A moda já foi um segmento popularmente conhecido por perpetuar estereótipos: roupas extremamente caras em modelos magras, combinação praticamente inacessível para grande parte da sociedade.
Fugir desse padrão tantas vezes reforçado por músicas, filmes e livros é interessante. Entretanto, é necessário, além de considerar a representatividade e variedade de corpos, inclusive a da mulher brasileira.
Para pensar fora da caixinha, algumas marcas estão investindo em vertentes que apoiem a sustentabilidade em seus processos produtivos, bem como a democratização do consumo ao ofertar peças que caibam no bolso do consumidor e que vistam bem, seja lá qual for o biotipo. Exemplo disso é a Ashua, marca curve & plus size feminino das Lojas Renner S.A..
Com manequins que vão do 46 ao 54, a proposta de marca da Ashua é oferecer mais estilo e possibilidades ao público-alvo, desenvolvido a partir do diálogo constante com as clientes.
“Desde a construção da marca até os dias de hoje, seguimos em diálogo constante com as clientes em todos os canais de contato, seja a loja física, e-commerce ou redes sociais. São as consumidoras no centro da nossa tomada de decisão (customer centric). Desta forma, a Ashua contribui para o processo de democratização da moda, inspirando e incentivando as mulheres a se aceitarem e explorarem a sua beleza, sem regras”, afirma a companhia.
“Entregamos peças com muita informação de moda, qualidade e preços competitivos, estando sempre próximo da cliente, ouvindo e entendendo o que ela quer, para proporcionar a melhor experiência de compra”, completa.
Outro aspecto que está inerente à moda são a educação financeira e os princípios de ESG (environmental, social and corporate governances). No que diz respeito ao segundo elemento da sigla, a Ashua foca na representação da diversidade de corpos e atua em diversos projetos já existentes de sua organização central, as Lojas Renner S.A..
Uma das iniciativas mais recentes é fomento da cultura do consumo consciente com sua participação na coleção cápsula Re Jeans, que trouxe peças jeans feitas a partir de diferentes matérias-primas ou processos de menor impacto, lançada em 2018 e com uma segunda edição em 2021. Para 2022, está prevista nova coleção cápsula Re Jeans.
Além disso, a Ashua disponibiliza peças com o selo Re – Moda Responsável, confeccionadas com matérias-primas, como algodão e viscose responsáveis, fio reciclado, além de processos produtivos com menor uso de água. O Selo Re simboliza o jeito de pensar e praticar a sustentabilidade, identificando as ações afirmativas nesse sentido.
A marcacurve & plus size feminino também foi uma peça-chave no projeto da Lojas Renner S.A. que utilizou inovação e tecnologia 3D para o desenvolvimento de manequins físicos projetados a partir do escaneamento de corpos reais. A fase de testes do projeto foi totalmente realizada com um manequim projetado para a Ashua e hoje a marca conta com manequins físicos (2 tamanhos médios) que representam a cópia fiel de um corpo humano, com suas nuances e pequenos detalhes.
As peças já estão homologadas e disponíveis para a cadeia de fornecimento da Ashua e o objetivo é produzir e entregar roupas mais ergonômicas e fiéis ao biotipo das clientes da marca, respeitando a diversidade.
Os manequins representam o refinamento de um trabalho que já é realizado há mais de três anos voltado à pesquisa e ao estudo dos corpos brasileiros – discussão que a Lojas Renner vem, inclusive, liderando no mercado varejista de moda. “Todo esse caminho que a companhia está percorrendo para aperfeiçoar ainda mais o processo de modelagem de suas roupas faz parte de um contínuo investimento para a melhoria da experiência do cliente em todos os pontos de contato. Essa iniciativa contribui para dar ainda mais segurança ao consumidor no momento de realizar suas compras pelos canais on-line”, explica a organização.
Ou seja, ao selecionar o tamanho de uma peça no e-commerce, será possível ter uma dimensão condizente com a realidade de como será o caimento no corpo.
O projeto é uma das entregas do hub de moda digital criado pela Lojas Renner e formado por um time multidisciplinar, com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor através da tecnologia 3D, transformando e preparando o negócio para o futuro.
Moda e expectativas para 2022
Atualmente, a comercialização da moda é omnichannel, tanto que a Ashua conta com nove lojas próprias, distribuídas em três estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) e 14 corners, espaços dedicados dentro de lojas da Renner em sete estados (Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), nos quais as clientes podem conferir os produtos da marca, em coleções cápsula. Além disso, possui e-commerce, outros canais de vendas digitais e está presente nos marketplaces de grandes varejistas a fim de atender a todas as praças.
“Para este ano, a rede pretende consolidar cada vez mais sua presença e atuação de mercado, assim como ampliar o número de unidades físicas (previsão de cinco), fazer parte de outros marketplaces e compor iniciativas semelhantes ao Trama Lab, espaço no Shopping Villalobos, em São Paulo, que traz inovação e experiência a partir de uma trama de marcas que estão movimentando o mercado online & offline. A marca é uma das integrantes do Trama Lab desde janeiro de 2022”, finaliza as Lojas Renner S.A..
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
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Oposição
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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