Pesquisar
Close this search box.
/
/
Geração Z e gestão financeira, na visão do Digio

Geração Z e gestão financeira, na visão do Digio

Loreta Caporrino, head de Marketing do Digio, fala como é transacionar com a nova geração de consumidores e com suas preferências financeiras

Educação e gestão financeira sempre foram temas recorrentes na sociedade de consumo em qualquer época. Com a nova geração de consumidores (Z) essa preocupação se tornou um tema mais recorrente. Tudo porque há mais acesso a informações e propensão ao aprendizado autodidata. Além de escolas com matérias de educação financeira, hoje, com a digitalização e a ajuda de plataformas de conteúdo e redes sociais, os bancos, fintechs e influenciadores também auxiliam os zoomers sobre o tema.

Por tudo isso, a maioria dos especialistas afirma que essa geração faz a gestão de seus recursos com mais cautela do que gerações anteriores. Segundo a pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 53% dos GenZ afirmam controlar receitas e despesas.

Estudos globais também apontam que esses jovens são influenciados por seus círculos sociais, onde o engajamento da marca com seus valores é muito valorizado. Já as opções de pagamentos atuais, convenientes e confiáveis, são as mais atraentes para esse público.

Foi sobre esse cenário e a gestão financeira da Geração Z (e gerações futuras) que conversamos com Loreta Caporrino, head de Marketing do Digio, plataforma digital de serviços financeiros.

Leia mais: Fintechs terão políticas de relacionamento semelhante aos bancos 

Tecnologia e integração aprimoram a gestão financeira

CM: Você percebe que os Zoomers (Geração Z) estão fazendo compras e gestão financeira forma mais responsável que gerações anteriores?

Loreta Caporrino: Os zoomers tem um senso de urgência maior do que das gerações anteriores, são nativos digitais e não aceitam mais cobranças ou taxas abusivas e burocracia excessiva. Sua relação com o dinheiro mudou, eles querem experiências cada vez mais fluidas e integradas, convenientemente automáticas e móveis, seguidas de um bom preço. Bens materiais, como casas ou carros já não são prioritários, suas decisões de compra são mais voltadas para eventos, entretenimento, refeições fora de casa e vivenciar experiências.

CM:  Carteiras Móveis estão ganhando a preferência destes consumidores? Como você vê este cenário no Brasil?

Loreta Caporrino: A geração Z tem preferência por uma experiência mais digital, fluída e simples para manter o controle de gastos na palma da mão. No âmbito financeiro, a segurança é uma camada muito importante também.

Até 2025, o crescimento de transações sem dinheiro em espécie na América Latina será de 52%, de acordo com uma projeção recente da PwC. E já vemos esse reflexo no Brasil com a adesão de cada vez mais clientes aos pagamentos digitais, o Pix foi um ótimo exemplo de integração e facilidade para movimentações.

As carteiras digitais também fazem parte desse movimento ao permitir que cartões de crédito sejam inseridos em diversos dispositivos e usados de uma maneira descomplicada.

Hoje no Digio, trabalhamos com a adesão do cartão físico ou virtual para as carteiras Apple Pay e Google Pay. Observamos que os usuários do Apple Pay aderiram com mais facilidade no seu dia a dia, uma característica do usuário early adopter desse sistema.

CM: Como você percebe a importância das redes sociais como meio transacional com essa nova geração de consumidores? 

Loreta Caporrino: Os zoomers procuram se conectar com marcas que tenham entregas consistentes entre todos os canais. Sua experiência deve ser única de ponta a ponta, e, por isso o alinhamento de propósitos e tom de voz da empresa devem permear por todos os lugares.

Por serem nativos digitais, eles buscam experiências individualizadas, baseada em seu perfil, seus gostos, além de um ponto de contato mais rápido do que aguardar horas numa central de atendimento para resolução de problemas.

financeira
Loreta Caporrino, head de Marketing do Digio. (Foto: Divulgação Digio)

Além disso, por meio das redes eles conseguem analisar a impressão de outros consumidores sobre o serviço ou produto e tomar decisões de consumo.

No Digio, todas as redes sociais são cobertas por nossa equipe de experiência do cliente. Procuramos trazer uma experiência fluida, sem atrito, e com uma camada extra de cuidado com dados e informações sensíveis do cliente que simplesmente não podem ser compartilhadas por meio de um chat nas redes sociais.

Leia mais: Lojas híbridas e a influência da Geração Z

CM: Tendo esse cenário, como é construir infraestruturas de pagamentos para a próxima geração de clientes? Quais serão os diferenciais e desafios futuros?

Loreta Caporrino – O interesse por cada vez mais tecnologia e integração é o que permeia as soluções de pagamentos para esta geração.

Isto exige estruturas cada vez mais responsivas e personalizadas que tenham flexibilidade de uso e camadas de segurança da informação. O uso de dados para tornar as experiências cada vez mais únicas, é um dos diferenciais, assim como a operacionalização mais fluida com Open Finance, que dá aos clientes o poder de escolha entre diversas soluções bancárias, investimentos, serviços de seguros e assistências mais adequados a sua realidade. A relação com o cliente é um ponto crucial a ser analisado nos desafios para o futuro dessas experiências integradas.

Existem também pontos internos nas instituições que precisam ser observados, como o acompanhamento de moedas digitais e como isso vai influenciar nas políticas monetárias ao redor do mundo e como fazer esse armazenamento e conversão.

Assegurar a privacidade e estabilidade de todas as funcionalidades também é um ponto de atenção, dadas as constantes alternativas de empresas e formas de pagamento que são criadas ao longo do caminho. E o acompanhamento de novos marcos regulatórios e o amadurecimento do mercado de fintechs no Brasil e no mundo.

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente 


+ Notícias

Encontro marcado com a Geração Z: uma jornada por valores de marca combinados com a conectividade 

Mercado de cripto no Brasil é um dos cinco maiores do mundo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]