Tendências profissionais e recreativas para um futuro próximo

Apoiada no uso de diferentes recursos tecnológicos, novas estruturas na cultura do trabalho e entretenimento ganharão espaço no dia a dia da população

Foto: Shutterstock

Nos últimos anos, diversas transformações sociais, tecnológicas e financeiras moldaram a sociedade. Além delas, os impactos causados pela covid-19 também modificaram de forma ampla os hábitos, os gostos, o comportamento e o modo de pensar da população. A cultura do trabalho e do entretenimento não ficaram de fora.

No caso do trabalho, essas transições estão relacionadas a adoção de atividades remotas, engajamento virtual, processo seletivo online, entre outras. Já no campo do entretenimento, elas foram voltadas para um exímio aumento no consumo de streamings e jogos digitais, além de novas práticas para a transmissão de eventos online.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Novas tendências vêm aí

De acordo com o relatório Tech Trends 2022, do Future Today Institute (FTI), no campo corporativo, as principais tendências envolvem a continuação das atividades remotas, o uso de inteligência artificial para gerenciar e proporcionar uma sensação de união e bem-estar para as equipes, tecnologias voltadas para a acessibilidade, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários, e investimento em programas que protegem as informações do sistema de trabalho online.

Já na área do lazer, o estudo aponta que novas experiências tecnológicas com a arte, aplicação em jogos educativos e saudáveis, e a proteção das crianças contra os perigos do mundo digital, serão as principais inclinações para os próximos tempos. Acompanhe as maiores tendências apontadas pelo relatório.

Trabalho remoto

De acordo com o relatório Tech Trends, uma das principais tendências no mundo corporativo é a continuação do trabalho remoto, seja ele de forma integral ou híbrida.

Contudo, o mesmo estudo aponta que, em um futuro próximo, as legislações específicas para esse tipo de atividade (assegurando os direitos e deveres dos colaboradores) se tornem comuns.

Inteligência artificial

O uso de softwares de inteligência artificial também será uma grande inovação no mundo corporativo. Segundo as informações disponíveis nos estudos Tech Trends, alguns aplicativos, como o Teamflow e Gather Town farão parte da rotina de muitos colaboradores em breve.

Os dois programas funcionam como uma espécie de escritório virtual, no qual as equipes podem trabalhar em conjunto e interagir de forma espontânea, sendo que cada funcionário tem a possibilidade de aceitar ou não essa interação.

Acessibilidade

Em relação aos critérios de acessibilidade, o relatório revela que a tendência é de um alto investimento por parte de pequenas startups em tecnologias acessíveis.

Nos dias atuais, já podemos encontrar alguns programas pensados para pessoas com deficiência, como é o caso do BlindSquare. Através de um comando de voz, o aplicativo ajuda os indivíduos cegos ou que possuem alguma deficiência visual a se localizarem nos espaços. É parecido com um GPS, contudo, apresenta estruturas mais detalhistas, modernas e acessíveis.

Treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores

Um outro ponto citado no estudo é que, em breve, muitas empresas irão investir amplamente no treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores. E para realizar esse trabalho, tais corporações pretendem contar com o auxílio de tecnologias relevantes, incluindo inteligência artificial.

Essa preparação, também conhecida como Upskilling, tem como objetivo aumentar a qualificação dos profissionais, o que teria como consequência um aumento no número de promoções e uma menor rotatividade de contratação e demissão.

Proteção para o trabalho remoto

Conforme o aumento das atividades remotas, as empresas começaram a se preocupar em proteger suas respectivas informações digitais. Afinal, boa parte dos colaboradores que trabalham em casa não possuem um sistema seguro de Internet e, com isso, há um grande risco de invasão cibernética.

Nesse caso, de acordo com o relatório Tech Trends, diversas instituições estão optando e ainda optarão por investir em atitudes que garantam a segurança das redes de seus funcionários, como a instalação de softwares avançados nos computadores, notebooks e tablets, além de uma orientação precisa para com os profissionais sobre o tema.

Tendências no mundo do entretenimento

O universo infantil deve ganhar mais atenção e proteção nos próximos anos. Confira o que aponta o levantamento do FTI.

Experiências tecnológicas com a arte

Na parte do entretenimento, uma das tendências futuras apontadas pelos Tech Trends 2022 são as experiências tecnológicas no campo artístico, principalmente com relação ao metaverso.

Atualmente, já podemos contar com diversos museus virtuais, e, nos próximos tempos, há uma propensão de que esses espaços digitais cresçam ainda mais, o que resultaria na quebra total da barreira entre arte e tecnologia.

Jogos educativos e saudáveis para crianças

Outra inclinação apontada no relatório são as iniciativas que buscam produzir jogos on-line educativos e saudáveis (fitness) para as crianças. Desse modo, promovendo a atividade física e as habilidades cerebrais dos pequenos.

Nos dias atuais, jogos parecidos com os citados acima, como o Just Dance e o Smarty Pants, já são encontrados no mercado, entretanto, em um futuro próximo, as opções serão ainda mais tecnológicas e diversificadas.

Proteção para as crianças

Os brinquedos e jogos inteligentes, ou seja, aqueles que são conectados com o mundo digital e que engajam socialmente com os usuários, são e ainda serão tendências no lazer infantil.

Contudo, conforme aponta o Tech Trends, nos próximos tempos, algumas leis em torno da segurança e sigilo de tais apetrechos serão criadas e adaptadas para proteger os pequenos. Isso porque a tecnologia embutida nesses itens pode “compartilhar” para as indústrias fabricantes dados confidenciais, tanto da residência quanto das próprias crianças.

Os impactos dos novos formatos

Como indica o estudo do FTI, novas tendências de trabalho e entretenimento farão parte da realidade da população em breve. Entretanto, é preciso saber quais impactos as mesmas causarão socialmente.

Em primeiro lugar, as futuras inclinações corporativas são as que mais afetarão o dia a dia da sociedade. Isso porque, em relativamente pouco tempo, muitas residências se tornarão por completo o centro de trabalho das pessoas. No caso, havendo uma quebra da barreira entre o espaço profissional e pessoal.

Por último, devido a nova cultura do lazer estar muito apoiada na tecnologia, uma “faca de dois gumes” tende a surgir. Enquanto uma parte dos cidadãos deve desfrutar dos benefícios dessa nova forma de recreação, os demais, em função de fatores socioeconômicos, não terão acesso às mesmas oportunidades, um desafio para as empresas do segmento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

As principais tendências do consumidor, segundo o CX Trends 2022

Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística? 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS