Fazer supermercado online supera compras físicas

Fazer supermercado online ou via aplicativos caiu na preferência do consumidor. Conheça 7 vantagens para abandonar de vez as filas no caixa

Foto: assessoria

O hábito de fazer compras de supermercado online ou via aplicativos se intensificou nos últimos anos – um reflexo de novos comportamentos impostos pela pandemia. Mas, esse foi um hábito que continua sendo um dos preferidos dos consumidores nos dias atuais.

Para se ter uma ideia desse impacto, segundo a 45° edição da Webshoppers, a categoria de alimentos e bebidas teve um aumento de 107% em 2021.

Entre as principais razões que levam os consumidores a realizar o supermercado online estão: não ter que sair de casa (69%), promoções especiais (55%) e economia de tempo (45%).

Conveniência, comodidade e, principalmente, economia

Para realizar as compras de mercado as opções são variadas. É possível escolher pelos aplicativos e sites que trabalham com empresas parceiras ou optar pelos que operam como supermercado 100%, que tem como vantagem trabalhar com estoques próprios, entre outras.

Este é o caso da startup Merqueo, supermercado online, que chegou por aqui ano passado. Dentre suas vantagens: estoque próprio, bons preços e uma equipe própria de entregadores, que garantem que o produto vai chegar direitinho ao destino.

“No caso do Merqueo, compramos quase 7 mil produtos direto das indústrias, armazenamos em nossas próprias centrais de distribuição, que garantem o controle de todas as etapas da cadeia, para que os produtos cheguem em perfeito estado”, explica Saulo Brazil, country manager do Merqueo no Brasil. “Queremos ajudar a população a economizar tempo e dinheiro, com um serviço que encante nossos clientes”, frisa.

As principais vantagens do supermercado online

Para algumas pessoas que ainda têm receio em adotar esse método de compra, reunimos sete vantagens para você experimentar as compras de supermercado online.

1 – Economia de tempo

Tempo hoje é ativo de grande valor para o consumidor. Ninguém quer mais perder tempo com filas, estacionamentos etc. Nas compras de supermercado online (ou via app), esqueça esses problemas. Ou ainda, não se veja mais se perdendo nos corredores de supermercados atrás daquele molho especial para o jantar. Você pode fazer uma compra online durante uma pausa no trabalho ou no conforto do seu sofá e receber os produtos em casa no horário que você escolher. A economia de tempo está entre as maiores vantagens para os consumidores

Leia mais: CVX 2022: o cliente não pode mais perder tempo

2 – Descontos e promoções podem ser verificados com frequência

Com a volta da superinflação e a alta nos preços dos alimentos (e produtos em geral), é necessário garantir melhores preços para as compras essenciais. Esse fator, aliado a uma maior oferta de produtos, descontos e outras vantagens, acaba fazendo a compra online algo super vantajoso hoje para o consumidor.

Uma excelente maneira de garantir bons preços ou aproveitar promoções é acompanhar as redes sociais dos supermercados online e sempre visitar os aplicativos. Você irá notar que toda semana, em alguns casos, todos os dias, existem novas e boas ofertas.

Alguns supermercados online contam também com o benefício do cashback, que tem atraído a atenção dos consumidores e, nesse caso, uma parte do seu dinheiro gasto retorna em forma de desconto para a próxima compra. Outra vantagem é o frete gratuito para compras a partir de determinados valores.

Leia mais: O futuro dos aplicativos de cashback: inovações tecnológicas e análises comportamentais

3 – Estoque e opções de escolha

Aplicativos e sites de supermercado online geralmente oferecem alguns produtos diferentes e novidades que muitas vezes demoram a chegar nas lojas físicas.

No caso dos marketplaces (shopping virtual que reúne várias marcas, lojas e mercados), o consumidor pode ter o inconveniente de ter que trocar o produto escolhido, pois nem sempre o entregador encontra o item na loja física Totalmente diferente dos supermercados 100% online, que controlam os estoques em tempo real.

Assim, o que você visualiza na tela do celular ou computador, é o que realmente tem disponível, sem surpresas desagradáveis – grande vantagem, principalmente, quando é necessário mais de uma unidade de um determinado produto para reabastecer a despensa.

Leia mais: Como criar estratégias digitais para enfrentar o poder oligopolista dos marketplaces

4 – Meios de pagamento: você escolhe como quer pagar

As principais preocupações em relação a segurança na internet, em especial para realizar compras online, são os eventuais problemas de clonagem de cartões durante o pagamento.

Uma das vantagens em alguns aplicativos e sites, além de trabalhar com uma proteção avançada, está em poder escolher como deseja pagar. As opções são variadas, incluindo pagamento online por meio de PIX, cartão de crédito ou débito, vales alimentação e refeição, ou a opção de pagar no ato da entrega, em dinheiro ou com maquininhas que aceitam diversas bandeiras.

Leia mais: Serviços de mensageria se fortalecem como meios de pagamento

5- Tecnologia auxilia nas preferências de compra

Uma grande vantagem dos aplicativos de supermercado online é o sistema inteligente que reconhece as compras recorrentes, deixando salvo os itens consumidos com frequência. Dessa maneira, quando é preciso reabastecer, não será necessário procurar por eles novamente. Em alguns casos, basta apenas apertar o botão “fazer o pedido novamente”.

Leia mais: Dados estratégicos: como utilizá-los para aprimorar a jornada do cliente?

6 – Entrega: você define o agendamento ou entrega instantânea

Acabou um produto essencial em casa, e você só se deu conta na hora de usar. Neste momento, tudo o que se precisa é resolver esse impasse de última hora. Um supermercado 100% online oferece a opção de entrega expressa ou programada, escolhendo o dia e horário mais favorável.

Em alguns aplicativos há a possibilidade de agendar com até antecedência de uma semana. A vantagem em se fazer compras online é sempre ter esse poder de escolha.

Leia mais: E-commerce e entregas: quanto mais rápido melhor?

7 – Atendimento ativo auxilia durante a compra

Alguns aplicativos e sites contam com uma equipe de atendimento ao cliente apta para ajudar com as necessidades, seja adicionar ou retirar um item, ou mudar o horário de entrega. Com atendimento ativo, basta acioná-los pelos canais indicados ou WhatsApp que a pessoa é atendida em tempo real, sem URAs e robôs dificultando a comunicação.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

As tendências de CX no atendimento pelo WhatsApp e apps de mensagem

O seu varejo se garante no universo online? 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS