Foi em 2012 que o evento A Era do Diálogo deu início ao fomento do debate sobre as melhores práticas de relacionamento entre os agentes das relações de consumo no Brasil. Desde então, o evento se consolidou como o maior encontro de lideranças e executivos, profissionais do sistema nacional de defesa do consumidor, especialistas e autoridades de agências reguladoras do País.
Este ano, A Era do Diálogo celebra dez anos influenciando e pautando as discussões mais relevantes acerca da defesa do consumidor no Brasil.
Reconhecer executivos, especialistas, profissionais da defesa do consumidor e empresas que mais contribuíram para a harmonia das relações de consumo no País na última década, foi a premissa principal do Grupo Padrão, realizadora do evento, para esta edição de 10 anos do evento.
Abaixo, você conhecerá as dez personalidades e as dez empresas que deixaram sua marca como impulsionadores das melhores práticas nas relações de consumo do Brasil.
Leia mais: confira a programação completa da A Era do Diálogo 2022
Executivos e personalidades homenageadas
Celso Tonet – Diretor de Atendimento a Clientes – Claro
Celso Tontet é formado em Engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília, com especialização na Universidade de Montreal na área de Gestão Social do Trabalho.
Em 2015 centralizou a Diretoria de Atendimento de todo o Grupo Claro Brasil, englobando as operações de atendimento da NET, Claro e Embratel.
Atualmente Celso Tonet é Diretor de Atendimento a Clientes da Claro.
“Esse prêmio é muito especial e importante porque ele traduz todo o esforço que não é só meu, mas, de toda equipe de atendimento da Claro em manter uma relação, um diálogo muito claro e transparente com todos os nossos clientes. Esse reconhecimento vem numa hora muito especial. A Claro está realmente se dedicando ao máximo para poder entregar aos nossos clientes uma melhor experiência”, pontua Tonet.
Claudia Silvano – Servidora Pública – Procon-Pr
Graduada em Pedagogia e em Direito, Cláudia Silvano é advogada especialista em direito do consumidor.
Com vasta experiência no setor, Claudia está sempre atualizada sobre conhecimentos jurídicos e Direito do Consumidor.
Atualmente Claudia Silvano é diretora do Procon do Paraná.
“São dez anos de construção de pontes! E que venham mais dez! Porque queira ou não, é do ser humano dialogar em todos os âmbitos da vida. Mas se trata de uma tarefa difícil, já que naturalmente não conseguimos ouvir o outro sem alguma isenção. Então eu percebo que precisamos avançar nessa relação. E isso requer humildade, inteligência, mas, sempre com um facilitador construindo essas pontes dentro dessa dinâmica. Eu entendo que A Era era do Diálogo é esse grande facilitador.”
Fabio Avellar – Vice President of Customer Experience – Vivo
Fabio Avellar é mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD, engenheiro de Produção pela UFRJ e possui cursos de extensão em Madri e Barcelona.
Como Vice-presidência de Experiência do Cliente da Vivo, Avellar vem liderando as iniciativas de digitalização do atendimento da companhia, além do programa de transformação das jornadas de clientes.
“É uma honra receber essa homenagem em um evento dessa importância e que completa dez anos. Nos últimos quatro anos da minha carreira, foram anos muito intensos, e que junto a minha equipe buscamos incessantemente melhorar efetivamente a qualidade e o serviço prestado aos nossos clientes. Fico muito feliz com esse reconhecimento, que divido com todos da Vivo.”
Fernando Capez – Diretor Executivo – PROCON SP
Fernando Capez é Advogado, Mestre e Doutor em direito e palestrante nacional e internacional. Autor e coordenador de diversas obras jurídicas.
Fernando Capez é diretor executivo do PROCON-SP.
“Eu avaliei, conheci o PROCON e conheci o mercado consumidor. Hoje, eu proponho que devemos estimular o diálogo e aquele que produz. Precisamos eliminar burocracias e as travas do desenvolvimento. Precisamos proteger os fornecedores, porque sem ele não existe consumidor. Precisamos lembrar que não existe um PROCON punitivo, um PROCON inimigo de quem fornece, mas, um PROCON amigo de quem produz e consome. Em suma, precisamos mais do que nunca de harmonia, diálogo e cooperação. Esse é o bom caminho.”
Juliana Domingues – Ex-secretária e assessora especial do Ministério da Justiça.
Juliana Domingues é Doutora em Direito desde 2010, foi Visiting Scholar na Georgetown University Law School (2018).
