O que esperar das NFTs?

Grandes marcas já estão investindo na tecnologia que está sendo testada até no Instagram

Foto: Shutterstock

Houve um aumento no interesse em tokens não fungíveis (NFTs) ao longo do ano passado, segundo a Wunderman Thompson, e isso deu o pontapé inicial uma economia nascente: as vendas de NFT atingiram US$ 25 bilhões em 2021, acima dos US$ 95 milhões em 2020, de acordo com a estimativas de janeiro de 2022 do DappRadar.

O preço médio de um único NFT disparou no ano passado – de US$ 128 para quase US$ 4.000 – e atingiu um recorde histórico de quase US$ 7.000 em janeiro de 2022. As vendas totais diárias médias foram de pouco mais de US$ 26 milhões em março, para o rastreador de dados do setor NonFungible.

A corretora de seguros e empresa de gestão de patrimônio IMA Financial até anunciou planos, em março de 2022, para vender seguros NFT no metaverso, indicando o significativo impacto financeiro e avanço na inovação.

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NFTs e o mercado de luxo

Adidas e Bored Ape Yacht Club lançaram 30.000 NFTs em dezembro de 2021, esgotando as unidades em questão de horas e arrecadando US$ 22 milhões. Gigantes da mídia social também estão começando a investir: o Twitter agora permite que usuários mostrem seus NFTs usando-os como fotos de perfil. Além disso, Mark Zuckerberg confirmou que o Instagram irá integrar NFTs. Os testes começaram agora em maio e a Meta ainda trabalha com a possibilidade de utilizar a tecnologia com realidade aumentada 3D nos Stories da plataforma.

Embora os preços médios estivessem em declínio no momento da redação da pesquisa da Wunderman Thompson, deixando muitos se perguntando se a bolha estourou, novas iniciativas inovadoras indicam que os NFTs podem estar entrando em sua próxima fase, são elas:

Samsung

A companhia está transformando suas TVs em plataformas e displays NFT, e anunciou que planeja, na CES 2022, integrar a visualização NFT em sua programação. Isso inclui uma parceria com a Nifty Gateway, em que os criadores podem compartilhar sua arte e potenciais compradores podem navegar e visualizar NFTs. Qualquer um pode aprender sobre o histórico de uma NFT e os metadados do blockchain.

As telas também incluirão um recurso de calibração inteligente para otimizar a exibição, configurações para visualização NFT e um suporte de parede com rotação automática para alternar entre telas retrato e paisagem.

À medida que o número de colecionadores de NFT cresce, a Samsung está antecipando a necessidade de telas NFT digitais especializadas para exibir arte digital e colecionáveis. A promessa é otimizar as configurações para uma renderização fiel à intenção do artista.

Gucci

SuperGucci byGucci e Superplastic são séries de três partes de NFTs lançadas em fevereiro de 2022. A empresa está fundindo o artesanato do velho mundo com a arte da nova era. Unindo colecionáveis digitais e físicos, o projeto oferece um roteiro de como é possível traduzir a propriedade de luxo para o metaverso.

Bulgari

A Bulgari está transformando uma instalação de arte imersiva em um NFT por meio do lançamento da Bulgari Serpenti Metamorphosis, uma arte de inteligência artificial (IA) criada em parceria com o artista digital Refik Anadol, em outubro de 2021. A organização está experimentando uma nova fórmula para lembranças de luxo e experiências entre os mundos físico e digital.

Leia mais: NFT phygital: vivemos a modernização da arte?

Exemplos de marketplaces de NFT

Os marketplaces de NFTs estão abrindo as portas para o futuro do e-commerce. “Sempre houve muito hype em torno das NFTs, mas o que os investidores estão vendo agora é que na verdade é durável”, diz o empresário Justin Kan ao CoinDesk.

“Mesmo que seja um mercado em baixa e que os preços caiam, a ideia de que as pessoas querem coletar ativos digitais na internet vai ficar. Itens digitais em jogos é como uma nova categoria de comércio eletrônico, basicamente”, afirma. Exemplo disso são:

Fractal é uma novidade no setor de jogos NFTs no marketplace da Twitch. A plataforma arrecadou US$ 35 milhões somente em abril de 2022;

● A Associated Press lançou um NFT para o mercado de fotografia, construído por tecnologia Xooa. As funcionalidades envolvem o trabalho de fotógrafos da AP do passado e do presente, e incluirá vencedores do Prêmio Pulitzer;

● A bolsa de Nova York registrou uma marca para a candidatura, em fevereiro de 2022, para seu próprio marketplace de NFT;

● A Yuga Labs, proprietária do Bored Ape Yacht Club, levantou US$ 450 milhões no final de março de 2022 para construir seu próprio marketplace de NFT e metaverso. O objetivo é criar um mundo interoperável que seja gamificado e completamente descentralizado;

● A Sotheby’s lançou seu próprio marketplace de NFT em outubro de 2021. O lançamento traz experiência e curadoria ao florescente mundo da arte para a geração nativa digital.

Plataformas vips de NFTs

Os NFTs são a nova chave para a fidelidade do consumidor? Não se sabe ainda, mas marcas estão aproveitando isso para incentivar serviços premium, associações exclusivas e produtos de edição limitada para a próxima era de lealdade digital e engajamento no metaverso. Alguns cases são:

● O Flyfish Club será um restaurante exclusivo, apenas para membros, onde frequentadores recebem acesso com a compra de NFTs;

● A Hennessy lançou seu primeiro NFT em janeiro por US$ 226.450 cada. A compra inclui item físico, propriedade digital e uma das últimas garrafas de um conhaque;

● O Coachella lançou uma coleção de NFTs em fevereiro. Com a compra, o cliente ganhava um passe vitalício para o festival, além de vantagens exclusivas para o festival de 2022, incluindo um jantar de chef celebridade e acesso privilegiado aos eventos;

● O DJ Steve Aoki lançou o Aokiverse, seu próprio NFT, e uma plataforma de associação, que dá acesso exclusivo a shows virtuais e presenciais, bem como a possibilidade de participar da antecipação de lançamentos NFT, eventos privados e itens de vestuário;

● A Adidas fez parceria com a Bored Ape Yacht Club, os quadrinhos Gmoney e a Punk para vender 30.000 NFTs que desbloqueiam o acesso exclusivo a eventos da comunidade e a mercadorias.

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