Não basta saber o novo nome do Facebook, entrar no mundo digital ou ser gig. A conversa é sobre como se faz para pensar a inovação a partir de um olhar multifuncional que inclui e não estereotipa
A pandemia fez uma verdadeira reviravolta na ordem dos negócios, das empresas e dos profissionais de marketing. Chief Growth Officer (CGO) e Chief Strategy Officer (CSO) são exemplos de postos C-Level que ganharam visibilidade no período, enquanto o escopo do clássico Chief Marketing Officer (CMO) está sendo ressignificado.
No papel de especialista em comportamento de consumo e empatia, percebo que novas habilidades passam a ser rapidamente requeridas, como inserir diversidade no marketing sem estereotipar, construir marcas de impacto em um novo contexto, interpretar e humanizar os dados.
Não, não basta apenas saber o novo nome do Facebook, entrar no mundo digital ou ser gig. O olhar é outro! A conversa é sobre como se faz para pensar a inovação.
Inovar, no sentido mais amplo da palavra, é construir algo melhor não só para o ser humano, mas também para a sociedade da qual ele faz parte.
Como diz Bill Aulet, diretor do Centro de Empreendedorismo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), “inovar é diferente de inventar porque inovação é algo que gera valor para o mundo.”
Quando eu abordo a humanização do marketing – esse conceito que procura colocar o ser humano no centro das decisões, trazendo a diversidade como caminho para empatizar – eu vou além e me refiro à humanização da comunicação, humanização da inovação, empatia para inovar, design thinking.
É o olhar aprimorado às evoluções, à convergência dos saberes e à perseverança.
É também uma trilha liderada por marcas que atuam como protagonistas na construção de um mundo melhor para todos.
Preste atenção: ao olharmos para o metaverso para fazer inclusão social, isso é marketing também. Agora, como eu faço para os idosos não se sentirem sozinhos? Isso é muito mais do que marketing – é humanização. E esse é o verdadeiro papel das marcas.
Com mestrado em Análise do Comportamento Humano, tenho toda a minha carreira construída dentro da área de Marketing, Insights & Inovação.
Agreguei, recentemente, um novo conhecimento com a Gerontologia e o processo de envelhecimento populacional e penso que ainda estamos muito longe de conseguir realizar um marketing mais humanizado. Ousaria dizer até um marketing longevo!
Estou falando de como a gente não estereotipa, como a gente inclui, como a gente cria inovação a partir de um olhar multifuncional.
Durante a pandemia, as pessoas foram obrigadas a empatizar. Agora, nós temos uma escolha: voltarmos a ser como éramos antes ou seguirmos nesse caminho da evolução da humanização, empatia e de um marketing mais inclusivo.
Um caso real recente que mostra como a empatia é o olhar da diversidade: a primeira edição da Expo Favela.
O evento trouxe essa diversidade no olhar, bem como novas formas de gerar negócios e colocar o ser humano no centro da tomada de decisão.
Já passou da hora de a diversidade ser uma prioridade para o negócio.
Afinal, “os consumidores não aceitam mais as coisas que eles não podem mudar, eles mudam as coisas que não podem aceitar!” (Angela Davis)
As organizações precisam tirar o atraso e reconhecer a importância de ter uma força de trabalho que reflita e valorize todos os brasileiros.
Sabemos que se trata de um longo caminho que precisa ser percorrido – por isso mesmo devemos fazer isso melhor e com mais celeridade.
Referência global de construção de marca humanizada e comunicação de impacto, Lacta lançou seu primeiro filme deste ano, que foi baseado em uma história verídica.
O objetivo da iniciativa era começar uma conversa emocionante sobre a construção de memórias especiais ao lado de quem amamos pensando na data mais gostosa do ano – a Páscoa, época reservada para compartilhar momentos e cultivar relações.
O filme “Memórias” mostra um avô e um neto prestes a começar uma partida de dama. O avô, que costumava jogar xadrez nos tempos de juventude, demonstra esquecer algo importante sobre o jogo: as peças.
Para fazê-lo relembrar e o jogo não parar, o neto tem uma ideia que rapidamente se transforma em um gesto de carinho. Ele substitui as peças por quadradinhos de chocolates da marca no tabuleiro. Assim, ao comer a peça do adversário, os dois podem também se deliciar.
Como especialista em Gerontologia, tive o privilégio de atuar como consultora da ação, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na pós-graduação.
A campanha, que pode ser conferida aqui, ressalta a importância das relações naquele momento da vida e demonstra como um simples gesto de um ente querido pode transformar um momento delicado e constrangedor em uma lembrança especial.
Definitivamente, a empatia é a habilidade fundamental dos novos tempos.
*Por Tati Gracia,professora da disciplina Comportamento do Consumidor no MBA da FGV , mentora de startups e Diretora de Excelência de Marketing na Mondelēz Brasil.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
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Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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