É a única brasileira selecionada para a pesquisa de pós-doutorado financiada pela American Bar Association. Possui dezenas de livros e artigos no brasil e no exterior.
Juliana é ex-secretária e assessora especial do Ministério da Justiça.
“Essa homenagem em primeiro lugar eu divido com todas as pessoas que estiveram ao meu lado na Secretaria Nacional do Consumidor. E também quero fazer um agradecimento especial ao meu marido que sempre esteve ao meu lado em todos esses momentos. E foram momentos nada fáceis… Digo isso não só por ser ex-secretária e assessora especial do Ministério da Justiça, mas, por ser mulher. Mas ao meu lado estiveram pessoas tecnicamente muito responsáveis, que trabalharam arduamente para fazer o que sempre buscamos: harmonizar as relações. E quero lembrar que, a base da nossa Constituição Federal ela realmente promove as relações harmoniosas, e isso, só se dá graças ao diálogo”.
Juliana Pereira – Presidente – IPS Consumo.
Juliana Pereira é advogada especialista em Direito do Consumidor, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca/SP.
Especialista em Contratos e Responsabilidade Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e em Gestão do Sistema de Vigilância da Segurança de Produtos no Mercado, pela Unversidat Pompeu Fabra de Barcelona.
Juliana também foi diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e Secretária Nacional do Consumidor no Ministério da Justiça entre os anos 2010 a 2016.
Atualmente Juliana Pereira é Presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo – IPSConsumo.
“Eu só tenho a agradecer por essa homenagem. Para mim, essa agenda proposta pela A Era do Dialogo ela é tão republicana, tão estruturante e tão estadista que ela realmente merece juntar todos nós em um único evento. Um evento onde o diálogo, a construção por uma sociedade mais justa e o desenvolvimento de relações de consumo mais harmonizadas é o grande objetivo”.
Leila Melo – Diretora-executiva responsável pelas áreas jurídica e de relações corporativas – Itaú Unibanco
Leila Melo (que não pode comparecer à cerimônia dos homenageados) é integrante do Comitê Executivo do Itaú Unibanco e diretora-executiva responsável pelas áreas Jurídica, Ouvidoria, Comunicação, Sustentabilidade, Relações Institucionais e Governamentais.
Está na instituição há mais de 20 anos, tendo atuado em posições de liderança especialmente no Jurídico. A executiva também é diretora vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Conselho da WILL Latin America, organização não governamental que promove a discussão sobre liderança feminina nas empresas.
É formada em Direito pela USP, especializada em Direito Corporativo com ênfase em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais no IBMEC, e Fundamentos do Direito Empresarial na New York University.
Leia mais: conheça mais sobre A Era do Diálogo através na sua home page.
Luciano Benetti Timm – Socio/Partner – CMT
Luciano Timm atua como advogado corporativo desde 1994, com experiência profissional no Sul do Brasil, São Paulo e Brasília.
Além de sua formação jurídica, sua especialidade é a abordagem dos impactos comerciais e empresariais relacionadas ao direito econômico e internacional, entre outros.
“Fico honrado com essa homenagem e muito agradecido ao Grupo Padrão. E acredito que minhas contribuições profissionais e acadêmicas sobre arbitragem, mediação e métodos consensuais, são contribuições de aposta não apenas na liberdade econômica, mas, sobretudo no valor do diálogo.”
Ricardo Lagreca – Diretor Sênior Jurídico e Relações Governamentais – Mercado Livre
Ricardo Lagreca é Mestre em Direito Internacional. Advogado com mais de 25 anos de experiência, atualmente é Diretor Sênior Jurídico e de Relações Governamentais no Mercado Livre.
“Fico extremamente feliz com essa homenagem, que é o resultado de um trabalho não só meu mas de toda uma equipe. E a equipe do Mercado Livre está realmente engajada na desjudicialização das relações de consumo e em promover a conciliação através do diálogo e da mediação. Uma forma mais eficiente e mais benéfica, principalmente, para o consumidor”.
Ricardo Morishita – Professor de Direito do Consumidor – Escola de Direito de Brasília
Ricardo Morishita (que não pode comparecer à cerimônia dos homenageados) é advogado, uma das personalidades mais respeitadas no meio jurídico e acadêmico sobre direitos do consumidor.
Formado pela PUC/SP e Mestre em Direito pela USP, Ricardo também é consultor e professor de direito do consumidor na Escola de Direito de Brasília.
As empresas homenageadas na A Era do Diálogo 2022
Bradesco
Carrefour
Claro
Itaú
Magalu
Mercado Livre
Porto Seguro
Serasa
Sky
Vivo
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