Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso pode repetir os mesmos erros das redes sociais?

Metaverso pode repetir os mesmos erros das redes sociais?

O metaverso sob as lentes ESG (Environmental, Social and Governance) estaria fadado a cometer os mesmos erros já vivenciados nas redes sociais?

As redes sociais convivem há algum tempo com vários pontos de tensão em ESG. O maior deles: fake news. A criação, reprodução e compartilhamento de notícias falsas gerou (e ainda gera) um grande desserviço para a sociedade e inúmeros debates sobre responsabilidades. Com o avanço da implementação do metaverso, é possível que a nova realidade digital repita os mesmos erros cometidos nas redes?

Mas este é apenas um dos aspectos do mau uso das redes sociais quando pensamos em ESG. Com essa agenda ganhando importância na sociedade e nas diretrizes de empresas, essa preocupação se estende para novas tecnologias, e com a penetração do metaverso na vida digital de empresas e consumidores uma questão emerge:

Metaverso pode repetir os erros das redes sociais?

Nesse “mundo paralelo” criado através do metaverso, todos nós corremos os mesmos riscos das redes sociais. Riscos estes que o mercado parece ainda não ter trazido à luz de uma análise mais apurada: o metaverso sob as lentes ESG.

Para Maria Silvia Monteiro, Head de ESG na Bravo GRC, empresa de tecnologia e consultoria, o modelo que temos de rede social é como uma “fase anterior” do metaverso, fase essa, que já não vinha cumprindo com os temas conectados ao ESG.

Leia mais: O que o caso Monark ensina sobre o tempo nas redes sociais?

Para a especialista, sem uma governança consciente há um potencial concreto para o metaverso já nascer com os vícios e erros do modelo de rede social que conhecemos.

“Isso significa que estamos tendo uma oportunidade única de criação de uma plataforma mais consciente. Olhar para as redes sociais, entender a matriz de riscos, e criar o metaverso com as lentes da boa governança que coloca o ser humano como centro”, reflete Maria Silva.

Sem esse cuidado, a especialista avalia que além de fake news, o metaverso poderá colocar em práticas diversas outras questões já vivenciadas nas redes sociais. “Essa convergência de diferentes plataformas que temos atualmente facilita a ação criminosa, por exemplo. Um ambiente que simule com maior precisão a realidade possibilita que as pessoas estejam mais suscetíveis à desinformação”, completa.

Sem dúvida, a insegurança digital que já vivenciamos, o aumento de crimes virtuais e ciberataques, roubo de dados pessoais e de empresas, tudo isso e muito mais pode ganhar novos contornos no metaverso se as experiências neste novo ambiente não estiver sob a ótica de empresas e marcas atentas às práticas ESG.

Leia mais: Brasileiros passam  mais da metade de suas vidas na internet

Maria Silva ressalta que problemas crescentes com saúde (mental e física), já associados ao uso excessivo de equipamentos digitais e horas e horas em frente a telas, podem ser agravados com o metaverso. Neste sentido, a evolução das tecnologias não se traduz em uma evolução mais humana, diz Maria Silva.

“Ela mostra que precisamos debater e aprofundar as questões de ESG e Governança dentro deste novo ambiente virtual para que não estejamos caminhando para uma sociedade mais doente e endividada, cega por compartilhar pontos de vista duvidosos e nos distanciarmos da realidade”.

Nesse sentido, o psicólogo e professor de Harvard, Daniel Scharter diz que o metaverso poderia causar o que ele classifica como “erro de atribuição”. “Parece ter o potencial de causar certas confusões mentais entre o que acontece no ambiente real e no ambiente digital. Se eu fosse estudar sobre esse tema, teria interesse em pesquisar esses efeitos especificamente”, diz Scharter.

Um metaverso para o bem

Por outro lado, o contrário também pode acontecer. As ações criadas no metaverso – assim como em outras redes sociais – determinam aquilo que esperamos como resultado.

Porém, no metaverso, o poder da imersão e suas interações semelhantes ao mundo real, pode despertar sensações e sentimentos que podem ser um atalho para ações construtivas em ESG.

Caso do “efeito Proteu”, fenômeno de como as pessoas mudam seu comportamento em mundos virtuais com base nas características de seu avatar. Um estudo publicado na Nature, por exemplo, demonstrou que homens que haviam praticado violência doméstica e colocados em uma experiência metaverso no lugar de corpos virtuais de mulheres, vivenciando um cenário de agressão, passaram a ser mais capazes de reconhecer o medo e a infelicidade nos rostos das mulheres.

Tal descoberta é de extrema importância para tratamentos, uma vez que ser capaz de reconhecer as emoções dos outros é considerado um problema bastante ligado ao comportamento agressivo.

Para Tati Gracia, analista comportamental e diretora de Excelência de Marketing na Mondelēz Brasil, quem nos conta esse exemplo, o metaverso tem hoje o desafio de uma “reinvenção de um Marketing cada vez mais empático, inclusivo e digital”. “O metaverso é uma oportunidade de construirmos um mundo, ainda que digital, melhor”, destaca Tati.

Não há dúvidas sobre o poder do metaverso. Mas, o metaverso também tem seu inverso. Um poder que pode criar uma cortina para muitas desigualdades, interesses e outros problemas bem reais. O metaverso pode ser compreendido como entretenimento, um subterfúgio da realidade, ou ainda um potencializador de ações significativas para a evolução da sociedade. E, por enquanto, essa escolha ainda é humana.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Cinco dicas para montar uma estratégia concreta de ESG 

Mulheres são maioria no universo digital 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]