancer está disponível apenas para aparelhos Android.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

DAI – Doenças Autoimunes

A plataforma, que está disponível para aparelhos Android e iOs, disponibiliza informações sobre diferentes doenças autoimunes, como lúpus, diabetes, artrite, tireoidite, entre outras. Através de fotos, vídeos, podcasts, mural de informações e uma rede de apoio, os usuários têm acesso a uma definição precisa e um guia educativo sobre tais enfermidades.

T: Connect

De todos os aplicativos citados no texto, de longe, o T: Connect é o que mais se destaca no quesito inovações tecnológicas. Através dessa plataforma é possível realizar a administração de insulina pelos sistemas Android e iOS.

Com isso, o controle da glicose no sangue será realizado diretamente de um aparelho móvel, garantindo discrição e eficiência para os seus usuários.

No momento, o programa está disponível apenas nos Estados Unidos, e para que ele possa chegar às mãos dos brasileiros, antes de mais nada, é necessária a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Tecnologias que ofertam saúde, tempo e dinheiro

Os aplicativos apontados acima mostram o quão a tecnologia tem tornado os cuidados com o bem-estar físico e mental mais acessíveis de forma financeira e cronológica para a população. Afinal, com o auxílio desses programas, muitas vezes, não é preciso sair de casa ou disponibilizar um certo valor monetário para ter acesso a diferentes recursos para uma vida mais saudável.

*Por Agnes Faria.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

Quando o centro da estratégia é o custo: a experiência infeliz dos planos de saúde 

Por que a jornada dos planos de saúde é tão complexa e custosa para o cliente? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]