O crescente desafio dos consumidores em quitar dívidas
Pesquisa aponta diversos fatores que tornaram a recuperação de dívidas de 2021 a pior dos últimos anos; conheça também cinco tecnologias que auxiliam na gestão financeira
Recuperação de dívidas é sempre um farto delicado na sociedade de consumo. Diante das instabilidades socioeconômicas nos últimos anos, esse desafio em quitar dívidas segue sendo um dos mais pujantes no mercado brasileiro.
Entretanto, durante o ano de 2021, 54,5% das dívidas de consumidores inadimplentes foram recuperadas em até 60 dias após o mês de negativação, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.
Ainda assim, segundo o indicador, esse número vem caindo, já que anteriormente as médias anuais foram maiores, de 57,2% em 2020, e 59,2% em 2019, revelando uma dificuldade crescente do consumidor brasileiro em eliminar essa pendência de sua vida financeira.
As dívidas contraídas no setor de Bancos e Cartões, bem como no de Utilities, também mostraram piora em relação aos últimos dois anos, apesar de liderarem os níveis de quitação.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem diversos fatores que tornaram o desempenho da média de recuperação de dívidas de 2021 o pior da série histórica.
“Os mesmos agentes que aumentam a inadimplência causam declínio à recuperação de crédito. No ano passado, os consumidores encontraram um cenário econômico instável, devido à pandemia, e inflacionado, com maiores taxas de juros e altos níveis de desemprego. Por isso, ficou muito mais difícil para a população organizar suas dívidas para tirar o nome do vermelho”.
Dívidas acima de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação
Ainda na análise da média anual, segundo o Serasa, o percentual de recuperação das dívidas negativadas que foram pagas em até 60 dias varia de acordo com o valor do compromisso financeiro.
O índice mostra que as dívidas de mais de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação, com 67,2%.
“Os valores mais altos geralmente estão ligados ao financiamento de imóveis ou veículos, por exemplo, que possuem o bem como garantia. Ou seja, para não perder a aquisição os consumidores tendem a priorizar a regulamentação desses pagamentos”, explica Rabi.
O recorte por região revelou que, em 2021, o Sul registrou a melhor média percentual de recuperação de crédito, com 57,0%.
Em sequência estão Centro-Oeste (55,7%), Sudeste (54,2%), Nordeste (53,8%) e Norte (51,9%).
Cinco plataformas que auxiliam no planejamento financeiro
Mais importante do que quitar dívidas é saber como não as contrair. Com os avanços da tecnologia, essa gestão financeira se tornou mais fácil de se organizar.
Abaixo elencamos cinco plataformas digitais que podem auxiliar no controle dos gastos.
Organizze Para organizar seu gastos, colocar limites, evitar desperdícios e receber alertas de débitos você pode utilizar o Organizze. Este aplicativo utiliza gráficos e traz resumos de despesas. Pode ser usado tanto no celular como no computador. Tem uma versão gratuita e possui planos pagos também.
Mobills Este aplicativo é um dos mais conhecidos. Com ele você gerencia transações financeiras de forma simples e objetiva. É gratuito, mas se você optar pela versão paga você pode fazer parte de um clube de benefícios.
Minhas Economias Este planejador financeiro é 100% gratuito e bem completo. Sua interface traz exibições em gráficos e relatórios. Por meio do seu celular ou app, você pode controlar contas correntes, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e até o dinheiro que leva no bolso.
Guiabolso Esse app possui lançamento de despesas e rendimentos, além disso ele permite a contratação de empréstimos, fornecendo comparação de taxas. Se estiver na dúvida, ele permite a comparação de seu índice financeiro com outras pessoas de mesmo perfil que utilizam o app. Outra funcionalidade é que ele pode rastrear tanto o seu CPF como seu score.
Spendee Se você já utiliza carteiras virtuais e criptomoedas conheça o Spendee. Ele aceita diversas moedas e emite alertas sobre suas transações. Ele também traz compartilhamento de dados (apenas com que é do seu convívio) e conecta contas bancárias e cartões de crédito. Sua interface é customizável e você pode até adicionar fotos aos seus gastos.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
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Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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