Como ingresso meu negócio na agenda ESG? Como começar? São perguntas relevantes para empresas que querem mergulhar no mundo do ESG(Environmental, Social and Corporate Governance).
Um tema que chegou para coroar o fortalecimento da transparência e da governança corporativa no mundo dos negócios, fomentando o interesse por investir em empresas responsáveis e que têm compromissos com a sociedade e com o meio ambiente.
“No Brasil, o ESG ainda é embrionário, se comparado com o mercado norte-americano. Os investidores brasileiros apenas começam a entender a importância desse engajamento e vão pressionar as empresas a pensar seriamente nesses parâmetros. As empresas têm percebido isso e querem dar o primeiro passo nessa direção, mas nem sempre sabem como”, afirma Melissa Angelini, diretora de RI (Relações com Investidores) do Procaps Group.
Fundos com áreas dedicadas à ESG vêm ganhando força
Acostumados com a governança corporativa, os investidores brasileiros já olham além dos números nos balanços, se a companhia tem conselho forte, cláusulas que protegem o investidor minoritário, como é a relação com partes relacionadas, e analisam o estatuto social, para checar se se ele realmente prevê todas as cláusulas de proteção. Com o ESG está acontecendo o mesmo. Os fundos que têm áreas dedicadas à ESG, vêm ganhando força, e a evolução fará com que todos cheguem nesse objetivo.
Segundo um artigo da revista Worth, o investimento em ESG está crescendo e agora representa 33% do total de ativos sob gestão nos EUA. Os investidores mudaram a perspectiva apenas econômica, de pensar só na aposentadoria ou no futuro pessoal, e estão buscando cada vez mais o alinhamento de seus investimentos com seus valores. O objetivo financeiro agora precisa fazer diferença social e ambiental.
“Os investidores compreenderam que empresas com foco em fatores ambientais, sociais e de governança tendem a ter um desempenho melhor e mais estável a longo prazo”, explica a executiva.
Melissa Angelini, diretora de RI do Procaps Group. (foto: divulgação)
“Investir em temas de sustentabilidade considera projetos que incluam nas suas estratégias pautas de energia renovável, veículos elétricos e captura e armazenamento de carbono (CAC) de emissões de gases de efeito estufa, preocupações com privacidade de dados, com as tecnologias que estão sendo usadas, investimentos na comunidade, diversidade do conselho, ética empresarial e transparência.”
Segundo Melissa, essas questões podem ter um impacto significativo, positivo ou negativo, sobre os resultados financeiros de uma empresa, e fazem com que temas de sustentabilidade sejam cada vez mais estratégicos para a companhia.
“A tendência é que não haverá mais espaço para maquiagens, ou greenwashing. Não basta parecer uma empresa ESG, será necessário ser realmente ESG. Não basta ter uma ou duas iniciativas internas positivas para fazer publicidade se não há de fato uma estratégia autêntica para minimizar o impacto ambiental e social negativo do negócio”, afirma a especialista.
Ela explica, por exemplo, que não basta apresentar um plano “10 compromissos ESG para 2030” e jogar esse projeto para frente se a empresa não estiver fazendo nada concreto no meio do caminho. As empresas precisam olhar para sua estratégia e ver como os valores ESG se alinham com ela.
“Toda estratégia de empresa tem que estar ligada a isso. Não adianta ter fontes de energias renováveis e comprar de um fornecedor com lastro em trabalho escravo. Com a velocidade da informação e das mídias sociais qualquer deslize pode prejudicar uma empresa que não faça do ESG uma filosofia para crescer de forma sustentável”, aconselha a diretora de RI.
Cinco dicas para montar uma estratégia concreta de ESG
1. Não comece do fim
A empresa não pode criar um plano de ESG para atrair um fundo ou com foco em metas imediatistas. O ESG tem que ser a espinha dorsal das discussões do board, tem que fazer parte da estratégia e ser transversal na empresa.
2. Transforme a cultura
Uma vez que o ESG é prioridade na estratégia, é preciso transformar a cultura da companhia. O primeiro passo é fazer a avaliação, entender o que se tem de ESG e o que é necessário desenvolver. Depois, é importante entrevistar os membros do board, todos os stakeholders e entender o que é relevante para eles, porque muitas vezes o que é relevante para a empresa não é para os stakeholders. É preciso considerar o que é importante para empresa, cliente, investidor, órgãos reguladores.
3. Hierarquize temas
Uma vez que se entende o que é importante tanto para a companhia como para os stakeholders, é preciso construir a Matriz de Materialidade (recurso que hierarquiza de forma estratégica os temas mais importantes relacionados às atividades de uma empresa, conforme a opinião de seus públicos de interesse).
4. Não deixe no papel
Com a estratégia definida, a empresa deve trabalhar esses temas. Se o tema estratégico é o respeito à diversidade, por exemplo, é necessário saber não apenas a situação atual e as metas, mas o que está sendo feito, o que mais será feito e como será feito. Uma indústria farmacêutica, por exemplo, pode ter uma estratégia para águas e afluentes, com um tratamento diferenciado para os resíduos.
5. Meça resultados
Finalmente, é importante reportar esses indicadores. E não só isso. É necessário seguir de forma contínua, buscando melhoria em todos os processos, mudando de direção quando houver falhas ou readequando as estratégias de acordo com a evolução da empresa e as exigências do mercado. E o mais importante, que todos os resultados estejam atrelados aos objetivos e bônus de todo o management.
É caro mudar?
“Dentro de um processo de abertura de capital, não é caro”, explica Melissa. “Há um custo maior em termos de mudança de cultura do que de dinheiro. Mudar a cultura e ser disruptivo é um processo muitas vezes doloroso para as empresas. A mudança ESG é transversal, não acontece de uma hora para outra.”
“É importante notar que quando se busca melhoria nos processos ganha-se eficiência e, com ela, benefícios financeiros. Trabalhar com energia renovável ou com tratamento de água, por exemplo, traz ganhos financeiros no médio prazo, e traz maior valor para o acionista. Melhor ainda quando pensamos nos benefícios para a sociedade e para o ambiente, onde os ganhos são infinitos”, conclui a executiva.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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