Você sabe qual é a marca mais mencionada na Páscoa?

Estudo revela as marcas mais mencionadas na internet na Páscoa: veja também outras curiosidades quando o assunto é chocolate nessa data

Foto: Pexels

Na Páscoa, cresce a disputa das marcas pela atenção do consumidor. Guloseimas de chocolate também ganham a atenção nas gôndolas de supermercados e também na redes sociais.

Interessados nesse momento, um estudo da Buzzmonitor e da SA365 revelou as marcas mais desejadas dos brasileiros para essa época e outras curiosdidades.

Por exemplo, no período avaliado pelo estudo (11/03 a 11/04), foram feitas 62.195 menções a “ovo” e “páscoa” no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, sendo elas originárias de 40.997 usuários distintos.

Volume de menções pelos players mais populares do mercado

Já quando falamos de marcas e tipos de ovos, surgem as menções a ovos “colher”, com “recheio” e também a marca Cacau Show como a mais desejada.

PASCOA

Imagem: Canva.com

 

Páscoa remete ao momento em família

O estudo avalia que a Páscoa remete ao momento em família. Na análise das menções nas redes se percebe o quanto os usuários estão desejando receber ou ganhar ovos dos “pais” ou “pai”.

Preço assusta o consumidor

O preço dos ovos também foi uma discussão presente entre as postagens avaliadas. Tanto que, no Twitter, viralizou o meme que cita que a saúde mental deveria vir de brinde para compensar o valor do ovo de Páscoa.

“100 reais um ovo de Páscoa, vem o que dentro, saúde mental??”

Tipos de produtos mais mencionados e outras ações

O estudo também revela que dentre os produtos da marca mais mencionada, Cacau Show, os usuários têm preferência pelo ovo “dreams 7 chocolates”. A marca Kopenhagen, apesar de não mencionada diretamente sobre tipos de produtos, está presente com o seu ovo “repleto de 4 clássicos”.

Interessante notar que a ação da Burguer King com a Lacta também gerou bastante buzz nas redes sociais, segundo o estudo.

Apresença inusitada de “veggie burguer” e “whopperjr” está entre os destaques. A ação, realizada em 09/04, consistiu em um combo especial de hambúrgueres vegetarianos, refrigerante, batatinha frita e um ovo da Lacta no sabor Sonho de Valsa pelo valor fixo de R$54,90.

Leia mais: A Páscoa phygital é mais doce para a Americanas

Diversificação dos pontos de venda

Outro aspecto interessante do estudo é a diversificação dos pontos de venda para a Páscoa. Além do tradicional “supermercado” , as pessoas estão falando do “ifood”, vendas via “whatsapp” e também das compras com “cashback”.

No volume total de menções do período, o iFood é citado em 0.75% dos posts sobre ovos de Páscoa, o WhatsApp em 4.5% e o supermercado em 0.34%.

Já o cashback aparece em 0.03% das menções. Os números revelam a importância dos canais digitais para o varejo, sejam eles como a principal plataforma de venda ou como um meio de incrementar as operações físicas.

Isso nos mostra como é importante integrar a jornada de compra online e offline do cliente, de forma a trazer uma experiência positiva para o consumidor independente do canal escolhido para realizar a compra.

Barras de chocolate: opção para quem busca investir menos

Nas postagens que citam “ovo” e “páscoa”, 4.26% delas também mencionam a “barra” de chocolate. Na abertura de termos, o estudo mostra como a barra é uma opção para quem deseja investir menos, em algo mais “barato” e em “promoção”. O item também se mostra como uma solução para presentear. Quando falamos em local preferido para a compra das barras de chocolate, as “lojas” “americanas” aparecem em destaque.

Ovo na mídia

Segundo o estudo, na imprensa e entre influenciadores, menções a ovos são 10 vezes maiores do que as menções à barras de chocolate, por exemplo. Quando falamos em volume de menções, os ovos são os mais citados entre noticiosos e influenciadores.

Esse resultado foi extraído a partir da análise da Buzzmonitor Trends. No período de 11/03 a 11/04, foram detectados 67.836 posts citando “ovo” e “páscoa” e apenas 6.848 posts citando “barra” e “chocolate”. Somando o volume das duas buscas, o ovo de Páscoa domina o buzz com 90,83% das menções no período.

Sentimento e gênero dos usuários

Sobre sentimento e gênero dos usuários que falam de ovos de Páscoa e barras de chocolate, o estudo mostra que  os ovos são mais citados por mulheres, enquanto as barras são mais comentadas por homens. Já na percepção dos usuários sobre os temas a barra de chocolate está mais associada a menções positivas, o que pode estar associado à diferença de preços.

Enquanto 40,25% dos post sobre ovos de Páscoa são positivos e 32,54% negativos, nas menções à barra de chocolate o sentimento é 61,34% positivo e apenas 14,57% negativo.

Prioridades de Páscoa

Em última análise, a racionalização do consumo pode ser considerada reflexo da carteira mais curta no comportamento do consumidor.

Ou seja, o novo consumidor passou a priorizar o essencial na hora de realizar as compras, o que redefine as compras por impulso e de indulgência, que ganham um caráter especial em momentos de crise.

Evidente que as pessoas querem se presentear e ter momentos de prazer, mas isso passará por um filtro de racionalização, e a ideia de custo-benefício terá mais peso nessa equação.

Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias da Consumidor Moderno  


+Notícias

Mercado Livre vai vender e entregar em até 24 horas. Detalhe: a mercadoria não existe 

Pix e cartão virtual atendem público cada vez mais consciente 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS